URL amigável: descubra porque usar e como criá-la para aumentar seu alcance nos buscadores
URL amigável, você sabe o que é isso? Chegou a hora de aprender boas práticas para aumentar seu alcance nos buscadores!
Você produz conteúdos incríveis, mas dificilmente eles são encontrados? Uma URL amigável com certeza é o que você precisa, e aqui você descobre como criá-las e porquê.
Isso porque com algumas técnicas simples e bem executadas, é possível transformar aqueles links confusos e cheios de códigos em verdadeiros imãs de cliques.
Nesse caso, tudo o que você precisa é entender porque usar e como fazer da melhor forma sua URL amigável.
Então, acompanhe este conteúdo e aproveite cada uma das dicas! Vamos lá?
O que é URL?
Caso você não seja familiarizado com o conceito, ou saiba pouco a respeito, vamos começar com uma pequena introdução: afinal, o que é URL?
Primeiramente, a sigla significa Uniform Resource Locator (ou traduzida para o português, Localizador Padrão de Recursos) e condiz sempre com um endereço virtual.
Por exemplo, utilizando uma metáfora, imagine que você quer ligar para alguém e tem a opção de digitar o número, ou buscar pelo nome dela na sua lista de contatos. O que é mais fácil?
Certamente a segunda opção, não é mesmo?
No caso da URL, ela é como se fosse o “nome do contato” para o número de IP que faz a comunicação entre seu navegador e o servidor do site.
O que é URL amigável?
Agora que passamos por esse tópico introdutório, vamos começar a explicar o que realmente te trouxe até aqui: entender o que é URL amigável.
Pois bem, você já deve ter notado que existem URLs diferentes. Algumas cheias de letras e números, numa sequência sem sentido, por exemplo:
https://exemplo.com.br/dbi02-double/?XE-MIDBI02V-SUBER-2011121-X-X-txt&YW5nxhLm9saXZlaXJhQGlnbmljYW9kdpdGFsLmNvbS5icg==
Assim como outras, que mostram exatamente o que você está buscando de forma simples e organizada, por exemplo:
https://www.idealmarketing.com.br/blog/marketing-digital/
A segunda opção é muito mais clara, não é? Afinal ela deixa claro o que você encontrará naquele endereço eletrônico. Mas afinal, por que usar URLs amigáveis?
Por que usar URLs amigáveis?
Já te apresentamos a primeira e principal dúvida deste conteúdo: o que é URL amigável?
Então, chegou o momento de entender porque de fato é importante utilizar esse conceito em suas URLs.
Sem dúvida, o principal motivo é a influência sobre o SEO da sua página (aquela série de técnicas de otimizações que te faz ficar em melhor posição no Google e outros buscadores).
Mais um motivo para você optar por esse modelo de URL é que elas sempre demonstram segurança para o usuário.
E de cara temos dois efeitos positivos: quem lê consegue prever o conteúdo e a URL ao menos não aparentará a possibilidade de conter vírus.
Por fim, uma URL amigável é muito mais fácil de ser compartilhada. Por ser mais curta, é mais fácil de enviar para redes sociais com limites de caracteres, por exemplo.
Quais regras preciso seguir para ter URLs amigáveis?
Passamos por etapas importantes para entender o que é e porque usar URLs amigáveis.
Então, chegou o momento da prática: quais regras são necessárias para ter URLs amigáveis?
Não utilize símbolos e letras maiúsculas
Reserve a escrita totalmente correta para o momento de produzir e compartilhar seu conteúdo, mas não para a sua URL.
Pois letras maiúsculas e alguns símbolos são muito comuns na nossa língua, como acentos, til e cedilha.
Mas usá-los na URL pode causar incompatibilidade, por isso a melhor alternativa é escrever sem o uso deles.
Utilize a palavra-chave
Como um todo, a palavra-chave é um elemento essencial para posicionar bem sua página nos mecanismos de busca, sendo uma boa parte dos esforços de SEO.
Para a URL amigável, sempre utilize a palavra-chave no endereço, mesmo que outros termos a acompanhe, o foco deve estar na palavra-chave.
Organize a informação
A regra aqui é categorizar as informações da sua URL. Crie e aplique diretórios para facilitar a localização da informação.
Por exemplo, em www.seunegócio.com.br/produtos/biquínis, observe que o último termo está dentro da seção anterior.
Encurte sua URL
Mesmo com atenção à palavra-chave como elemento essencial, cuidado para não deixar sua URL muito longa.
Assim, a média é de até 5 palavras, para um bom posicionamento no Google, as quais devem ser separadas por traços entre elas.
Finalize com a barra ou a extensão
Para finalizar sua URL amigável, use a extensão .html ou a barra (/).
A extensão até pode ser bastante usada, mas a barra tem a vantagem de deixar o endereço mais curto.
E não se esqueça de criar mecanismos de redirecionamento (redirect 301). Eles serão úteis, pois levarão o usuário à página que deseja, mesmo se esquecer de digitar a barra.
Agora você já está pronto para criariar as melhores URLs amigáveis!
É hora de criar as melhores URLs amigáveis que os buscadores já viram!
Neste artigo você teve acesso à importância da URL amigável, começando pelo conceito de URL e o que é URL amigável, assim como sua diferença.
Te explicamos também porque URLs amigáveis devem ser aplicadas, ou seja, quais benefícios elas podem trazer a quem apresenta seus conteúdos nas redes.
Por fim, foi a vez de te mostrar de fato quais são as práticas necessárias para criar URLs amigáveis e poder aproveitar seus benefícios.
Nesse sentido, lembre-se que o esforço de criar boas URLs refletirá em melhores experiências para o usuário e melhores resultados para quem produz!
E para não perder o fio da meada, que tal adquirir ainda mais conhecimento? Acesse Melhores técnicas de marketing digital e saiba muito mais para fazer sucesso da web!