Como gerar leads qualificados nas redes sociais? Conheça 4 passos infalíveis
Você sabe como gerar leads qualificados com as redes sociais? Não? Pois entenda que mais de uma década depois, esses canais online evoluíram e se transformaram em meios eficazes de encontrar potenciais clientes e fazer negócios, e quem não reconhece o seu potencial sai atrás da concorrência
É inegável o poder das redes sociais a internet, especialmente no mundo dos negócios, uma vez que elas são excelentes canais de divulgação de produtos e serviços.
Com elas, fica até difícil descobrir como gerar leads qualificados, pois são tantas opções de mídias disponíveis que é preciso de pesquisas aprofundadas sobre a sua persona para entender em quais ela está.
Por isso, neste post resolvemos criar um passo a passo para você conseguir novos potenciais clientes para o seu negócio utilizando as redes sociais.
Aqui, pretendemos mostrar dicas para as três principais mídias do momento: Facebook, Instagram e LinkedIn.
Temos certeza que muitos problemas serão solucionados após essa leitura!
Então, vamos nessa?
Passo 1: Descubra quais as redes sociais certas para os seus clientes
Para saber quais redes sociais você deve investir, primeiro você precisa ter as personas do seu negócio muito bem definidas.
Isso porque graças as pesquisas feitas para desenvolver o perfil semi fictício do seu cliente ideal, é possível conhecer os hábitos e preferências do público, o que possibilita saber melhor como gerar leads qualificados.
Ficou confuso? Então vamos supor que você tenha um restaurante e a sua persona seja a Mayara, uma aspirante a chef de cozinha e que procura por inspirações.
Pensando nela e na divulgação da sua empresa, qual é a melhor rede social para encontrá-la?
Nesse caso, como estamos falando de comida, diríamos que a melhor mídia para a Mayara seja o Instagram, pois é onde ela encontrará fotos e vídeos rápidos de seu interesse.
Para entender ainda mais sobre persona, a nossa dica de leitura é o nosso conteúdo que te mostra como criar persona a fim de virar referência no setor!
Passo 2: Entenda as possibilidades que as redes sociais oferecem
Agora que você já sabe que deve focar seus esforços nas redes sociais mais utilizadas pela sua persona, agora é hora de entender como gerar leads qualificados dentro das redes sociais.
Para tanto, veja as características de cada uma delas:
A rede social normalmente é vista como um canal de divulgação e relacionamento de empresas B2C (business to customer), mas afinal, como gerar leads no Facebook?
Antes de descobrir a resposta, primeiro é preciso levar em consideração que:
- Um mar de gente tem conta no Facebook;
- A segmentação da rede social é poderosa.
E para que as nossas palavras não sejam perdidas com o sopro do vento, veja 3 maneiras para entender como gerar leads no Facebook:
Grupos
Os grupos são ótimas fontes para você descobrir como gerar leads no Facebook, pois permitem a divulgação de conteúdo útil e relevante para o público certo.
Gratuitos, neles é possível encontrar grupos de interesse para divulgar informações a respeito do seu negócio de forma simples é fácil.
Mas para que tenha sucesso na estratégia, a dica que damos é criar uma chamada atrativa para cada conteúdo publicado nesse ambiente do Facebook.
Facebook Ads
O Facebook Ads é definitivamente um dos melhores canais para encontrar a sua audiência, seja a sua empresa B2B ou B2B.
Com ele, você consegue criar anúncios de forma bastante prática para um grupo específico de pessoas, aumentando suas chances de sucesso.
No entanto, é fundamental que a oferta proposta pela sua marca no Facebook Ads seja bastante específica, a fim de direcioná-la para um único objetivo, sem dispersar o tráfego.
Fan Page do Facebook
A fan page da sua empresa com certeza é um dos canais mais utilizados por quem quer saber como gerar leads no Facebook.
Isso porque com ela você consegue manter uma comunicação com pessoas que curtiram o que a sua empresa tem para oferecer a elas.
Para tanto, por meio das postagens é possível direcionar o público para o seu blog ou site, incluindo para outras ofertas.
Outro ponto interessante para potencializar as publicações na fan page é explorando as segmentações, que fazem você se relacionar com as pessoas certas.
Além disso, saber os horários e quantas vezes por dia é necessário para publicar um conteúdo ajuda no engajamento com a audiência.
O LinkedIn não para de crescer e, por conta disso, diversos empresários se perguntam “como gerar leads no LinkedIn?”.
Como há a possibilidade de fazer tanto um perfil pessoal quanto uma company page, da qual é voltada para a sua empresa, a geração de potenciais consumidores fica muito mais fácil.
Para entender melhor sobre o tema, confira os próximos tópicos:
Divulgue conteúdos no LinkedIn
A criação de conteúdos no LinkedIn não para de conquistar pessoas, tendo como principal vantagem a qualificação da audiência.
Mas antes de qualquer coisa, certifique-se de que você tem um número relevante de conexões e seguidores, para começar a nutri-los com os conteúdos adequados.
Por isso, lembre-se de fazer a divulgação do blog e site da sua empresa de forma estratégica na plataforma, facilitando o entendimento de como gerar leads no LinkedIn.
LinkedIn Ads
Muitas pessoas que estão no LinkedIn não se encontram em outras redes sociais.
Por isso, fazer anúncios nesta mídia é uma maneira de aproveitar negócios e encontrar uma audiência pouco explorada.
Desse modo, fica muito mais simples descobrir como gerar leads no LinkedIn.
Para saber como fazer isso, confira nosso conteúdo sobre como anunciar no LinkedIn Ads e fique craque no assunto!.
Grupos
Os Grupos da rede social são outras ótimas oportunidades para conseguir descobrir como gerar leads no LinkedIn.
Isso porque eles funcionam quase como os Grupos do Facebook, com a diferença de que o LinkedIn é voltado para profissionais de diversos segmentos.
Por isso, a dica mais importante aqui é oferecer conteúdo útil e relevante para todas as pessoas de acordo com os seus interesses.
Como gerar leads no Instagram? Essa rede social é indicada para empresas que desejam divulgar fotos e vídeos dos seus produtos e serviços.
No entanto, é possível notar que a rede social, agora pertencente ao Facebook, não é muito amiga dos links.
Isso porque no próprio Stories é preciso alcançar a marca de 10.000 seguidores para ativar os links.
Mas partir do momento em que você consegue ativar o link dos Stories, saber como gerar leads no Instagram fica muito mais fácil.
Instagram Ads
A rede social faz desaparecer as limitações orgânicas quando o assunto é como gerar leads no Instagram.
Desse modo, fica muito mais simples mandar todos os seus seguidores a uma Landing Page.
Se você quiser saber como gerar leads no Instagram Ads, confira nosso conteúdo sobre o tema!
Passo 3: Saiba quais materiais ricos gerar para as suas personas
Materiais ricos são a base para quem deseja descobrir como gerar leads qualificados.
Isso porque eles feitos para nutrir os seus contatos, de modo a educá-los cada vez mais para fechar uma compra com a sua empresa.
Além disso, eles são uma excelente moeda de troca na hora de pedir os dados dos visitantes em um formulário ou landing page.
Para tanto, os materiais ricos mais usados são ebooks, webinar, whitepapers e infográficos, pois eles são didáticos e podem ser lidos ou vistos a partir até de um dispositivo móvel.
Mas para que eles sejam eficientes, não se esqueça de produzir conteúdos que condizem com as preferências da sua persona, seja na linguagem quanto nos temas de interesses.
Com isso, fica mais fácil a tarefa de como gerar leads qualificados, ainda mais se você conhecer o próximo passo.
Passo 4: Descubra quais visitantes podem se tornar leads
Depois de conhecer bem quem é a sua persona e compreender em quais redes sociais ela pode estar, é necessário fazer com que os visitantes passem a ser leads, certo?
Por sorte, as Landing Page são ótimas fontes de conversão dentro das redes sociais.
Isso porque os seus seguidores não precisam sair das redes sociais para preencher um formulário, caso contrário eles desanimariam de acessá-la.
Além disso, há também a possibilidade de deixar que seus leads utilizem seus dados de cadastro nas redes sociais para completar o formulário.
Dessa forma, a tarefa de como gerar leads qualificados fica muito mais prática e o usuário não encontra desculpas para não compartilhar suas informações com você.
Já sabe como gerar leads qualificados nas redes sociais? Então potencialize a sua marca!
Neste conteúdo nós vimos que há muitas possibilidade de saber como gerar leads no Instagram, no Facebook e no LinkedIn.
Isso porque saber como gerar leads no Facebook pode depender muito de como você se relaciona com o seu público na rede social.
Já a ideia de como gerar leads no LinkedIn parte do princípio de que os usuários presentes nele são apenas profissionais.
Enquanto entender como gerar leads no Instagram tem como principal objetivo a parte de divulgação de imagens e vídeos de um produto ou serviços.
No fim das contas, tudo vai depender de planejamento e da relevância que você pode dar a esses consumidores.
Portanto, não deixe de criar conteúdos que sejam capaz de educar os seus usuários para também saber como gerar leads qualificados.
E se você quiser saber como melhorar seus resultados, confira nosso conteúdo sobre como Dica de leitura para potencializar a sua estratégia de inbound marketing.