Como gerar leads no Facebook? Conheça 7 técnicas infalíveis

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Publicado: 6 de janeiro de 2020 | Atualizado: 7 de março de 2022.

Você sabe como gerar leads no Facebook? A maior rede social do mundo é o lugar ideal para encontrar ótimas oportunidades de negócio para sua empresa. Mas só quem conhece as próximas 7 dicas consegue engajar o seu público e se destacar nessa plataforma.

A cada atualização do Facebook uma novidade chega para mudar os rumos das estratégias de empresas ao redor do mundo.

Por último, o algoritmo da rede social de Mark Zuckerberg agora privilegia os posts dos amigos dos usuários, dificultando a divulgação das suas ações para os seus seguidores.

Não à toa, as empresas agora priorizam os anúncios pagos, que possibilitam um alcance gigantesco da sua área de atuação.

Mas se você não tem dinheiro ou deseja focar somente em postagens orgânicas, saiba que é possível conquistar leads no Facebook sem precisar investir rios de dinheiro nisso.

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Quer saber como? Então veja a seguir as 7 dicas imperdíveis que separamos neste conteúdo. Confira:

Antes de mais nada, o que é geração de leads?

Para que você saiba como gerar leads no Facebook, antes é preciso saber o que é a geração desses potenciais compradores dos produtos ou serviços da sua empresa.

De forma bem sucinta, podemos dizer essa estratégia visa criar oportunidades de fazer negócios para a sua marca, aumentando consideravelmente os lucros dela.

Para tanto, é necessário pedir para que os visitantes de seu site ou blog deem dados pessoais (nome e email, por exemplo) em troca de ebooks, infográficos etc.

Mas é importante ressaltar que os visitantes se encontram em estágios diferentes da jornada de compra, por isso você deve criar estratégias relevantes para cada uma delas.

Afinal de contas, nem todos estão preparados para serem os seus Facebook leads ou ainda dispostos a fecharem uma compra.

Sendo assim, para que compreenda como funciona a geração de leads no Facebook, lembre-se de produzir conteúdos relevantes para cada uma das etapas da jornada.

Assim, você descobre como gerar leads pelo Facebook e ainda começa a nutrição deles com o pé direito para aumentar suas oportunidades de vendas.

Mas afinal, como gerar Leads no Facebook?

Como gerar leads no Facebook

Pronto, chegamos ao que realmente interessa: como gerar leads pelo Facebook?

Para responder a essa pergunta, vamos deixar uma coisa muito clara por aqui.

O seu primeiro passo deve ser criar um blog ou um site para a sua empresa, pois só com essas plataformas de divulgação de conteúdos que você consegue gerar Facebook leads.

“Mas por que eu não posso fazer a divulgação dos meus conteúdos diretamente na rede social?”

Isso acontece pois grande parte da geração de leads no Facebook acontece fora dele, uma vez que as landing pages são hospedadas nos blog e sites.

Portanto, antes de começar a pesquisas sobre como gerar leads no Facebook, crie um site e um blog da marca.

Depois disso, foque nas dicas que vamos te passar abaixo para você realizar uma boa geração de leads no Facebook.

1. Faça lives

Caso você não se lembre, lives são as transmissões ao vivo que a sua empresa pode realizar para captar mais Facebook leads.

Isso porque esse tipo de publicação possui um alto alcance de usuários dentro da rede social mais utilizada no mundo.

Por exemplo, se você for apresentar um webinar, é possível fazer o convite às pessoas que assistem para que baixem os materiais ricos que podem servir de apoio ao vídeo.

Para que não haja confusão, deixe o link do material rico no topo dos comentários.

Além disso, se você utilizar bots, é possível fazer a configuração de uma palavra-chave para ser disparada diretamente no Facebook Messenger dos seus seguidores.

Com essa ação, um diálogo pode ser iniciado com quem se interessar pelos seus conteúdos e você terá mais chances de apresentar uma oferta aos Facebook leads.

2. Ofereça infográficos

Outra dica interessante para você saber como gerar leads no Facebook é oferecendo infográficos.

Isso porque esse tipo de material rico vai muito além do fornecimento de um link para “saber mais” a respeito de um determinado assunto.

Por isso, reveja a sua linha editorial para decidir qual tema será abordado e como elaborar infográfico.

Em seguida, coloque as informações sobre ele de forma que os seguidores sintam vontade de curti-lo e compartilhá-lo.

Outra dica para realizar uma boa geração de leads no Facebook com infográficos é chamar a atenção com mais imagens e menos textos.

Além do mais, colocar um link no post ou no primeiro comentário de uma material rico para servir de apoio ao tema pode aumentar as chances de você descobrir como gerar leads pelo Facebook com sucesso.

3. Utilize chatbots

No tópico das lives, comentamos bem por cima a utilização dos bots, que são robôs programados para simular pessoas de verdade.

Com essa estratégia, você é capaz de realizar uma excelente geração de leads no Facebook, pois ofertas podem ser apresentadas diretamente no Messenger.

Para isso, você deve programar a interação inicial com os usuários para quando eles forem tentar conversar com a sua marca, por exemplo.

Lembre-se também que é necessário seguir a mesma linha de raciocínio do seguidor, tentando criar automações descontraídas, mas que sejam de extrema relevância.

Sendo assim, ao identificar em qual etapa do funil de vendas esse seguidor esteja, ofereça um conteúdo referente as suas necessidades para saber como gerar leads no Facebook.

Muitas ferramentas gratuitas podem realizar essa tarefa para você, como o Drift e o Chat Fuel.

4. Dê atenção aos comentários

A rede social disponibiliza uma grande oportunidade para que você consiga interagir adequadamente com os seus Facebook leads: os comentários.

Ao responder as opiniões e sugestões deixados nos comentários de um post da sua página, você consegue manter uma comunicação verdadeira com todos eles.

Isso porque os comentários e as conversas geradas podem servir para você disponibilizar materiais ricos para enriquecer cada vez mais o diálogo.

Além do mais, fazer a interação com todos os seus seguidores pelos comentários é uma ótima forma de mostrar que você sabe como gerar leads pelo Facebook.

5. Grupos

Para impulsionar seus resultados na plataforma, tenha conversas descontraídas com os seus seguidores do Facebook e ofereça conteúdos de relevância para a educação do mercado.

Para tanto, a dica de como gerar leads pelo Facebook é participar de grupos e ser ativo neles, comentando naqueles voltados para o seu setor de atuação.

Essa é uma ótima forma de você ser bem visto por todos os seguidores, já que mostra que você tem potencial para falar e ser uma referência.

Mas e se não tiver um grupo no Facebook voltado para o meu mercado?

Então basta criar um! Você vai ver como a sua autoridade será reforçada depois disso.

6. Instant Articles

O Instant Articles é um recurso capaz de fazer uma página carregar 10x mais rápido e pode ser uma boa forma de você descobrir como gerar leads pelo Facebook.

Afinal de contas, ele se torna um valioso aliado para engajar o público com os links para as publicações do seu blog e, assim, melhor a experiência do usuário.

7. Facebook Lead Ads

Outra forma de você conquistar potenciais consumidores dos produtos ou serviços da sua empresa é por meio do Facebook Leads Ads.

Apesar de não ser gratuita, essa opção é capaz de aumentar consideravelmente o número dos contatos da sua indústria, principalmente pelo fato de possuir um layout simplificado.

Com ela, você consegue elaborar campanhas matadoras para que sejam direcionados aos seguidores certo e no momento correto.

Melhor ainda, é possível mensurar os resultados de cada estratégia, tornando a geração de leads mais prática. Para isso, a ferramenta Insights também pode ser utilizada.

Já sabe como gerar leads pelo Facebook? Então comece a se socializar com eles!

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Pois bem, se você chegou até aqui significa que você leu todo o nosso conteúdo e agora sabe como gerar leads no Facebook da sua empresa.

Apostamos que você provavelmente achou que seria mais difícil atrair potenciais consumidores para a sua página, não é mesmo?

Mas como tudo no Marketing Digital é fácil e rápido, conseguir novos potenciais clientes dos produtos ou serviços da sua marca é algo que dá para fazer de olhos fechados.

E se você deseja ter certeza que as técnicas aplicadas estão funcionando, aprenda com a gente como obter resultados mais rápidos com uma estratégia de inbound marketing.

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