Saiba o que é Marketing de Permissão e como ele pode contribuir com o desenvolvimento da sua empresa
Marketing de Permissão é fundamental para empresas que se preocupam com a imagem que passam para seus clientes. Por isso, elas respeitam o espaço do cliente, sem ser invasiva. Que tal entender mais sobre a estratégia?
Hoje em dia, os consumidores evitam muito as comunicações impertinentes, massivas e pelas quais não tem interesse.
Porém, quando eles se sentem engajados e interessados por uma marca, permitem espontaneamente o envio de mensagens, como promoções, que entregam conteúdos pelos quais buscavam.
Mas para ter sucesso neste segundo cenário, é necessário apostar em estratégias direcionadas como o Marketing de Permissão.
Então, fique calmo, pois preparamos um conteúdo completo para quem quer melhorar seus resultados com o apoio de uma estratégia eficaz e assertiva. Confira!
O que é Marketing de Permissão?
Essa estratégia é uma das variáveis do marketing que tem como princípio conquistar a permissão do cliente para se relacionar com ele e, só depois de ter seu consentimento, iniciar uma estratégia de comunicação.
Ou seja, para que materiais de publicidade, por exemplo, sejam enviados é necessário que o cliente tenha permitido essa ação previamente.
Por meio desse método, a empresa chama a atenção do seu público com ações como anúncios, publicações em blogs, etc.
Quando o cliente conhece vantagens ou ofertas pontuais, se desejar espontaneamente iniciar o contato com a empresa, ele faz a confirmação do e-mail ou pode fornecer mais informações, permitindo receber outros tipos de comunicações como newsletters.
Como surgiu a estratégia?
Por conta das inúmeras informações disponíveis na internet, que na maioria das vezes sequer interessam ao usuário, as empresas começaram a buscar métodos de se diferenciar no mercado de atuação, apostando em inovação e novas formas de atrair espontaneamente a atenção do possível cliente.
Assim, para saber o que é Marketing de Permissão é importante ter em mente que trata-se de uma estratégia para atrair o cliente, mas de forma natural.
Isso porque estamos falando de uma abordagem diferenciada, feita apenas a partir da autorização do cliente.
Inclusive, com essa estratégia é possível apostar em ações de marketing mais direcionadas.
Além disso, a imagem da empresa se torna positiva no mercado, pois o público perceberá que ela respeita seu desejo e mantém uma aproximação não invasiva.
Quais as vantagens desse modelo de Marketing?
É importante não só saber o que é Marketing de Permissão, mas também o que ele implica de positivo no desenvolvimento dos negócios. Confira algumas das vantagens:
Economia nas estratégias de marketing
Quando esse modelo Marketing é aplicado na empresa, evita-se a geração de gastos desnecessários.
Isso porque a comunicação só é iniciada com pessoas que realmente têm interesse em conhecer o produto ou serviço oferecido.
Além disso, o tempo também é otimizado, pois os esforços da equipe serão concentrados em possíveis clientes que apresentam reais chances de compra.
Credibilidade para a marca
Uma marca com credibilidade com certeza se destaca no mercado.
Por isso o Marketing da Permissão é também um diferencial, pois quando a empresa divulga seu trabalho utilizando essa estratégia, ela deixa evidente o quanto se preocupa com o espaço do cliente e a completa satisfação durante a experiência de compra.
Esse tipo de cuidado aumenta a credibilidade da marca e torna a sua imagem cada vez mais positiva.
Aumento das chances de conversão
A taxa de conversão é um dos principais indicadores do desempenho dos negócios, pois por meio desses dados é possível saber se as estratégias de marketing e vendas estão funcionando.
Como dito, com o Marketing de Permissão é possível focar todos os esforços no público adequado.
Ou seja, certamente a taxa de conversão irá aumentar, pois as comunicações e propostas serão enviadas aos leads que apresentam real interesse em saber mais sobre o produto ou serviço, o que significa que as chances de concretização da venda são muito maiores.
Foco na comunicação
O Marketing de Permissão é feito não só para o conforto do cliente, mas também para que a empresa possa desenvolver com mais assertividade as suas estratégias.
Assim, é possível focar em uma comunicação mais inteligente e direcionada, pois já que você falará com leads que realmente demonstram interesse no negócio, é possível trabalhar conteúdos qualificados, focados em seu perfil e necessidades.
Assim, a linguagem se torna mais personalizada e o cliente se sente confortável para continuar a interação mesmo após a compra.
Redução de SPAM
Quando é feito o envio de e-mails marketing massivamente, já é esperada a alta taxa de SPAM do usuário, o que faz com que as empresas nem cheguem perto de impactá-lo.
Quando se aplica o Marketing da Permissão, as mensagens são direcionadas para pessoas que já haviam permitido esse envio anteriormente, ou seja, as chances do e-mail ir parar na caixa de spam são muito reduzidas.
Qual a relação entre Marketing da Permissão e Inbound Marketing?
O Marketing de Permissão e o Inbound marketing possuem ligação entre si, principalmente porque ambos são focados nas estratégias de comunicação no ambiente digital, além de terem o mesmo objetivo: conquistar a atenção do cliente de forma espontânea e natural, fazendo uso de conteúdos e abordagens relevantes.
Assim, muitas das “iscas” oferecidas para a conclusão do cadastro do cliente e a consequente autorização de envio de mensagens dependem da geração de conteúdos de qualidade, que é uma das bases do Inbound marketing.
Isso porque o e-mail marketing, newsletter, blog posts e e-books, que são alguns dos materiais enviados com autorização prevista, precisam ser compostos por textos que sejam de fato relevantes e capazes de engajar o lead.
Além disso, o Inbound é totalmente estratégico dentro do planejamento das campanhas, pois é rigorosamente segmentado e trabalha com uma comunicação qualificada, atingindo leads que foram segmentados por região, além de outros critérios. Esses leads passam a fazer parte de um funil de vendas inteligente.
Assim, é enviado um material mais genérico para os leads que estão no topo do funil e informações mais pontuais e direcionadas para quem já está no fundo do funil, afinal são aqueles leads que já possuem maior maturidade de compra e estão bem encaminhados para a conclusão do negócio e isso acontece depois da permissão do lead também.
Até porque, para um usuário se tornar um lead do seu negócio ele precisa oferecer dados de contato para sua empresa, os quais geralmente são conquistados em formulários que oferecem em troca algum material ou serviço, por exemplo.
Ou seja, uma estratégia é complementar da outra. E para ser cada vez mais assertivo em seu negócio, entenda como criar um projeto de Inbound marketing de resultado.
Implemente o Marketing de Permissão no seu negócio e conquiste clientes com mais assertividade
Conforme mencionado, o Marketing da Permissão é uma das modalidades do marketing e representa um método que gera benefícios para o possível cliente e também para empresa.
Isso porque os clientes só recebem conteúdos que foram previamente aceitos, enquanto a empresa se beneficia com dados que são concretos e realmente eficazes.
Assim, é possível trabalhar uma abordagem direcionada, focada e personalizada, capaz de aproximar ainda mais o lead da marca.