Como fazer call to action em 6 passos simples e eficazes
Como fazer call to action, você sabe? A famosa chamada para a ação é símbolo de autoridade entre as empresas que desejam fazer com que os seus clientes executem tudo o que quiserem. Se interessou? Então, você veio ao conteúdo certo para entender a estratégia.
Um dos elementos mais importantes dentro de uma estratégia de marketing digital é o CTA, sabia disso?
Ou melhor, você sabe o que é um CTA? Bem, existem exemplos call to action que podem te ajudar a ter resultados fenomenais para o seu negócio.
Isso porque o simples botão é capaz de chamar o usuário para executar uma ação, tal como baixar um material rico, acessar outra página do seu site, entre outras coisas.
Mas para saber o que é um CTA, como fazer Call to Action e ter exemplo de Call to Action para saber onde inseri-los, leia agora mesmo este conteúdo!
O que é um CTA?
A sigla CTA é derivada do termo em inglês “call to action”, que em português significa Chamada Para a Ação.
Essa chamada para a ação pode ser caracterizada como uma simples palavra, frase ou botão que convidam os usuários a executarem algo que você deseja.
Não à toa, o CTA pode ser hospedado nas páginas do site ou blog corporativo, em post nas redes sociais, landing pages (páginas de conversão), e-mails, newsletters, entre outros formatos que o seu público-alvo pode marcar presença.
Isso porque essa técnica de marketing digital garante que as pessoas se conectem de forma promissora com a sua empresa.
Mas se você ainda não está convencido da importância do CTA para o seu negócio, leia no tópico abaixo e entenda porque saber como fazer call to action.
Por que saber como fazer call to action pode ser benéfico para o seu negócio?
A chamada para a ação tem a função de pedir para que os usuários façam o que você deseja e precisa sem ser intrusivo ou grosseiro.
Afinal, é essencial que seus visitantes online se sintam à vontade, mas que sejam direcionados para os propósitos do seu negócio, desde que esteja atrelado ao que eles buscam como solução também.
Sendo assim, podemos destacar alguns bons motivos para você ter total conhecimento sobre como fazer call to action:
- Amplia a sua lista de contatos;
- Potencializa as redes sociais da empresa;
- Possibilita o fechamento de vendas qualificadas;
- Fideliza o público-alvo;
- Promove feiras e eventos.
Ou seja, a chamada para a ação tem como principal objetivo atrair leads – que são potenciais clientes do seu negócio -, a fim de fazer com que os mesmos se tornem consumidores da sua marca.
Ah, mas eu tenho uma empresa pequena, talvez não seja a hora de investir em exemplos de call to action.
Você está muito enganado, pois os benefícios do CTA marcam presença desde micro a grandes empresas de qualquer setor de atuação.
Afinal, é uma estratégia simples e eficaz quando o assunto é atração de clientes.
Portanto, incorpore agora mesmo as chamadas para a ação na sua estratégia de marketing digital para conseguir dizer ao seu público-alvo o que deve ser feito.
Para facilitar essa tarefa, agora que você sabe como fazer call to action, veja os conselhos que temos para te passar nas próximas linhas para te ajudar a ter sucesso com CTA.
Passo 1: Defina quem é a persona
Antes mesmo de inserir botões de ação nas suas páginas, tente responder a seguinte pergunta: quem você deseja alcançar?
Você precisa ter essa resposta clara, pois ela é fundamental para que qualquer empreendimento dê certo.
Caso você não tenha ideia do que estamos falando, vamos dizer de maneira rápida e curta o que você precisa ter antes de começar a pesquisar por exemplos de call to action: uma persona.
A persona, nada mais é, que um personagem semi-fictício criado para representar os clientes ideais dos seus produtos ou serviços.
Tendo ela bem definida, você consegue criar uma linha estratégica para que o seu visitante tenha vontade de clicar nas suas chamadas para a ação.
Saiba tudo desse personagem no conteúdo Como criar persona: veja como a Ideal Marketing faz!
Passo 2: Encontre a etapa de compra da sua persona
Depois de bem definida, agora é preciso encontrar a etapa de compra que a sua persona está.
Portanto, é de extrema importância que a persona esteja muito bem alinhada com a sua jornada de compra que, por sua vez, é o caminho que os seus potenciais clientes devem seguir desde o primeiro contato deles com sua empresa, até o momento de compra e pós-venda.
Para isso, é preciso criar diversos CTAs voltados para o momento em que essa pessoa está.
Ou seja, se ela está descobrindo o que é o seu negócio, é necessário criar um botão específico para isso.
Caso ela esteja pronta para comprar, lançar um CTA atrativo é fundamental para ela executar a ação.
Personalize sua CTA de acordo com o momento da sua persona, assim poderá criar conexão com ela.
Passo 3: Escolha um bom lugar para o CTA
O botão de CTA deve estar em um local pensado estrategicamente, pois o seu objetivo é que ele seja clicado.
Portanto, coloque-o em um lugar que ele possa ser visto pelos visitantes para chamá-los para a ação necessária.
Passo 4: Crie textos matadores
Seu próximo passo é a criação de textos matadores para que você consiga chamar a atenção das pessoas.
Para isso, sugerimos que você seja breve, direto e mostre qual é a ação que deverá ser feita pelo usuário.
Uma dica: crie senso de urgência demonstrando motivos para que aquela ação seja feita.
Passo 5: Escolha as cores certas
Querendo ou não, as cores possuem um papel muito importante no que diz respeito a exemplos de call to action.
Isso porque elas causam um grande efeito na hora do usuário clicar nos botões.
Portanto, foque em cores que realmente façam sentido para a página em questão, dando o maior destaque possível, mas sem prejudicar a experiência do usuário.
Passo 6: Meça toda a ação
CTA criado? Então é o momento de medir o sucesso dele.
Para isso, é necessário que você saiba a taxa de cliques, ou seja, quantas pessoas clicaram na sua chamada.
Uma boa forma de você conseguir esses dados é por meio do Google Analytics, uma plataforma do Google capaz de medir todas as suas ações em marketing digital.
Já sabe como fazer call to action? Então não perca mais tempo e oportunidades
Já tem claro que caso você não opte por essa estratégia, significa que muitas perdas poderão ocorrer para o seu negócio?
Agora, já que aprendeu com fazer call to action, chegou sua vez de pôr tudo em prática!
Porém, se você já começou a implementar, então não vai precisar de muito tempo para entender que essa foi uma das melhores resoluções que você já teve para o seu empreendimento como estratégia digital.
E para complementar seu sucesso e potencializar seus resultados, te deixamos uma indicação de conteúdo: Como criar um projeto de inbound marketing de resultado.
Isso porque é essencial inovar e sempre focar no que pode melhorar os resultados do seu negócio.