Topo de funil: aprenda a criar conteúdo para o estágio mais amplo do funil de marketing

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Publicado: 14 de agosto de 2019 | Atualizado: 22 de agosto de 2019.

O topo de funil de vendas é o primeiro estágio para você conseguir atrair visitantes para o site ou blog da sua empresa. Diante disso, é fundamental que você crie conteúdo de relevância nesse estágio para conseguir falar sobre os seus produtos ou serviços. 

Bom, você provavelmente já deve ter percebido que o hábito dos consumidores mudou, obrigando empresas a mudarem a maneira de vender os seus produtos ou serviços.

Por sorte, o mundo digital é um excelente canal para você estar sempre se relacionando com os seus leads e clientes, publicando conteúdos de qualidade sobre o seu setor.

E quando falamos para você abordar a sua área em seus artigos, não estamos dizendo para você falar exclusivamente do que você oferece.

Para entender melhor a nossa lógica, acompanhe agora mesmo este conteúdo, que vai falar sobre como criar conteúdo para topo de funil de marketing, que é fundamental para você começar a atrair os seus potenciais clientes.

Vamos lá!

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O que é topo de funil?

topo de funil

Mesmo que você tenha noção sobre o que é topo de funil, não custa nada relembrarmos sobre o estágio inicial do funil de vendas.

Então, vamos lá!

Também conhecido como ToFu (Top of the funnel), o topo de funil de marketing é o estágio no qual as pessoas tem o primeiro contato com o seu negócio.

Por isso, normalmente é conhecida como a fase de aprendizado, sendo também considerada a mais ampla do funil de marketing.

Isso porque o principal objetivo dessa etapa é atrair um grande número de visitantes no blog ou site da sua empresa para iniciar a sua estratégia de educação de mercado.

Sendo assim, é necessário despertar o interesse de todos os usuários com conteúdos de qualidade e que consigam educar essas pessoas para se tornarem clientes do seu negócio.

Na imagem abaixo você consegue ter uma boa noção em relação a o que os visitantes fazem no seu site:

topo de funil

É possível perceber que os usuários se comportam de modo a descer o funil de marketing. Mas lembre-se: eles só chegarão ao último estágio (Vendas) se você ajudá-los a chegar lá por meio de um bom relacionamento.

Ou seja, criar conteúdo no topo de funil é extremamente importante, pois é nessa etapa que você atrai e educa clientes em potencial.

No fim das contas, essa também é a chance de você entregar ao visitante o conhecimento de um problema que ele mal sabia que estava enfrentando.

Desse modo, eles verão em você uma oportunidade de solucionar esse problema por meio dos conteúdos de cada etapa do funil de marketing.

Como criar conteúdo para topo de funil?

Bom, no tópico acima nós demos uma bela resumida sobre o que é topo de funil de marketing e um pouco da sua importância para o seu negócio.

Agora, é o momento de saber, de fato, como criar conteúdo para topo de funil de vendas e conseguir os visitantes que você tanto deseja.

Nesse sentido, o primeiro passo para criar conteúdo para todo de funil é entender que as pessoas que chegam ao seu site ou blog não sabem do problemas que estão enfrentando e desconhecem o mundo do marketing digital.

Por isso, a ideia é elaborar conteúdos dos quais os temas são generalizados e com uma linguagem objetivo e de fácil compreensão.

Tente educar todos os visitantes que leem os seus conteúdos de topo de funil, assim elas também vão se interessar pela sua área de atuação.

Sendo assim, evite falar a respeito dos seus produtos ou serviços, assim como do seu negócio.

Foque totalmente em temas que estão relacionados ao seu setor de atuação para mostrar que você manja do assunto.

Com a criação de conteúdo de topo de funil de qualidade, você não só consegue obter mais Leads para o seu negócio, como também garante que os mesmos avancem para o próximo estágio do funil de marketing.

Algumas ferramentas as quais você pode se apoiar para criar conteúdo de topo de funil são:

Redes sociais

As redes sociais são um poço de atração de visitantes de todos os tipos, em especial o Facebook, o Instagram, o Twitter e, mais recentemente, o LinkedIn.

Porém, você deve ter em mente que as redes sociais não são uma maneira desses visitantes se conectarem com o seu negócio, mas sim com pessoas e outros profissionais.

Assim sendo, estar presente nas redes sociais é fundamental para você se relacionar com as pessoas, e não mostrar os seus produtos ou serviços.

Para fazer uso delas corretamente, recomendamos que você leia o nosso conteúdo sobre Quais as melhores redes sociais para empresas e os benefícios do seu negócio estar presente nelas!

Posts de blog

Seja no topo de funil ou em qualquer outra fase da jornada de compra, os posts de blog são um excelente formato para você criar conteúdo.

Nesses conteúdos de topo de funil, normalmente recomenda-se a inserção de CTAs que ligam outros materiais a respeito do mesmo tema.

Como o seu blog é o primeiro contato com os seus visitantes, é preciso elaborar conteúdos que sejam educativos e nós ensinamos isso no nosso post sobre conteúdos relevantes.

Já sabe criar conteúdo para topo de funil? Então comece agora a atrair visitantes para o site ou blog da sua empresa!

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Prontinho, agora você tem todas as informações necessárias para criar conteúdo para topo de funil de marketing.

Mas só para relembrar: tente escrever artigos que sejam relevantes e que não abordem nada sobre os seus produtos ou serviços.

Além disso, é essencial que você foque na estratégia de Marketing de Conteúdo para criar textos engajadores.

Quer saber mais sobre outras estratégias de marketing digital? Então saiba como fazer Inbound Marketing de resultado em 5 passos simples.

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