Como fazer um webinar de alta conversão?

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Publicado: 21 de fevereiro de 2020 | Atualizado: 4 de março de 2020.

Como fazer um webinar? Se você não faz ideia do que essa palavra representa, pois então saiba que ela é uma das principais estratégias de marketing digital da atualidade! Realizar webinars é fundamental para a aquisição de novos clientes para sua empresa.

Oferecer palestras, eventos ou seminários pode ser um diferencial para empresas que estão começando a entrar no competitivo mercado atual.

Isso porque esses recursos fazem com que você eduque o seu público-alvo para que ele conheça o setor de atuação da sua marca.

E a educação de mercado é um dos grandes diferenciais oferecidos pelas empresas, especialmente aquelas que estão iniciando agora a sua trajetória.

Uma das melhores alternativas para mostrar do que você é capaz é elaborar webinars com conteúdos incríveis. Então vamos conhecer mais sobre este tema

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Afinal, o que é webinar?

O webinar – também chamado de webinário -, nada mais é, do que uma videoconferência que normalmente tem o objetivo de educar um mercado ou promover produtos ou serviços da empresa.

Derivado do termo em inglês web based seminar, do qual leva o significado de seminário realizado pela internet, esta é uma das melhores ferramentas para se investir quando se pensa em trabalhar com marketing digital.

Geralmente, para realizar um bom webinário são utilizadas plataformas online para estabelecer uma comunicação de via única com os espectadores, sendo potenciais clientes ou consumidores atuais da sua marca.

Assim, quando se sabe como fazer um webinar, é possível alcançar diversos públicos com a divulgação de um produto ou apresentação de uma palestra, por exemplo.

Afinal, você não precisará se preocupar em ocupar todas as cadeiras de um auditório nem cuidar dos mínimos detalhes de um evento pois isso acontece no meio digital.

Em outras palavras, aquelas pessoas que de repente deixariam de assistir a uma palestra ou conferência presencialmente, podem assisti-la por um webinar, que possui um alcance ilimitado de pessoas.

Para que você consiga saber como fazer um webinar de sucesso, é necessário, antes de mais nada, determinar os conteúdos do seu evento por videoconferência.

Por isso, utilize estratégias de marketing de conteúdo, as quais te ajudam a elaborar conteúdos úteis, relevantes e que realmente gerem o devido valor aos usuários.

A partir daí, você conseguirá mostrar a todos que você muito bem o que é webinar de sucesso.

Quais as vantagens um webinar traz para a sua empresa?

Realizar webinários com frequência dentro da sua empresa pode ser muito vantajoso na hora de coletar mais contatos e aumentar a lucratividade.

Isso porque, como já falamos, ele tem como veículo principal a internet, que possibilita que milhares de pessoas vejam o seu evento, seja ele ao vivo ou não.

Para que você possa ficar convencido e dessa forma entenda como fazer um webinar, a pesquisa Content Trends 2019 mostrou que 25% das marcas já investem em marketing de conteúdo.

E se você for uma das empresas que realiza um webinar ao vivo, com certeza sentirá as seguintes vantagens:

Atenção do público-alvo

Hoje em dia, diversas empresas já estão voltando os seus negócios para a internet, entretanto é bastante desafiador conseguir um espaço no mundo digital.

Por isso, para que você consiga ter o sucesso desejado, é preciso oferecer conteúdos de qualidade e muitas vezes gratuitos, que podem ser inseridos em um webinário, por exemplo.

Afinal, esse tipo de estratégia é uma das melhores formas para você atrair a atenção do seu público-alvo, saindo um pouco do formato textual que geralmente encontramos pela internet.

Para muitos usuários, assistir a um vídeo explicando um determinado assunto é bem melhor do que ler artigos que são densos e cheios de blocos de texto.

Maior engajamento

O engajamento é uma métrica muito importante na sua estratégia de marketing digital, pois é baseada na maneira como os usuários demonstram afeto pela sua marca.

Com um webinar ao vivo, você consegue potencializar o engajamento da sua empresa, já que ele cria uma conexão com todos os seus leads e clientes.

Por exemplo, se você apresentar uma palestra em um webinário, é possível acompanhar a interação do seu público-alvo e responder dúvidas das pessoas.

Assim, você mostra que tem conhecimento acerca de um determinado assunto e estabelece autoridade diante da concorrência.

Geração de tráfego

Você pode ter um blog ou um site incríveis, mas se ambos não possuem visitantes suficientes é bem capaz que você não consiga alcançar as vendas desejadas.

Por isso, a diversificação do formato dos conteúdos é extremamente importante para que o seu negócio seja um grande destaque.

Dessa forma, ao disponibilizar um webinário você tem grandes chances de aumentar o tráfego do seu website.

E se você fizer um bom webinar ao vivo, as chances de compartilhamento entre os próprios espectadores pode aumentar consideravelmente, atraindo mais usuários que podem significar boas oportunidades de negócio.

Por esse motivo que é tão importante saber como fazer um webinar.

Como fazer um webinar matador?

Bom, agora que você sabe os benefícios e o que é webinar, fica mais fácil explicar como fazer um para apresentar para os seus leads.

Para começar a realização de um bom webinar, tenha planejamento. É imprescindível que todos os ajustes estejam prontos com uma semana de antecedência.

Além disso, criar uma sequência de etapas para o que antecede o evento, o que acontece durante e depois, é bastante importante.

Para te dar um melhor direcionamento, resolvemos criar um passo a passo para você saber como fazer um webinar. Veja:

Passo 1: Faça a escolha da plataforma

O primeiro passo para a realização de um webinar ao vivo é a escolha de uma plataforma online.

Hoje em dia, é possível encontrar diversas opções na internet, sejam elas gratuitas ou pagas.

Para escolher a ideal, o recomendado compreender bem quais são os seus objetos e que tipo de público você quer alcançar.

Algumas sugestões são:

  • Facebook;
  • YouTube;
  • Hangouts;
  • WebinarJam.

Feito isso, é o momento de fazer a definição do tema.

Passo 2: Defina o tema

Apesar de parecer tão simples quanto o primeiro passo, a definição do tema do webinário deve passar pela aprovação de todos da equipe, o que pode ser bem complicado.

Isso porque o tema precisa ser de relevância para você, mas principalmente, para os espectadores que vão assistir aquela palestra.

Sendo assim, é essencial que os objetivos e interesses do público-alvo sejam contemplados com este tema.

Passo 3: Escolha uma data

A escolha de uma data é extremamente importante, principalmente quando o webinar será transmitido ao vivo.

Por isso, você deve entender o comportamento do seu público para definir o dia que todos possam assistir.

Sendo assim, o estudo de persona e público-alvo é fundamental para definir a data e horário de transmissão.

Passo 4: Crie uma Landing Page

A partir do momento em que você define o tema e a data do seu webinar, é preciso garantir que os espectadores se inscrevam para assistir ao evento.

Por isso, criar uma landing page, que é conhecida como página de captura, é fundamental.

Para tanto, a recomendação é deixar o visual bem clean, do qual evite distrações do mundo exterior.

Dentro dela, é necessário conter um formulário para o lead deixar as informações de contato.

Não esqueça que você deve pedir as informações condicionado ao valor que seu webinar fornecerá aos espectadores. Portanto, pense bem em quais campos estarão em seu formulário e assim aumente suas conversões

Passo 5: Faça a divulgação

Após a conclusão das peças, é preciso criar um método para divulgá-lo.

Os mais recomendados são o e-mails marketing e as mídias sociais.

Com o e-mail marketing, é possível divulgar o seu tema e a data do evento para todos os e-mails da sua base de contatos.

Para melhorar ainda mais a taxa de abertura da sua mensagem, a recomendação é elaborar e-mails personalizados.

Já com as mídias sociais o negócio pode ser muito mais simples.

Isso porque as redes permitem que você tenha um papo descontraído com os seguidores da sua marca, que provavelmente estão interessados pelo seu mercado e produtos ou serviços.

Mas antes disso, é necessário saber em qual mídia o seu público-alvo está. Facebook? Instagram? LinkedIn?

Foque naquelas que trazem mais resultado, crie um post matador e chame a atenção para o seu webinar.

Passo 6: Elabore um roteiro

Com a divulgação em andamento, você deve criar um roteiro com tópicos do que será abordado em sua transmissão.

Ele é extremamente útil para deixar todos os detalhes listados, fazendo com que você não se esqueça de absolutamente nada.

Tente considerar diversas alternativas, como por exemplo, a apresentação em tempo real, o que é preciso falar para os espectadores, onde eles podem encontrar materiais de apoio sobre o tema etc.

Passo 7: Utilize muitos recursos visuais

Ao pensar no ambiente de gravação do evento, tente recolher objetos que podem causar distração do espectador.

Sendo assim, quanto mais básico o local estiver, melhor vai ser para que o foco esteja nos participantes e consequentemente no conteúdo oferecido.

Passo 8: Faça a apresentação do webinar

Agora chegou o momento de você apresentar o seu webinar!

Isso porque você já cuidou de todos os detalhes e está pronto para alcançar um número ilimitado de espectadores.

Mas para que você consiga realizar uma belíssima apresentação, tenha sempre por perto uma equipe de apoio, especialmente um profissional do qual pode responder a todos os comentários em tempo real.

Além disso, caso haja algum tipo de problema durante a transmissão, esse companheiro de equipe poderá te avisar e dessa forma será mais fácil para explicar a todos o que está acontecendo no momento.

Meça os resultados do webinar

Assim que você apresentar o seu primeiro webinário, é fundamental que você meça os resultados da sua apresentação, para entender se ela realmente foi eficaz ou não.

E você pode realizar isso assim que terminar de executar o webinar, pois as plataformas normalmente disponibilizam indicadores-chave de desempenho, que são conhecidos como KPIs.

Esses KPIs poderão indicar:

  • A taxa de presença do público;
  • Quantos acessos teve;
  • O tempo médio de visualização;
  • Qual foi o engajamento do público.

Tendo essas informações em mãos, é possível comparar com os seus objetivos, a fim de saber se todos eles foram alcançados.

Além do mais, ao ter todos os dados em mãos, fica muito mais fácil para você comparar também o que foi bom e o que não deu certo na sua videoconferência.

Bônus: Transforma seu webinar em material rico

Pois bem, depois de ter feito a divulgação, apresentado o webinar e medido todos os indicadores para saber se você mandou bem ou mal, é preciso agora disponibilizar a apresentação para quem não assistiu.

Isso porque o bom do webinar é que ele não se mantém somente quando você está ao vivo, mas para todo o sempre na sua rede.

Sendo assim, disponibilize o material nas plataformas sociais, como YouTube e Facebook, por exemplo.

Com certeza a sua autoridade irá subir e o seu tráfego, aumentar.

Já sabe o que é webinar? Então fique ao vivo agora mesmo!

Neste conteúdo apresentamos uma das melhores alternativas para que você consiga educar o seu público-alvo adequadamente.

Como você pode ver, para realizar um webinar não é preciso de muito: apenas planejamento, reconhecimento de mercado e saber o que vai ser dito contam muito.

Por isso, comece agora mesmo a se preparar para ficar ao vivo para o seu público-alvo e entender também as Melhores técnicas de marketing digital.

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