Técnicas de marketing digital: conheça as tendências para 2020!
Sim, é isso mesmo que você entendeu pelo título: 2019 mal acabou e já vamos falar do próximo ano.
Isso porque o Marketing Digital não para de conquistar espaço dentro do mundo moderno e os impactos que ele apresenta às empresas que o adotam são nítidos.
Por isso, conhecer as tendências da área é importante para que o seu negócio seja visto por todos os seus clientes.
Sendo assim, elaboramos este conteúdo com as principais técnicas de marketing digital para você aplicar em 2020 e dominar o mundo da web. Confira:
Conhecer as técnicas de marketing digital que vão dar o que falar em 2020 é fundamental para começar o ano na frente da concorrência. Afinal de contas, só quem antecipa suas ações de marketing digital prova que está preparado para atender o seu público em qualquer situação.
Conheça as principais estratégias de marketing digital para 2020
Como você bem sabe, o Marketing Digital está em constante evolução e, para que a sua empresa obtenha os resultados desejados na web, é preciso sempre acompanhá-lo.
E para que você consiga se manter atualizado, elaboramos a lista a seguir, na qual reunimos as 9 principais técnicas de marketing digital para 2020.
Todas essas ações de marketing digital foram escolhidas a dedo pelos nossos especialistas, então, você não pode deixar de conhecê-las para começar 2020 com o pé direito.
Confira:
Tendência 1: Negócios que buscam soluções próprias
Segundo os nossos especialistas, a primeira tendência de 2020 é a busca de soluções próprias em Marketing Digital por grande parte das empresas.
Isso porque, independente do seu porte, as corporações estão assumindo total controle das ações de marketing digital, a fim de reduzir os custos da divulgação de produtos e serviços.
Por isso, o mercado está promissor para quem vende essa solução, bem como para quem procura, uma vez que hoje é possível encontrar várias opções.
Além disso, também cresce a demanda por profissionais que saibam manusear essas ferramentas para, assim, criar uma nova cultura entre os colaboradores.
Tendência 2: Google Meu Negócio
Quem não deseja aparecer logo na primeira página do Google? E isso já possível – e de graça – se você contar com uma ajudinha do Google Meu Negócio!
Uma das melhores técnicas de marketing digital, essa plataforma vem recebendo novos recursos quase que todo mês e promete agitar a web em 2020.
Mas até agora, o que temos é que sempre que um usuário pesquisar sobre o seu estabelecimento, ele vai encontrar:
- Descrição do seu negócio no topo da página;
- Endereço;
- Avaliações feitas por outros clientes;
- Mapa para ajudar o público chegar até você.
Sendo assim, o Google Meu Negócio não pode ficar de fora de suas ações de marketing digital para 2020.
Tendência 3: SEO
Entre as grandes estratégias de marketing digital para 2020 está o Search Engine Optimization, conhecido como SEO ou ainda Otimização para Mecanismos de Busca.
Com essa técnica já bastante consolidada, você é capaz de otimizar a sua página da web e conseguir proporcionar uma boa experiência ao usuário.
Tudo isso ainda tem como objetivo te ajudar a conquistar um bom posicionamento nas páginas de resultados do Google, a fim de aumentar o seu poder de alcance.
Mas para conseguir se manter atualizado segundo as alterações no algoritmo do mecanismo de busca, é preciso contar com ferramentas capazes de te dar esse suporte.
Nesse sentido, essa dica vai de encontro com a primeira tendência que apresentamos neste conteúdo, uma vez que uma boa plataforma de marketing digital oferece recurso de SEO.
Assim, você não precisa investir tanto em mídias pagas, uma vez que o tráfego orgânico também atrai visitantes qualificados.
Tendência 4: Uso de influenciadores digitais
Embora seja pouco difundida entre pequenas e médias empresas, o uso de influenciadores digitais também é uma das principais ações de marketing digital para 2020.
Caso você não saiba, influenciadores digitais são pessoas que têm um grande poder de influenciar pessoas por meio das redes sociais, como o Instagram e o YouTube, por exemplo.
Nesses canais, eles são conhecidos por falar de muitos assuntos, como educação, humor, saúde, alimentação, entre outros temas que podem contemplar o seu empreendimento.
Sendo assim, com essas personalidades você será capaz de fazer a divulgação dos seus produtos e serviços diretamente para o seu público-alvo.
E falando em público, é importante checar se o influenciador digital possui realmente uma audiência semelhante a sua, além de ter uma forte credibilidade dentro do mercado.
Para saber como aproveitar todo o potencial de mais essa entre as boas técnicas de marketing digital em 2020, confira nosso conteúdo sobre influenciadores digitais.
Tendência 5: Pesquisas por voz
Provavelmente, você já deve ter se deparado com a Siri, da Apple, com a Alexa, da Amazon ou até com o Google Assistente.
E todos eles têm algo em comum: são considerados assistentes virtuais inteligentes, cuja interação acontece pela fala.
Cada vez mais populares entre o público, em 2020 cerca de 50% das pesquisas serão realizadas por voz, de acordo com dados apresentados pela ComScore.
Ou seja, isso significa que as marcas realmente precisam rever as maneiras como os processos de busca são feitos atualmente para se adequar a essa tendência.
Tendência 6: Vídeos
Os vídeos são uma das ações de marketing digital mais utilizadas entre as empresas, principalmente dentro das redes sociais.
Isso porque com eles, é muito mais fácil transmitir de forma didática informações úteis a respeito do seu setor de atuação.
Não à toa, o YouTube já conta com cerca de 1,8 bilhão de usuários ativos mensalmente, só para se ter uma ideia.
Além dele, o Facebook e o Instagram também despontam como outras grandes plataformas de apresentar os seus produtos e serviços aos clientes.
Tendência 7: Webinars
Os webinars também são uma das grandes estratégias de marketing digital, pois ajudam a aumentar o faturamento da sua empresa e da sua cartela de clientes.
Servindo de abreviação para o termo web based seminar, que em português significa seminário feito na internet, essa ação é fundamental para facilicar a conversão com todos os seus consumidores.
Especialmente quando os mesmos se encontram na última etapa do funil de vendas, da qual significa que o indivíduo já decidiu qual produto comprar.
Com os webinars, abordagens mais diretas a respeito dos seus produtos e serviços podem ser feitas, convencendo o cliente e até a sua própria empresa que essa é uma das melhores ação de marketing digital em 2020.
Tendência 8: O email marketing
O email marketing é uma das melhores técnicas de marketing digital para se investir em 2020, sem sombra de dúvidas.
Isso porque ele é um dos principais canais para se comunicar com todos os consumidores da sua marca.
No entanto, esse tipo de marketing só será útil se você souber realmente personalizar todos os emails enviados, segmentando o grupo de pessoas do qual se interessa por uma determinada promoção.
Para isso, você precisa ter em mente algum software de automação de marketing, que explicaremos com mais detalhes no tópico seguinte.
Tendência 9: Automação de marketing
A última tendência que vamos mencionar é a automação de marketing, que está cada vez presente nas empresas para aplicar de forma eficaz as estratégias de marketing digital.
Isso porque como estamos cada vez mais ocupados com toda a rotina, ter uma ferramenta capaz de otimizar todas as técnicas de marketing digital é fundamental.
Por exemplo, com as ferramentas de automação de marketing, você consegue disparar campanhas de email marketing para quantos segmentos do seu público for necessário.
Além do mais, é permitido que você faça a programação de todas as publicações nas redes sociais de uma única vez, sem se preocupar o dia todo com isso.
Assim, podemos dizer que a automação de marketing é uma das melhores estratégias de marketing digital para você economizar tempo e dinheiro!
Já sabe quais são as principais técnicas de marketing digital para 2020? Então chegou o momento de praticá-las!
Neste conteúdo, você conhece as melhores técnicas de marketing digital para você investir em 2020.
A começar pelo fato de que as empresas estão procurando soluções capaz de otimizar tempo e diminuir custos para melhorar seus resultados.
Para não ficar de fora de nenhuma outra tendência, você deve virar os seus olhos para o futuro do marketing, sem deixar de colocar práticas essas dicas que deixamos aqui.
E se você quiser conhecer outras estratégias de marketing digital, recomendamos a leitura do nosso conteúdo sobre melhores técnicas de marketing digital.
Bons negócios!