7 dicas para impulsionar o seu e-commerce
Por: Ideal Marketing
Publicado: 10 de agosto de 2020 | Atualizado: 23 de fevereiro de 2023.
O e-commerce foi o mercado que mais cresceu nesses últimos meses, se tornando uma oportunidade para empresas de diversos segmentos crescerem durante a pandemia.
Com a grande procura das empresas em entrar e se consolidar na internet, fez com que as que já possuíam loja online e até mesmo as que entraram nesse mundo recentemente, se especializassem ainda mais, para poder se destacar das demais e concorrentes.
Por isso, não basta apenas criar um site e investir em um e-commerce de calçado, por exemplo, é preciso usar estratégias e ferramentas que possam gerar bons resultados para seu negócio.
Ao investir em uma estrutura responsiva e criar ações que explorem os potenciais da sua marca, são ideias que ajudam a trilhar o seu caminho pelas as vendas online.
Quer saber mais sobre as formas de turbinar o seu negócio online? Então confira as 7 dicas para impulsionar seu e-commerce, com opções práticas que se enquadram a qualquer segmento.
1- Invista em uma estrutura visual e funcional no seu site
O visual de um site é um ponto fundamental para atrair clientes, além de melhorar a experiência de seus visitantes, montar uma estrutura funcional facilita a navegação e consequentemente gera compras.
A usabilidade do seu site pode ajudar a causar uma boa primeira impressão, onde o usuário encontra todas as opções que o fazem caminhar pelo funil de vendas.
Por isso, tome cuidado com os excessos de publicidade através do popups, verifique as descrições de produtos e demais conteúdo da plataforma.
Sendo assim, os testes de usabilidade e pesquisas com clientes podem ajudar a manter as informações claras e objetivas para alcance dos seus objetivos.
2- Crie uma presença digital de confiança
Apesar de estar em alta a procura por vendas online, muitas pessoas ainda têm dúvidas se os sites são confiáveis.
Não basta apenas ter uma loja online, é necessário criar uma presença digital que gera confiança.
Essa é uma das formas de impulsionar o seu negócio, se tornando assim uma aliada na hora de conversão de clientes.
Por esse motivo, investir em credibilidade através de imagens reais dos produtos, compartilhamento de experiências de clientes e certificações de segurança bem sinalizadas no site são ótimas sugestões para consolidar sua presença digital.
Além disso, é importante estar atento às redes sociais, que são vitrines online para seus produtos, bem como, uma ferramenta de acesso ao seu negócio.
3- Destaque-se entre a concorrência
Se destacar entre a concorrência pode ser um pouco difícil para quem está começando, mas com o uso das estratégias em marketing digital, sua marca ganha forma e notoriedade entre seus concorrentes.
Dessa forma, antes de pôr em prática as ferramentas de marketing digital, determine bem qual a função da sua empresa, seja no modo de fabricar seus produtos, oferecer serviços, a linguagem que abrange seu público ou na aposta de um perfil positivo que representa a sua marca.
E para que isso traga resultados, pense o que mais a sua marca tem a oferecer, através de conteúdo relevantes e na prática em contato com os clientes, são formas de mostrar o seu diferencial.
4- Explore a demanda da sua persona
Diferente do público alvo, a persona do seu negócio apresenta mais detalhes sobre a pessoa e nada mais é do que um personagem semi-fictício, que representa um ideal de cliente.
Portanto, aprender a criar persona é um ponto fundamental para tomada de decisão, pois todas as suas ações devem estar voltadas para atender suas demandas.
As pesquisas e métricas do seu site podem ajudar a determinar quais campanhas são atrativas, como a forma de relacionamento com cliente e demais etapas de vendas dos seus produtos.
5- Conquiste seus clientes
Saber quais os benefícios que seus clientes valorizam auxilia também na tomada de decisão, principalmente nas apostas em Marketing de conteúdo.
Por isso, antes de sair fazendo promoções de diversos produtos, conheça quais as vantagens de investir em artigos para blogs, posts para redes sociais, vídeos e e-mail marketing.
Essas ações também ajudam a gerar leads para seu negócio, assim como os tradicionais benefícios como brindes, frete grátis e descontos progressivos.
6- Priorize o atendimento de qualidade
Mesmo oferecendo serviços em um e-commerce, o atendimento qualificado deve ser uma prioridade, já que as taxas de recompra de clientes são um importante métrica para se basear a partir de suas ações.
A ideia é investir em relacionamento pessoal, através dos canais de comunicação como as redes sociais, site, e-mail e aplicativos de mensagens.
Uma dica é usar o e-mail marketing para reter esse cliente, e nutri-lo de conteúdo de qualidade e de promoções exclusivas.
Portanto, conheça quem é seu cliente, a forma como ele se relaciona e reage a cada campanha lançada, de forma que este canal seja totalmente humanizado e alienado a identidade da sua marca.
7- Aposte em formas para fidelizar seus clientes
A maneira que a marca se relaciona com o cliente determina quais as melhores formas de realizar campanhas publicitárias.
Neste sentido, um dos aspectos fundamentais é o estilo de linguagem, se você utiliza uma fala mais informal nas redes sociais quando comenta algum post, use essa mesma forma para atender os clientes no privado.
Assim, quem entrar em contato com o seu perfil, criará uma imagem autêntica do seu e-commerce, além da marca seguir uma coerência entre comunicação e sua identidade.
Além do atendimento de qualidade, a disponibilidade de material como e-books, conteúdos para blog e redes sociais, promoções e brindes podem ajudar a fidelizar este cliente e na taxa de conversão dos novos.
Então essas foram algumas dicas de como dar aquela impulsionada no seu e-commerce, para se ter sucesso e gerar mais leads para seu negócio.