Otimização de sites: qual sua função e como fazer?
Entenda a importância da otimização de sites, como ela influencia suas campanhas de marketing e como colocá-la em prática.
No marketing digital, não basta ter um site bonito e que traga boas informações sobre seu negócio.
Ele também precisa ser bem otimizado para os mecanismos de busca e para a internet como um todo.
Ou seja, deve funcionar bem, não apenas para o usuário, mas também para o Google e todas as outras plataformas que se comunicam com ele.
No post de hoje, você aprenderá o que é a otimização de sites e como ela funciona.
O que é a otimização de sites?
Quando você cozinha algo pela primeira vez seguindo uma receita, o resultado pode ser satisfatório ou não, dependendo das suas habilidades e conhecimento.
Entretanto, somente pela experiência e aperfeiçoamento é que a sua receita ficará excelente.
No marketing digital, a criação de sites funciona da mesma forma.
A otimização de sites tem a função de deixar tudo melhor, mais rápido e mais acessível.
Além disso, ela busca manter seu site numa posição fácil de ser encontrada pelos usuários, que são seus futuros clientes.
Qual a importância de otimizar?
Seguindo a mesma analogia anterior, se você não sabe que um restaurante existe, você nunca vai comer lá.
E, mesmo que encontre o lugar por acaso, se a comida ou o espaço não parecerem agradáveis, provavelmente você procurará outro restaurante.
Otimizar um site é importante, primeiramente, para que ele seja encontrado com facilidade na internet.
Além disso, também é importante mantê-lo em sua melhor forma, criando uma experiência agradável ao usuário.
Caso contrário, ele simplesmente voltará à página de buscas e procurará o próximo resultado.
Todas as suas estratégias de marketing culminam no momento em que seu lead entra no site para saber mais sobre seu produto ou serviço.
Nesse momento, sua experiência deve ser a melhor possível.
Agora, em termos de como o usuário encontra o seu site, entramos no assunto de SEO.
O que é SEO?
SEO significa Otimização para os Mecanismos de Busca (do inglês Search Engine Optimization).
Trata-se de uma estratégia utilizada para otimizar o seu site propositalmente.
O objetivo do SEO é atender a requisitos específicos que fazem com que suas páginas ganhem as mais altas posições em uma busca no Google, por exemplo.
Um usuário raramente passa para a segunda página de resultados. Então, você precisa garantir que seu site apareça entre os primeiros.
Como fazer a otimização de sites?
1 – Análise de mercado
Primeiramente, deve ser feita uma análise de mercado sobre seu ramo de atuação, incluindo seu público e concorrência.
Quem são seus concorrentes, o que eles estão fazendo, o que seu público gosta ou não gosta, entre outras informações.
Também devem ser levantadas informações sobre os sites que ocupam as primeiras posições de uma busca.
O que eles estão fazendo que você poderia fazer também?
Nisso, entra também o planejamento de palavras-chave a serem utilizadas, bem como o planejamento de conteúdo que seu site deve apresentar.
2 – Análise técnica e solução de problemas
Nesta etapa da otimização de sites deve ser feita toda a análise técnica das suas páginas.
Aqui, são usadas ferramentas técnicas como Google Analytics e Google Search Console.
Toda a arquitetura do site deve ser revisada, analisando os links e para onde eles apontam.
Os metadados também precisam ser otimizados, como title e description, além dos alt texts das imagens.
Toda a análise de velocidade e experiência do usuário é feita nesta etapa da otimização de sites.
A partir do levantamento de todos os problemas, começa a aplicação das soluções.
3 – Produção de conteúdo
Ferramentas específicas como o SEMrush são ótimas para ajudar na produção de conteúdo de qualidade para seu site e blog.
Nesta etapa, é feita a arquitetura da informação, a produção de conteúdo, a otimização de conteúdos já existentes, além da linkagem interna e externa.
Tudo isso para garantir que você produza conteúdos de alta qualidade, orientados ao seu público-alvo ou persona, com bom link building e técnicas de SEO.
Os conteúdos mais otimizados são os que ganham a primeira página do Google e obtêm os melhores resultados.
Daí a importância do trabalho de otimização de sites.
4 – Relatórios de desempenho
De nada adianta trabalhar na otimização para os sites de busca se você não mensurar seus resultados.
Por isso, os relatórios de desempenho são parte fundamental da otimização de sites.
Com eles, você entende a direção que seus esforços estão tomando, os resultados que estão trazendo e as melhorias que precisam ser feitas.
Afinal, sempre há o que melhorar!
Agora que você já sabe o que é a otimização de sites e como ela funciona, certifique-se de que seu site atenda às exigências para ter o melhor desempenho possível!