Inovação de Marketing para Empresas: Como Fazer para Grandes Empresas?
Por: Ideal Marketing
Publicado: 6 de setembro de 2019 | Atualizado: 24 de fevereiro de 2023.
Quer aumentar a competitividade e ter melhores resultados? Veja algumas opções de inovação de marketing para empresas e entenda seu funcionamento!
A inovação é essencial para o sucesso de qualquer empreendimento. É por meio do desenvolvimento de soluções disruptivas que é possível se destacar, vencer a concorrência e melhorar a performance. Então, falar em inovação de marketing para empresas faz todo o sentido.
Só que em vez de apenas ficar de olho nas tendências, é essencial pensar em participar de um ecossistema de inovação. Desse modo, dá para garantir que o empreendimento chegue mais longe e traga novos resultados além da divulgação.
Para se convencer sobre a importância de buscar novas alternativas, veja algumas opções de inovação de marketing para empresas e entenda seu funcionamento!
Produtos Freemium
O conceito de produtos freemium se consagrou nos últimos anos, mas ainda é uma forte tendência de inovação — tanto de marketing, quanto de negócios. Afinal, essa modalidade permite oferecer algo gratuito, mas com funções extras e que são pagas.
O grande benefício é que dá para conquistar e consolidar o público que não quer pagar nada para usar o serviço ou elementos básicos. É diferente de uma versão de testes, com período limitado e que acaba “expulsando” parte de seus usuários.
Nessa modalidade, quem aproveita o plano gratuito pode ter uma experiência completa sobre o produto e, assim, construir uma opinião sobre ele. Se nunca desejar usar os recursos avançados, poderá permanecer na modalidade sem custos.
Por outro lado, é um jeito de agregar valor ao serviço. Com o bom cenário gratuito, as pessoas se sentem estimuladas a explorar ainda mais, por meio do plano pago. É o que acontece com serviços de streaming de música, que trazem boa experiência no gratuito, mas oferecem um controle maior no pago.
Coolpon
Quem não gosta de desconto, ofertas gratuitas e propostas diferenciadas? A verdade é que a maioria dos consumidores gostaria de obter vantagens extras na hora da compra. O assunto é tão importante que quase 40% dos brasileiros trocariam os próprios dados para ter acesso a preços menores. Impressionante, não é?
Ao mesmo tempo, é preciso pensar em uma concreta inovação de marketing para empresas. Afinal, apenas oferecer os descontos não gera destaque.
É nesse cenário em que surge a proposta de coolpon. Trocadilho entre “cool” (“legal”, em inglês) e “coupon” (“cupom”, em tradução livre), propõe uma abordagem diferente. É o que ocorre com as empresas que enviam ofertas para os celulares via Bluetooth, de acordo com a proximidade do cliente do ponto de vendas.
Também é o caso de campanhas especiais e limitadas, bem como de gincanas e “caçadas” à procura do desconto. Envolver o público de uma forma diferente e ainda oferecer um pagamento menor tem se mostrado bastante eficiente e promissor.
Conteúdo Interativo
A personalização de conteúdo já é uma realidade em muitos momentos, como em recomendações de produtos e oferta e e-mails personalizados. Agora, podemos ver a consolidação da ideia do conteúdo interativo.
Essa é uma proposta que busca a participação exclusiva do público para gerar resultados melhores para as ações de divulgação. Nas propostas de ativação de marca, é muito comum ver essa ideia ser colocada em prática. Mas, por meio da tecnologia, será possível ver isso se tornar cada vez mais realidade.
O uso de vídeos com vários finais, por exemplo, permite apresentar diversas soluções do negócio. A própria avaliação gratuita ou a resposta de um quiz para identificação de problemas já indicam a presença de interatividade.
Phygital Marketing
Outra tendência baseada em trocadilhos, o Phygital reúne a parte física com o digital, em uma experiência conectada e imersiva, o que gera sensações diferenciadas.
É o caso de um showroom de imóveis, que conta com as metragens e uma decoração básica. Porém, por meio de realidade aumentada (AR) ou virtual (VR), os clientes em potencial podem viver o espaço de uma forma única.
Também é o caso de integrar experiências que acontecem online no mundo real. Negócios que permitem a compra na loja virtual e a retirada em pontos físicos aproveitam o omnichannel e colocam em prática essa questão da união desses dois ambientes.
Marketing de Guerrilha
O marketing de guerrilha não é exatamente novo. No entanto, suas estratégias sempre são inéditas porque é nisso que ele se baseia: no aproveitamento de oportunidades. O grande objetivo é criar algo de que os clientes não vão se esquecer por ser surpreendente.
Como o interesse é causar um impacto intenso, é preciso estar atento ao cenário e às possibilidades que surgem. A ideia é inserir a marca em um contexto inovador e capaz de fazer com que todos comecem a falar sobre ela de maneira espontânea.
A criação de campanhas em meio ao público, como em áreas de intensa circulação, é muito utilizada. Porém, também há como apostar em ações que repercutem (positivamente) e que aguçam o interesse das pessoas.
O fato é que essa é uma alternativa em constante transformação e adaptação às características do mercado. Por causa disso, permanece atual e capaz de consolidar um bom desempenho para marcas em diferentes segmentos e com objetivos diversos!
Responsabilidade Social Corporativa
A ideia de Corporate Social Responsabilidade (CSR) ou Responsabilidade Social Corporativa nunca esteve tão intensa. Mais que vendas, as marcas devem procurar obter um impacto positivo no mundo.
Isso se reflete no comportamento dos consumidores, que querem adquirir com propósito e contar com marcas que apoiem suas causas. Por isso, as campanhas voltadas para essa consciência social ganham força como uma inovação.
Uma ação beneficente, por exemplo, pode servir para a marca se posicionar e consolidar seus valores nesse sentido. O mesmo vale para peças de conteúdo orientadas para mensagens de relevância, pois isso causa sensações extras no público.
A inovação de marketing para empresas é benéfica para os resultados, inclusive em médio e longo prazo. Com o apoio para o desenvolvimento de novas soluções, é possível fazer com que o empreendimento se consolide e se destaque. Nessa questão da divulgação, nada melhor que contar com o suporte de profissionais especializados no assunto!
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