Call to Action: conheça técnicas infalíveis para você converter mais leads!
O call to action é um dos elementos-chave para empresas que querem converter mais com o Marketing Digital. O melhor de tudo? É que com conteúdo a seguir você vai descobrir de forma simples como otimizar sua geração de leads!
O Marketing Digital oferece um mundo de oportunidades para quem deseja lucrar mais gastando bem pouco.
Mas para que os resultados sejam realmente efetivos, você precisa conhecer técnicas fundamentais dessa metodologia.
E uma delas é o call to action, que também é conhecido como chamada para ação, que é essencial para a conversão de leads.
Quer aprender como fazer call to action? Então fica ligado neste conteúdo!
Resumindo o que é Call to Action
Se você precisar chamar a atenção do leitor do blog ou site da sua empresa, então crie um CTA.
Isso porque esse simples botão que vai fazer com que uma pessoa execute a ação que você mesmo determinou para ela.
De que ação estamos falando?
Por exemplo, se você quiser que esse leitor baixe um ebook, é só criar um CTA. Ou se preferir que ele conheça um novo produto, basta elaborar um call to action.
Para tanto, insira um botão ou um link em um texto que leve o usuário a um formulário, landing page ou página de compra para levá-lo a destinação que deseja.
Só que para conseguir ter sucesso na sua estratégia, é preciso saber como fazer call to action persuasivo!
E é exatamente esse o assunto do próximo tópico! Vamos lá?
6 técnicas infalíveis para criar um call to action
Para que uma estratégia de marketing digital dê os resultados que você espera para a sua empresa, é preciso ter conhecimento de como fazer call to action.
Afinal, estamos tentando fazer com que o leitor execute uma ação desejada pelo seu empreendimento.
E para você criar um botão CTA perfeito, dá só uma olhada nessas técnicas infalíveis para fisgar um potencial cliente de jeito.
1. Seja direto na linguagem
Uma linguagem adequada é aquela que a persona do seu empreendimento realmente compreende.
Aliás, se você chegou aqui, provavelmente já deve ter bem definido o perfil semi-fictício do seu cliente ideal por meio de pesquisas entre seus atuais consumidores, a fim de entender seus hábitos e preferências.
No mais, o importante é ser direto e persuasivo com os textos de um call to action, assim o leitor entende facilmente em que ponto você deseja chegar.
Não à toa, é recomendado a aplicação de técnicas de escrita como gatilhos mentais de urgência e de copywriting, incluindo o uso de verbos no imperativo, como podemos ver a seguir:
- “Quero conhecer”;
- “Faça o download”;
- “Baixe agora”.
2. Insira-os em um bom local
Para você inserir o seu call to action em um bom local, é essencial lembrar-se do objetivo de cada página do blog ou site da sua empresa.
Afinal, quando temos um objetivo para cada uma delas, significa que precisamos pensar em uma segunda etapa para continuar a captar mais leads para o negócio.
Por exemplo, há muitas páginas de diversos sites que pedem para que visitantes baixem materiais ricos ou vejam um determinado produto.
Partindo dessa ideia, é necessário dar ao visitante uma oportunidade de conhecer mais do que você falou no conteúdo.
Por isso, é importante inserir um call to action em uma posição estratégica nas páginas que tenham o objetivo de converter.
Se você não tem certeza de onde colocar o CTA, realizar um Teste A/B é uma excelente solução para escolher o melhor.
3. Escolha as cores certas
Quando você for criar um CTA, lembre-se que ele deve ser a cara da sua marca.
Além disso, o botão precisa estar em sintonia com as páginas das quais ele será colocado.
Por isso, faça a escolha de uma cor que dê a sensação de harmonia, sem se esquecer de ser chamativo.
No fim das contas, você vai perceber que não há uma cor certa na hora de criar uma chamada para ação, pois o importante é sempre colocá-la no contexto do seu negócio.
4. Coloque imagens chamativas
Muitas vezes, as imagens falam mais do que palavras.
Por esse motivo, inserir imagens pode chamar a atenção da pessoa que está acessando uma de suas páginas.
Além de ser muito mais chamativa, uma imagem – quando bem escolhida – pode passar a credibilidade da marca.
Sendo assim, escolha aquelas que tenham o poder de converter visitantes em possíveis clientes.
5. Passe senso de urgência
Quando você pensar em fisgar um potencial cliente dos seus produtos ou serviços, lembre-se: crie um senso de urgência.
Até porque o mercado não está para peixe, e quando consegue alertar essa pessoa que você tem uma boa solução para mostrar para ela, pode ter certeza que o seu negócio é um grande animal marinho.
Em outras palavras, tente encontrar termos que façam o leitor executar uma ação, como “agora”, “já” e “hoje”.
Com isso, você consegue despertar nele o desejo de urgência e ele não pensará duas vezes antes de aceitar a sua oferta para não perder essa oportunidade única.
6. Analise os resultados do CTA
Analisar a taxa de clique de um call to action é fundamental para medir o sucesso desse botão.
Isso porque muitas pessoas podem passar no blog ou site da sua empresa, mas quantas delas realmente clicaram no CTA?
Para conseguir captar essa métrica, é recomendado usar o Google Analytics, que pode te dar essa e outras informações sobre o seu call to action.
Com isso, você consegue mensurar o seu desempenho e ainda providenciar um Teste A/B a fim de descobrir melhores alternativas para otimizar seus resultados.
Sabe o que falta agora para você? Criar um Call to Action matador!
Com o fim deste conteúdo, temos a certeza que você sabe agora como criar um call to action matador e que chame a atenção de todos os leitores do blog ou site da sua empresa.
Para facilitar o seu trabalho, recomendamos que você visite outros sites e preste muita atenção nos emails marketing que chegarem à sua caixa de entrada.
Com isso, você com certeza terá uma grande margem para se inspirar constantemente.
E falando em inspiração, recomendamos que leia um outro conteúdo aqui do blog para aprender como obter resultados mais rápido graças a uma estratégia de Inbound Marketing.
Bons negócios!