12 ações de marketing digital para você começar a ter sucesso

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Publicado: 3 de março de 2020 | Atualizado: 24 de março de 2020.

Ações de marketing digital, você sabe em quais você pode começar a investir? Há tantas opções que é normal empreendedores ficarem perdidos.Mas isso está prestes a mudar, pois você irá esclarecer suas dúvidas aqui!

Se você está começando a focar em estratégias de marketing digital, certamente deve ter se deparado com a dificuldade que é pra escolher a melhor ação para o seu negócio.

Tudo vai depender muito do objetivo do negócio e da característica dos clientes da sua empresa.

Para você ter um leque bem abrangente, resolvemos separar neste conteúdo os 12 principais tipos de ações de marketing digital do mercado. Veja!

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1. Crie um blog corporativo

Quem disse que os blogs não estão com nada? Quando a dúvida é sobre tipos de ações de marketing eles costumam arrasar.

Isso porque essa plataforma te permite educar o seu mercado e qualificar todos os seus leads, ou seja, potenciais clientes dos seus produtos ou serviços.

Afinal de contas, neles são hospedados conteúdos úteis e relevantes a respeito do seu setor de atuação, fazendo com que os usuários vejam o seu negócio como autoridade do assunto em questão.

Além do mais, normalmente os blogs corporativos estão integrados ao site oficial da sua empresa que, por sua vez, recebe visitas de pessoas que buscam por mais informações de qualidade.

2. Foque no Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é visto como um pilar do Inbound Marketing, também conhecido como Marketing de Atração.

Essa estratégia geralmente é empregada após a criação de um blog, uma vez que, como o próprio nome diz, foca as suas ações na elaboração de conteúdos valiosos para os consumidores.

Ou seja, não há blog corporativo sem que haja também Marketing de Conteúdo.

Isso porque são utilizadas técnicas que fazem com que os seus conteúdos sejam vistos nas primeiras páginas das ferramentas de busca, como o Google.

E uma dessas ações de marketing digital que estão contidas no Marketing de Conteúdo é o SEO, o qual falaremos com mais detalhes no próximo tópico.

3. Invista no SEO

acoes de marketing digital

Dentro das ações de marketing digital, não há blog corporativo sem Marketing de Conteúdo, que, por sua vez, não alcança a sua eficiência sem boas técnicas de SEO.

Caso você não saiba, SEO significa Search Engine Optimization e é um dos melhores tipos de ações de marketing digital que as empresas atualmente podem focar.

Com ele, a sua marca consegue atingir a primeira página do Google com a utilização das keywords (palavras-chave), as quais devem ser estudadas e utilizadas com precisão para que façam sentido ao seu empreendimento.

São inúmeras as técnicas envolvidas no SEO e é fundamental para o seu negócio que você saiba mais a respeito.

4. Não deixe o e-mail marketing de lado

Provavelmente, os e-mails marketing são os melhores tipos de ações de marketing digital que a sua empresa poderia apostar.

Mesmo que não seja vista com bons olhos por diversos empreendedores, essa estratégia é capaz de garantir que as suas campanhas sejam assertivas.

Mas como?

Simples: com o e-mail marketing todos os seus contatos são segmentados, a fim de tornar o contato personalizado e respeitando a etapa de cada usuário na jornada do cliente.

Sendo assim, ao utilizar o e-mail marketing, que normalmente é acompanhado de uma ferramenta de automação de marketing digital, você consegue enviar as suas campanhas para as pessoas certas e nos momentos mais adequados.

Portanto, não perca mais tempo e passe a acreditar nos resultados que o e-mail marketing é capaz de trazer para o seu negócio uma vez que ele é uma das melhores ações de marketing digital de todos os tempos.

5. Faça a nutrição de leads

Essa ação de marketing digital pode ser realizada com o apoio do e-mail marketing.

Isso porque a nutrição de leads geralmente acontece por meio da técnica que acabamos de explicar acima.

O conceito basicamente é enviar conteúdos de relevância para os seus leads por meio do e-mail, com o objetivo de educá-los para que entendam que o seu negócio pode ser o que eles estavam procurando desde sempre.

Assim, não deixe de fazer a nutrição de leads sem antes aprender como usar o e-mail marketing, pois uma ação dependerá também da outra para um resultado de fato promissor.

6. Aposte nas redes sociais

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Se você pensa que as redes sociais são usadas apenas para entretenimento está muito enganado.

Hoje, elas são utilizadas como forma de trabalho e resultados concretos em diversas empresas que focam em ações de marketing digital.

Isso porque o seu conceito é simples: fazem com que você se socialize com os seus seguidores.

Ou seja, as redes sociais são consideradas um dos melhores caminhos para quem deseja investir no bom relacionamento com clientes, além de dar uma tremenda visibilidade ao blog corporativo da sua empresa.

Em relação ao blog, as redes sociais te permitem compartilhar os links dele para que as pessoas consigam encontrá-lo com mais facilidade, gerando mais visibilidade e engajamento.

7. Elabore vídeos

Os vídeos são outro recurso que se mostram como um dos melhores tipos de ações de marketing digital.

Essa estratégia é altamente empregada por empresas que focam o seus resultados nas redes sociais, como o YouTube, por exemplo.

E engana-se quem pensa que fazer vídeos precisa de um equipamento profissional ou ser um especialista nesse assunto.

Para realizar vídeos de sucesso basta ter um tema, uma câmera ou um celular e tempo disponível para conseguir gravar.

8. Adicione Call to Action (CTA)

Call to Action, comumente conhecido como CTA, é a chamada para ação, geralmente colocada nas páginas do site ou blog corporativo da sua empresa.

Com ele, você é quem determina o que o usuário faz, uma vez que o CTA se encontra no formato de um botão ou link.

Caso você não consiga assimilar o que está sendo escrito, tente se lembrar de alguma vez que você viu um botão em algum site que pedia para fazer o download de algum material.

Lembrou? Pois então, isso é um CTA e ele é considerado uma das melhores ações de marketing digital da atualidade, já que consegue instigar o visitante a executar aquilo que você deseja.

9. Tenha um WhatsApp corporativo

O WhatsApp é um aplicativo de mensagens instantâneas que pertence ao Facebook.

Com ele, muitas pessoas conseguem se comunicar de maneira segura e simples em tempo real.

Mas assim como as redes sociais, o WhatsApp não serve apenas para jogar conversa fora, mas também para alavancar as vendas dos seus produtos ou serviços.

Isso porque a plataforma permite que a sua empresa esteja presente no WhatsApp corporativo, uma versão que te permite enviar campanhas para as pessoas que realmente estão interessadas no seu negócio e no que você tem a dizer.

Esse atributo é muito valioso, pois permite que você veja o número de leads que querem se relacionar com a sua marca intimamente.

10. Otimize seu site para mobile

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Hoje em dia é muito difícil se deparar com pessoas que acessam sites integralmente nos computadores.

Muitas delas preferem acessá-los por meio de smartphones, pois são portáteis e práticos para serem levados a qualquer lugar.

Por isso, fazer a otimização do site ou blog corporativo da sua empresa para mobile é muito importante para que a experiência do usuário se torne incrível.

Além disso, o Google passa a valorizar muito páginas que possuem esse tipo de otimização.

11. Invista em sorteios e promoções

Você pode começar a sortear os seus produtos ou serviços nas redes sociais.

Para isso, basta acertar uma regra bastante simples: pedir para que os seguidores marquem amigos em uma publicação ou sigam a sua páginas para ser sorteado.

Isso garante que as publicações tenham maior alcance e a marca ganhe mais visibilidade para encontrar novos potenciais clientes.

12. Invista em tráfego pago

Muitos empreendedores sonham em viver de tráfego orgânico, ou seja, que não demanda nenhum investimento financeiro.

Isso pode demorar um pouco, afinal, existem estratégias bem específicas para dar visibilidade à marca de maneira orgânica.

A boa notícia é que existe um meio para que o seu site alcance todas as pessoas necessárias de forma mais rápida, que é o tráfego pago.

Ele não deve ser utilizado sozinho, mas sim com outras ações de marketing digital voltadas para o tráfego orgânico.

Você está pronto para atuar com as ações de marketing digital ideais para o seu negócio!

Neste conteúdo você viu que há inúmeros tipos de ações de marketing digital que a sua empresa pode focar. E esses que citamos são apenas alguns, os principais.

Na hora de fazer a sua escolha, lembre-se do ramo de atividade da sua empresa, quem são os seus clientes, onde eles estão presentes e como eles se satisfazem com os seus produtos ou serviços.

Afinal, todas as ações de marketing digital que você focar terão o mesmo objetivo: atingir novas pessoas e garantir mais vendas da sua mercadoria.

E provavelmente você conseguiu notar que diversas ações dependem uma das outras para garantir um resultado eficiente.

Sendo assim, estruture suas estratégias de forma completa e agregada, seus resultados agradecem.

E para potencializar ainda mais seus resultados, leia nosso conteúdo sobre as Melhores técnicas de marketing digital do mercado.

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