Estratégias de marketing digital para clínicas: Como o chatbot pode potencializar seus resultados?
Por: Ideal Marketing
Publicado: 11 de setembro de 2019 | Atualizado: 24 de fevereiro de 2023.
O marketing digital tem sido cada vez mais utilizado pelas clínicas e consultórios, ajudando a atrair mais pacientes e a diferenciar as marcas, ao criar uma conexão forte com o público.
Porém, na hora de potencializar as estratégias de marketing digital, muitos gestores ainda não se atentaram para o uso dos chatbots.
Esses robôs a base de inteligência artificial conseguem automatizar várias funções, melhorar o relacionamento com os pacientes e diferenciar o seu negócio, trazendo resultados impressionantes como aumento no número de agendamentos e ROI mais positivo das ações.
Ainda não está claro como essa solução é capaz de ajudar a sua clínica? Continue a leitura!
O que são e como funcionam os chatbots?
Como dissemos na introdução, os chatbots são robôs que utilizam a inteligência artificial para conversar com os usuários.
Eles podem ser usados em uma série de funções, como SAC, atração e captação ativa de leads, preparo e nutrição dos leads, tira-dúvidas e ponto de contato.
Em instituições de saúde, esses chatbots têm sido usados de maneiras bem interessantes, oferecendo dicas e tirando dúvidas dos pacientes.
E também de forma mais ativa, como: agendando consultas, alterando e remarcando datas, enviando cuidados básicos pré e pós tratamentos ou exames, entre outras ações.
Os chatbots podem funcionar tanto no site da sua clínica como nas redes sociais, como no Instagram ou no Facebook Messenger.
E algumas dessas tecnologias são sincronizadas com o Google Agenda, o que permite que os agendamentos sejam automaticamente adicionados às agendas dos profissionais, de acordo com os dados liberados por cada consultório, como dias e horários vagos na semana.
Quais as vantagens de usar um chatbot na estratégia de marketing digital da minha clínica?
Depois de ler o tópico anterior, ficou mais fácil perceber algumas vantagens importantes que o chatbot oferece para as clínicas e instituições de saúde, não é mesmo?
Vamos ver algumas em detalhes.
Experiência do cliente
A experiência do cliente é um ponto muito importante nas estratégias de marketing e ela envolve todo o tipo de contato do seu paciente com a sua marca.
Isso significa não apenas as ligações telefônicas para suas secretárias, mas também os comentários nas redes sociais e demais interações.
Um chatbot funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana. Ou seja, a qualquer momento que o seu paciente ou lead quiser entrar em contato com a sua clínica, ele conseguirá.
Assim, você oferecerá uma experiência muito melhor a essas pessoas.
Elas poderão agendar ou remarcar consultas, tirar dúvidas usuais (localização, preços, formas de tratamento, horário de funcionamento etc.) e interagir de uma maneira mais dinâmica com a sua marca.
Alguns chatbots no mercado conseguem até mesmo responder aos comentários nas redes sociais.
Você poderá programar uma mensagem padrão e o chatbot entrará em contato com essas pessoas para iniciar uma conversa, melhorando significativamente a experiência desses usuários com a sua marca, que oferecerá um atendimento dinâmico, rápido e preciso.
Além disso, o chatbot ajuda a resolver um problema muito usual nos atendimentos das instituições de saúde: o telefone ocupado.
Não tem nada pior para um paciente do que tentar entrar em contato com a sua clínica e não conseguir, ou ficar horas tentando agendar uma consulta, por exemplo.
O chatbot é um canal mais rápido e eficaz nesse sentido, oferecendo autonomia e liberdade para o paciente, desafogando as suas atendentes.
Outra função interessante desses robôs é o envio de lembretes de consultas, reduzindo o no-show e oferecendo uma experiência ainda melhor para o paciente.
Micro-Momentos
Os micro-momentos fazem parte das mudanças no perfil do consumidor. De acordo com os dados do Google, 94% dos usuários de smartphones realizam buscas na internet enquanto estão em meio a tarefas – e 80% dos brasileiros usam os celulares para pesquisarem sobre produtos ou serviços que desejam comprar.
Isso significa que, muito provavelmente, seus pacientes lembram de agendar consultas quando estão realizando outras tarefas, como aguardando o transporte público, andando de elevador ou em uma sala de espera.
Se você possui um chatbot atrelado às suas estratégias de marketing, poderá aproveitar melhor esses micro-momentos, trazendo facilidades aos seus pacientes e aumentando o número de agendamentos.
Afinal, é muito mais fácil agendar uma consulta, por exemplo, por um chat de conversa enquanto você navega na rede social do que ter de ligar para a clínica ou até se deslocar pessoalmente ao local.
Redes sociais
Os chatbots, além de serem usados no site da sua clínica, também podem ser associados às páginas nas redes sociais, especialmente no Faceboook – a rede social mais usada no mundo e também no Brasil.
Quem trabalha com marketing digital sabe o quanto é importante investir em ações nas redes sociais, oferecendo conteúdo rico e informativo aos pacientes.
Mas na hora de oferecer um feedback a essas pessoas, muitas clínicas ainda deixam a desejar.
Como dissemos, existem chatbots no mercado que conseguem responder a essas interações, levando o lead para o Facebook Messenger e oferecendo uma atenção diferenciada.
Você poderá programar o robô para responder dúvidas, oferecer materiais ricos ou entrar em contato com a clínica, dependendo do estágio do funil em que ele se encontra.
Outra possibilidade é agregar essa função nos seus anúncios no Facebook.
Assim, cada vez que um usuário responder ao seu anúncio, o chatbot fará a automação desses leads, enviando mais informações ou tirando dúvidas dessas pessoas – o que favorece a conversão.
Custos menores
Apesar de todos esses benefícios, muitos profissionais da saúde ainda acreditam que o chatbot é uma solução cara e difícil de ser usada.
Isso não é verdade. Pelo contrário, os chatbots ajudarão você a economizar.
Isso porque você conseguirá oferecer um atendimento mais efetivo ao seu paciente (24×7) sem ter que contratar mais atendentes e ter todos os custos que uma central de telemarketing traria ao seu negócio.
Além disso, com todas essas funções, você consegue aumentar o ROI das suas estratégias digitais, fazendo com que as suas ações sejam mais proveitosas e o seu investimento mais bem aplicado.
Como usar um chatbot para minha clínica ou consultório?
Já está convencido de que um chatbot é capaz de potencializar os resultados das suas estratégias de marketing digital?
Pois saiba que para conseguir todos esses benefícios, é muito importante encontrar uma solução adequada.
Assim, a principal dica é buscar por um chatbot que seja especializado no setor de saúde, ou seja, que tenha sido desenvolvido compreendendo todos os pormenores desse setor, como os cuidados com a atenção aos pacientes e o que ditam os códigos de ética.
Também confira em quais locais o chatbot funciona, como no site da sua clínica, nas redes sociais (Facebook e Instagram) ou em ambos.
Depois de encontrar a melhor solução, é hora de pensar em ações que ajudem essa ferramenta a ser útil na sua estratégia, como:
- realizar anúncios no Google Adwords para aumentar o tráfego no seu site (e fazer com que mais pessoas usem essa solução);
- otimizar seus anúncios no Facebook ou no Instagram para que o chatbot possa ajudar a interagir com os usuários;
- divulgar o novo canal de autoatendimento para sua lista de contatos e pacientes, explicando como a solução funciona e educando essas pessoas para o uso;
- investir em bons conteúdos tanto para as redes sociais como para o seu blog, de modo que os seus seguidores criem vínculo com a sua marca, aumentando as
- chances de você ser lembrado quando essas pessoas precisarem de algo;
- no Instagram, incluir o link do chatbot ao invés do site na bio, assim você conseguirá aumentar o número de agendamentos e conversões;
- realizar um monitoramento frequente das métricas para entender o que pode ser melhorado nas suas estratégias e também no uso do chatbot.
Conclusão
Como você viu, os chatbots são excelentes opções para melhorar o relacionamento com os públicos de clínicas, consultórios e outras instituições de saúde.
Afinal, esses robôs oferecem um atendimento diferenciado, melhoram o contato com seus seguidores e ajudam a aumentar o número de agendamentos.
São muitas as maneiras de utilizar essa solução, mas é sempre fundamental ficar de olho nas características e exigências do seu público, pensando em formas de tornar a vida dessas pessoas mais simples.
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Conteúdo produzido por Cloudia.