6 passos para uma proposta comercial matadora
Por: Ideal Marketing
Publicado: 25 de fevereiro de 2021 | Atualizado: 23 de fevereiro de 2023.
Há quem acredite que um negócio fechado é derivado apenas das reuniões realizadas com o vendedor, porém existem alguns outros fatores que podem contar, e muito, no ato de compra. Um desses fatores é o seu modelo de proposta comercial.
Os modelos mais comuns são os slides e documentos escritos, mas sua construção pode levar um tempo e, como todos nós sabemos, tempo é dinheiro.
Com mais de 10 anos de mercado, a Clint já apresentou propostas para grandes empresas como Lenovo, Mormaii e Carmen Steffens. Com toda essa vivência, podemos te dizer quais são os pontos fundamentais que não podem faltar na sua proposta. Se liga:
1. Cuide do design
A conhecida frase “comer com os olhos” não é válida apenas para comida. Uma proposta que apresenta um design diferenciado e um layout agradável pode ser uma boa surpresa para o seu prospect.
Mas atenção, não estou dizendo para você fazer algo mirabolante, cuide da sua customer experience!
A proposta não é feita só de design, o que mais importa, nesse caso, é o conteúdo. Por isso, tenha cuidado na escolha das palavras, assim como na forma como estão distribuídas no documento, tudo precisa ser entendível.
Com um casamento perfeito entre design e conteúdo, a chance de ter sucesso com a proposta aumenta!
2. Fale dos objetivos do projeto
A apresentação da proposta comercial é uma das últimas etapas da jornada de compra, então, depois de tantas reuniões, é bem provável que o seu cliente esteja alinhado aos objetivos do projeto. Mas é importante trazê-los de forma sucinta mais uma vez.
Os objetivos precisam ser revisados para garantir o sucesso do projeto. Essa é uma forma de mostrar que você entendeu o problema do seu cliente e que já definiu quais estratégias vai utilizar para solucioná-lo.
Além disso, no caso de algum objetivo não estar totalmente alinhado com o que o seu cliente precisa, ele pode ser alterado.
3. Escopo do projeto
Além do alinhamento quanto aos objetivos do projeto, é necessário que o cliente tenha ciência do caminho que será percorrido para alcançá-lo.
Este é o momento ideal para mostrar quais os serviços que você está oferecendo e que julga serem necessários para a execução do trabalho.
Aproveite para discorrer um pouco sobre cada um, deixando claro para o seu cliente, quais as estratégias por trás de cada item listado e o porquê são importantes.
Mais uma coisa que compõem essa seção da proposta são os detalhes como: quantidade, valor, forma de contrato, sua duração e a forma de pagamento.
4. Plano de pagamento
Existem vários fatores que podem influenciar o plano de pagamento. Por exemplo: o valor da entrada é correspondente a uma porcentagem do total e o restante do montante é dividido em parcelas iguais.
Essa seção não se resume apenas a valor e condições de pagamento, mas também a forma como será efetuado. Será uma compra parcelada ou recorrente?
Tudo isso deve ser apresentado de forma clara na proposta, para que ambos os lados tenham ciência das condições estabelecidas.
5. Informações adicionais
Nessa seção você pode adicionar tudo o que você quiser, mas tenha cuidado com o tipo de conteúdo inserido aqui, ele deve complementar e agregar o seu documento.
Exemplos de boas informações adicionais são: feedbacks de seus clientes, fotos dos seus produtos e vídeos institucionais.
6. Acessibilidade
Falamos acima sobre a importância do design e do layout, isso colabora para uma melhor experiência do cliente.
Porém, um fator que pode prejudicar essa experiência é o uso de um formato que não se adapta aos dispositivos móveis.
A quantidade de pessoas que leem seus e-mails na tela de um celular, aumentou consideravelmente nos últimos anos, então não levar isso em consideração no momento de elaborar a sua proposta é um grande erro, lembre-se mobile marketing já não é mais um diferencial, é obrigatório.
Finalizando
É possível que você encontre a necessidade de incluir mais algum item na lista que apresentamos, porém, com esse passo a passo, você já garante uma proposta completa.
Mas como nós gostamos de ir além, preparamos vários modelos de propostas comerciais, separadas e personalizadas por segmento, já prontos para você.
E aí, pronto para fazer a sua proposta comercial?