Marketing indireto: o poder do invisível em suas mãos

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Publicado: 25 de outubro de 2019 | Atualizado: 4 de março de 2020.

O Marketing Indireto pode ser a melhor alternativa para aumentar as vendas dos seus produtos e serviços sem invadir a privacidade dos seus clientes. Quer entender melhor como ele funciona? Então continue conosco!

É normal se deparar com consumidores que reclamam diariamente da invasão de empresas em suas rotinas.

Principalmente quando elas interrompem um filme com uma propaganda ou liberam um pop-up durante a leitura de um conteúdo na internet.

Tal atitude, ao invés de ajudar, atrapalha e faz com que clientes sejam perdidos, ajudando a empresa a ter uma má reputação ainda.

E para que você consiga evitar estar na lista, o recomendado é focar em métodos indiretos de divulgação.

Isso porque eles servem como uma capa da invisibilidade para você propagar os seus produtos e serviços sem prejudicar a sua imagem.

Mas para tanto, primeiro você precisa saber o que é Marketing Indireto. Então, confira os próximos tópicos e entenda de uma vez por todas esse conceito!

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O que é Marketing Indireto?

Tente se lembrar de um produto, serviço ou marca que apareceram em um filme, uma série ou uma novela que você assistiu recentemente.

Consegue perceber como esses elementos foram introduzidos sutilmente à trama?

Isso é o Marketing Indireto, o qual também é conhecido como Marketing Invisível, uma vez que o anunciante divulga o que tem a oferecer sem focar no apelo publicitário.

Em outras palavras, com o Marketing Indireto objetos de promoção são colocados como coadjuvantes, de modo subliminar.

Ou seja, é o Marketing Invisível que possibilita que o consumidor não seja invadido, garantindo, assim, maior aceitação de um determinado produto ou serviço no mercado.

Além disso, o objetivo do Marketing Indireto é fazer com que clientes não se esqueçam de uma marca na hora que estão em uma loja ou procurando produtos na internet.

Isso porque o subconsciente é ativado para relembrar a determinada passagem da qual o material foi mostrado.

Normalmente, o Marketing Indireto não trabalha com verbos no imperativo, como “compra”, “aproveita”, entre outros.

Aliás, quando as ações são focadas nesses verbos, elas podem ser classificadas como Marketing Direto.

Para entender melhor a diferença entre Marketing Direto e Indireto, confira o tópico abaixo:

Descubra qual a diferença entre Marketing Direto e Indireto

Agora que você sabe o que é Marketing Indireto, fica muito mais simples explicar a diferença entre essa estratégia e o Marketing Direto.

Em primeiro lugar, é preciso deixar claro que o Marketing Indireto se estabelece como uma das alternativas para que as pessoas não se cansem de uma determinada marca.

Até porque o Marketing Direto tem um apelo mais convencional que, às vezes, é considerado agressivo por grande parte dos consumidores.

Afinal, todos os dias nos deparamos com propagandas e chamadas de ação cansativas, as quais os usuários criam uma resistência por elas automaticamente.

Como todas as ações do marketing indireto acontecem de forma a não serem notadas pelo público-alvo, fica mais difícil o mesmo rejeitar uma campanha publicitária.

Ainda assim, mesmo que haja diferenças entre Marketing Direto e Indireto, a sua empresa não pode deixar de utilizar o primeiro para promover o lançamento de um produto ou serviço, por exemplo.

Portanto, a dica é que você não usufrua somente do Marketing Invisível, mas que você una as estratégias dele com as do Marketing Direto.

Saiba como utilizar o Marketing Indireto no seu negócio

Enfim, você sabe o que é Marketing Indireto e qual a diferença dele para o Marketing Direto.

Sendo assim, já pode começar a pensar em incrementar as suas estratégias de marketing digital com o Marketing Invisível para potencializar os resultados do seu negócio.

Para facilitar esse trabalho, veja como utilizar o Marketing Indireto no negócio:

1. Conheça o público-alvo

Aqui no blog da Ideal Marketing nós sempre falamos em conhecer de cabo à rabo o público-alvo da sua empresa. E não falamos isso à toa.

Isso porque para que você consiga ter sucesso com o Marketing Invisível, é necessário ter pleno conhecimento para quem direcionar uma mensagem.

Portanto, a dica que damos aqui é saber o que o seu cliente gosta, qual a sua idade, o seu perfil social, entre outras informações relevantes.

Assim, você passa a entender melhor o que é Marketing Indireto e como elaborar um processo eficiente para divulgar os seus produtos e serviços.

Por isso, faça pesquisas de mercado com os seus clientes atuais para colher informações necessárias e entenda o nível de satisfação dos mesmos, com certeza isso te ajudará a descobrir novos leads.

2. Saiba onde o cliente está

Bem, agora que você sabe como é importante conhecer o público-alvo da sua empresa para fazer Marketing Indireto corretamente, também é preciso saber onde o seu cliente está.

Como você colheu informações dos seus clientes por meio de pesquisas, fica mais fácil entender se você deve usar Marketing Direto e Indireto.

Afinal, os dados coletados servem para que você saiba se o seu público gosta de ler uma revista impressa ou assistir uma série o dia inteiro, por exemplo.

Ou seja, a partir desse momento, você consegue pensar se o Marketing Invisível pode ser usado na estratégia de divulgação de uma campanha.

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Mais um conteúdo para conta! E ficamos felizes em terminá-lo e saber que ele pode ser útil para você focar em estratégias de marketing direto e indireto.

Aqui, você conseguiu saber o que é Marketing Indireto e quais as diferenças dele para o Marketing Direto.

Além disso, conseguiu conhecer alternativas de como implantar o Marketing Indireto no negócio, de maneira rápida, fácil e prática.

Uma empresa que foca a sua estratégia no marketing indireto dá aos seus clientes a oportunidade de ter a liberdade necessária para adquirir um produto ou serviço.

Até porque esses consumidores não serão forçados a absolutamente nada.

Por isso, se a intenção é dar a liberdade que os seus clientes merecem para escolher o que você tem a oferecer a eles, recomendamos a leitura de mais um conteúdo, no caso, sobre tipos de marketing.

Bons negócios!

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