Inteligência comercial: use Big Data e conquiste um novo patamar de crescimento
Por: Ideal Marketing
Publicado: 6 de fevereiro de 2020 | Atualizado: 23 de fevereiro de 2023.
Se você é um profissional de inteligência comercial, provavelmente está acostumado a lidar com alguns desafios para conquistar bons resultados em estratégias de vendas. Seja no trabalho manual para coleta e organização de dados, na dificuldade de obter informações de mercado externos para compor as análises ou pela centralização de dados em um único time ou departamento.
Mas e se dissermos que se existe uma ferramenta relacionada à inteligência competitiva, esta é o Big Data? Isso porque essa tecnologia permite uma visão aprimorada dos cenários de negócio, tomada de decisão mais eficiente e automação de processos.
Afinal, o que é a inteligência competitiva sem a análise de dados?
Fato que corrobora isso é que empresas que analisam dados têm cinco vezes mais chances de tomar decisões melhores e mais rápidas, segundo artigo publicado na BetterBuys.
Sob o ponto de vista prático, vejamos três casos onde o Big Data proporciona claros benefícios para profissionais de inteligência comercial.
Coleta, armazenamento e tratamento de dados para inteligência comercial
Coletar dados é extremamente importante para as empresas. Porém, contemplar apenas dados internos pode ser um problema no futuro. Desse modo, é importante contar com ferramentas que capturam e ajudam a organizar e tratar dados de mercado também.
Afinal, como fazer um bom planejamento de lançamento de um novo produto sem levar em consideração as estratégias dos concorrentes ou tendências de consumo e cenário econômico?
Automação
O uso de grandes quantidades de dados traz a necessidade de automação de processos e fluxos para poder dar agilidade e inteligência às equipes.
Na prática, para o profissional de inteligência comercial, as ferramentas de automação trazem um ganho de produtividade significativo.
Vejamos como exemplo a etapa de interpretação dos dados. Contar com recursos tecnológicos que atualizem painéis completos e disparem relatórios para os membros da equipe, tudo automaticamente, traz mais eficiência ao time.
CRM
Contar com um bom sistema de CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente) é importante também para profissionais de inteligência comercial. Isso porque, a partir dessa ferramenta, é possível, por exemplo, gerenciar as interações com os leads e administrá-los desde o primeiro contato.
Vale lembrar que o CRM bem utilizado precisa ser automatizado, de modo a entregar ao consumidor o que ele quer, no momento mais propício e na quantidade necessária.
Vejamos um exemplo: a duplicidade de informações pode ser um problema. Um cliente pode ser impactado por dois canais diferentes e se sentir inundado por informações repetidas em excesso. Ou pode acontecer também o contrário: não receber informações por nenhuma das duas vias.
Logo, hoje, é indispensável ter uma gestão 360º entre os setores de vendas, marketing, atendimento e demais pontos de contato para ter bons resultados de vendas.
Personalização
Outro benefício do uso de Big Data está na personalização de consumo de informações para cada empresa. Ou seja, softwares de gerenciamento de dados em que se pode modelar, com navegação, funcionalidade, organização e análises a partir de demandas específicas da companhia.
Essas soluções podem, inclusive, integrar todas os dados, externos, internos e de campo, em uma única plataforma. Isso facilita a visualização e análise dos dados coletados.
Construindo a verdadeira inteligência comercial
De modo geral, para se ter, de fato, inteligência nos times de inteligência comercial é preciso contar com a tecnologia. E o Big Data é ponto de partida para a gestão de negócios mais eficientes.
Contando com um time capacitado de inteligência comercial e com as ferramentas necessárias de Big Data, os impactos positivos serão sentidos pela empresa. Seja por meio do menor esforço no tratamento dos dados, da melhor qualificação de leads ou da maior segurança para tomar as decisões.
Conteúdo produzido por Cortex Intelligence | Redatora: Laís Napoli