Funil de vendas do Marketing Digital: conheça os melhores tipos de conteúdo para cada etapa do funil
Funil de vendas do Marketing Digital é uma estratégia essencial para os empreendimentos que miram no crescimento do negócio. E se você não sabe qual é a importância dos conteúdos para sua empresa, você está perdendo oportunidades agora mesmo.
O Marketing de Conteúdo é a estratégia que vem revolucionando os resultados de inúmeras empresas ao redor do mundo quando alinhado às etapas do Funil de Vendas.
Afinal, pense em uma estratégia capaz de atingir potenciais consumidores, criar um bom relacionamento e gerar mais conversões?
É exatamente isso que acontece com o Marketing de Conteúdo no Funil de Vendas do Marketing Digital.
E se você não está entre as empresas que já entenderem essa realidade e apostam nela, então está perdendo oportunidades de negócio agora mesmo!
Então, vamos te ajudar a mudar esse cenário com os tópicos a seguir:
O que é o funil de vendas
O funil de vendas do Marketing Digital é o processo capaz de demonstrar a trajetória de um usuário comum até o momento que ele se torna um cliente efetivo e fiel da sua marca.
A parte superior do funil retrata a atração de usuários, por isso está no topo, afinal ela sempre será maior que a conversão realizada no final do funil.
Agora, você precisa ter claro que seu planejamento, tipos de conteúdo e etapas do funil de vendas do Marketing Digital precisam prever que a quantidade de pessoas que terá contato com sua empresa não é a mesma que se tornará seu público consumidor.
Apenas uma parcela dos usuários se tornarão de fato seus clientes.
Por isso que cada uma das etapas do funil de vendas prevê que o consumidor tem uma mentalidade diferente e não unânime.
E os seus conteúdos precisam seguir essa linha de raciocínio também, eles precisam se conectar com a linguagem e a necessidade do usuário, do lead em cada etapa do funil.
Sendo assim, vamos falar dos tipos de conteúdos ideais para serem trabalhados em cada uma das etapas do funil de vendas do Marketing Digital?
Topo de funil
Essa etapa do funil é a mais abrangente. Isso porque o perfil das pessoas dessa etapa são pessoas que ainda não consideram que têm um problema para ser solucionado. Estão apenas curiosas.
Por exemplo, vamos supor que você é uma empresa de ar-condicionado e precisa atrair mais usuários para as suas páginas online.
O conteúdo de topo é o responsável por essa atração, mas para isso, você precisa ser sútil e conectar com a persona desta etapa.
Vamos supor, você pode criar pautas como “Baixa produtividade no trabalho: o que fazer para resolver?”.
E dentro dessa pauta você pode falar entre um dos itens sobre a climatização de ambientes, a qual pode ser responsável pela má performance dos colaboradores.
Nesse caso, o empresário que ler a respeito, talvez não saiba que um ar-condicionado é o que ele precisa para a empresa dele, mas você conseguiu conectar com um dos sintomas de um problema dele: a baixa produtividade.
Agora, cabe aos seus tipos de conteúdo dar nome a este problema e oferecer um possível diagnóstico final que leve em direção ao seu negócio.
E os materiais que você pode usar nessa etapa do funil de vendas do Marketing Digital são:
Blog posts
Para apoiar o seu funil de vendas do Marketing Digital, os blogs posts são essenciais, principalmente na etapa de topo de funil.
Isso porque esse modelo de conteúdo é fácil de criar e gerenciar por meio de um CRM, por exemplo.
Neste estágio, geralmente são criados conteúdos em maior quantidade, ajudando, inclusive, a gerar volume nos motores de busca.
Para cativar seu público, aposte em conteúdos em modelos de guias, dicas, listas, tutoriais e respostas objetivas.
O quanto mais educativo e útil você for, melhor!
Inclusive, conteúdo também é uma ótimo para a etapa de topo, pois são capazes de gerar tráfego orgânico nas redes sociais, atraindo ainda mais tráfego.
Vídeos
Além de blog posts, invisto também nessa etapa do funil de vendas do Marketing Digital em vídeos!
Isso porque você consegue abranger ainda mais público por meio de plataformas como YouTube, Instagram e Vimeo.
O ideal é que esses vídeos sejam curtos, objetivos e responda as dúvidas dos usuários.
E lembre-se: o usuário ainda não possui conhecimento aprofundado acerca do que você vende. Então, o conteúdo deve ser abrangente, mas de qualidade.
Webinars
Webinars também são incríveis para a etapa de topo no funil de vendas do Marketing Digital.
Diferente dos vídeos tradicionais, os webinars são ao vivo e conta com especialistas falando sobre determinados assuntos.
Inclusive, eles podem, sim, ser usados e quaisquer etapas do funil de vendas, mas é preciso ajustar o tema à persona da fase em questão.
No topo, o ideal é que os especialistas respondam questões mais básicas, sem direcionar o olhar do usuário para uma venda, por exemplo.
Meio do funil
Levando em consideração o exemplo que te demos sobre a empresa de ar-condicionado, na etapa de topo te falamos para começar a conectar com um dos sintomas da sua persona que ainda não sabe que tem um problema, certo?
Mas na etapa de meio de funil, sua persona já teve um gostinho sobre qual pode ser o problema dela, ela está ficando mais consciente e talvez até buscando possíveis formas de resolver o problema.
Nessa hora, você pode oferecer pautas como: “O que a climatização do ambiente pode fazer nos meus resultados?”
Dessa forma, você já focou em um problema, a climatização, agora você precisa começar a colocar o seu negócio como solução para o problema, mas ainda sem falar de vendas.
Você pode colocar em um dos tópicos como resposta o uso de ar-condicionado no ambiente de trabalho para melhorar a produtividade dos profissionais.
Para isso, você pode ter o apoio também de materiais como:
E-books
Esse é um dos tipos de conteúdos ideais para essa etapa do funil.
Isso porque com os webinars, você pode oferecer conteúdos mais desenvolvidos, detalhados, aumentando a chance de conversão de usuários em leads.
Uma vez que um lead (potencial cliente) foi convertido, é possível recolher mais informações do usuário com precisão, assim como dados geográficos, demográficos, comportamentais etc.
E se a pessoa baixou um ebook seu, quer dizer que ela possui interesse no seu material, o que é essencial para demonstrar que esse lead está engajado.
Blog posts
Os blog posts não são descartados de forma alguma nessa etapa do funil de vendas do Marketing Digital.
Porém, agora o foco deles está na conversão de leads, afinal esse é o momento de responder às dúvidas dos usuários que você atraiu e começar a direcioná-los para a solução.
Para isso, é ideal ter posts mais completos, com informações mais avançadas e com mais detalhes sobre os temas que foram tratados de maneira superficial no topo do funil.
Infográficos
Dos tipos de conteúdo para a etapa de meio estão também os infográficos.
Esse material é ótimo para conectar com os usuários por ser bastante visual, mas requer trabalha gráfico, diferente dos demais tipos de conteúdo.
No infográfico são usadas imagens e textos para facilitar a compreensão das informações e tornar tudo mais leve e interessante.
Podcasts
Um dos tipos de conteúdo ótimos para essa etapa de vendas do Marketing Digital é o podcast.
Diferente dos demais formatos, podcast é uma mídia em áudio, e permite que o usuário escute o podcast enquanto realiza outras atividades, deixando um conteúdo ainda mais interessante e engajadora.
Os podcasts funcionam como programas de rádio e podem ter uma duração maior, se tornando uma ótima opção para a etapa de Meio de Funil.
Fundo do funil
Seguindo ainda o exemplo da empresa de ar-condicionado, depois de já ter conectado com sua persona, ter mostrado possíveis soluções para o negócio dela, agora chegou a hora de expor a sua empresa como solução.
Para isso, você pode usar pautas como “Escolha o ar-condicionado certo para os seus resultados”.
Dessa forma, você precisará detalhar o seu produto no conteúdo de fundo de funil. É o momento de apresentar sua empresa como a real solução para o potencial cliente.
Você pode ter nos conteúdos uma abordagem um pouco mais comercial e direcionar com CTAs (botões para a chamada da ação dos usuários) convidando o usuário a fazer uma cotação com sua empresa, por exemplo.
E para suporte nesta etapa do funil que o potencial cliente já está mais preparado para ouvir sobre o seu negócio, você pode contar também com o apoio de formatos de conteúdos como:
Ferramentas avançadas
Um dos tipos de conteúdo ótimos para a etapa de fundo de funil são os trials, ferramentas gratuitas e versões de demonstração do seu produto ou serviço.
Isso porque nessa etapa o lead já está engajado, então é uma ótima estratégia oferecer a ele um gostinho do que ele pode ter com a sua empresa.
Cases de clientes
Na etapa de fundo de funil de vendas do Marketing Digital, os leads estão abertos para conversas com a sua marca.
Sendo assim, é uma ótima pedida mostrar para os seus leads situações de clientes que tiveram sucesso com a solução que você oferece.
Isso pode ser feito em qualquer um dos tipos de conteúdo, o importante é mostrar que de fato a sua solução pode e vai ajudá-lo.
Reviews de produtos
Focando na empresa de ar-condicionado que demos de exemplo ao longo do texto, esse é um dos tipos de conteúdo capaz de oferecer um gostinho do seu produto/serviço.
Pois você pode mostrar para o lead quais são os tipos de ar-condicionado que você tem na sua empresa, por exemplo, e quais as melhores opções para ele.
Isso certamente facilitará a decisão de compra e ajudará a engajar o seu potencial cliente.
Depoimentos
Como as pessoas na etapa de fundo do funil de vendas do Marketing Digital estão a um passo de realizar a compra, você pode trabalhar essa etapa com depoimentos referentes ao produto/serviço.
Assim você poderá mostrar aos compradores as pessoas que já tiveram sucesso como seus clientes.
Seu conhecimento sobre os tipos de conteúdo para cada etapa do funil de vendas do Marketing Digital está em dia!
Agora você está pronto para produzir os melhores tipos de conteúdo para cada uma das etapas do funil de vendas do Marketing Digital da sua empresa!
Aqui você aprendeu como abordar seu lead em etapas diferentes do conteúdo e como fazer para engajá-lo.
Agora chegou a hora de aplicar todo esse conhecimento ao seu negócio e arrasar nos resultados.
Inclusive, para complementar sua estratégia, inove sempre! Então, te deixaremos aqui uma dica de conteúdo complementar para o sucesso do seu negócio: Como criar um projeto de Inbound Marketing de Resultado.
Nele você vai ver que os tipos de conteúdo para cada uma das etapas do funil de vendas do Marketing Digital é ainda mais importante e eficaz do que você imagina!
Bons negócios!