Estratégia de Endomarketing: entenda sua importância para o crescimento das empresas

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Publicado: 31 de julho de 2019 | Atualizado: 27 de fevereiro de 2023.

Conhecido também como marketing interno, o endomarketing é uma estratégia de marketing institucional que tem como objetivo melhorar a imagem da empresa internamente com campanhas voltadas para os colaboradores. 

O foco é manter a equipe motivada e reduzir a rotatividade no quadro de funcionários, tendo em mente que essa troca constante dos profissionais afeta diretamente a produtividade. Além disso, reduz as perdas de colaboradores que eventualmente decidem trocar de empresa.

Em geral, a falta de reconhecimento é um dos principais motivos para os colaboradores que pedem demissão. Segundo pesquisa da Gallup, cerca de 65% dos funcionários que pediram o desligamento do seu antigo trabalho o fizeram por não se sentirem devidamente reconhecidos dentro da empresa.

Por isso, é importante não só buscar bons funcionários no mercado, mas também, garantir que sejam justamente pagos, tenham um ambiente de trabalho agradável e se sintam parte importante da equipe. 

Pensando nisso, o endomarketing se mostra uma das formas mais eficientes para realizar uma boa gestão empresarial. A seguir, vamos entender como aplicar essa estratégia. Acompanhe!

Como funciona o endomarketing?

O endomarketing é um conjunto de ações realizadas com o objetivo de melhorar a imagem da empresa entre os colaboradores. Garantir a satisfação e reduzir a troca de funcionários melhora o ambiente de trabalho.

Em geral, toda estratégia de marketing tem como objetivo gerar desejo no público-alvo, não é? Então, no caso do endomarketing é igual! A questão é que com ele, “gerar desejo” pode ser descrito como uma forma de integrar os funcionários e fazer com que gostem da sua empresa.

Igualmente um comercial de carro, por exemplo, que visa despertar o interesse dos consumidores por aquele produto. A diferença é que com o endomarketing o público-alvo corresponde aos colaboradores, e não a uma massa de potenciais clientes.

Um exemplo de empresa que utiliza bem o endomarketing é a Toyota. As suas ações de divulgação interna visam trabalhar o relacionamento com os colaboradores de forma positiva, buscando ser uma referência nessa área.

Após a contratação de um novo colaborador, a pessoa passa por um processo de treinamento durante 5 meses, aprendendo sobre a cultura da Toyota e tudo o que envolve a produção dos carros.

Com isso, o colaborador inicia os trabalhos completamente integrado às rotinas da empresa e se sente parte ativa da equipe, se dedicando às suas atividades desde o começo.

Quais os benefícios de trabalhar com endomarketing? 

Se aplicados corretamente, os benefícios do endomarketing podem ser:

Manter os colaboradores motivados

Como dito no tópico anterior, o endomarketing é responsável por motivar os funcionários. Com constantes divulgações internas de projetos a empresa se mostra aberta à ideias e melhorias sugeridas pelos próprios funcionários. 

Isso faz com que os colaboradores se sintam mais felizes, tornando o ambiente profissional mais agradável.

Otimização da produtividade

Essa motivação impacta diretamente na produtividade. Pois, um ambiente profissional com colaboradores satisfeitos faz com que executem suas tarefas da melhor forma, se mantendo proativos e buscando os melhores resultados. 

Pensando no setor de vendas, essa pode ser a resposta de como vender mais e atingir novos clientes, por exemplo.

Redução nas trocas de funcionários

Funcionários satisfeitos com o ambiente profissional trabalham sem pretensão de deixar o local. As práticas de endomarketing diminuem essa rotatividade e mantém a equipe inserida no ambiente profissional. 

Assim, o colaborador passa a pensar não só em salário, mas na sua importância na empresa como um todo.

Ambiente de trabalho de qualidade

Em todos os cargos e funções existem os momentos estressantes do trabalho. No entanto, algo que não pode ser uma preocupação para os colaboradores é o ambiente profissional.

Por isso, um local que se preocupa com a saúde mental dos funcionários é mais agradável e reduz o stress que ocorre naturalmente nos escritórios.

Uma boa estratégia de endomarketing melhora sua empresa

Um dos fatores mais importantes para a produtividade de uma empresa é o engajamento dos funcionários em relação ao local que trabalham. O endomarketing se trata das ações de divulgação interna que visam alcançar os colaboradores.

Isso reduz a rotatividade de funcionários e os mantém motivados no ambiente profissional, o que consequentemente gera um local de trabalho saudável e focado no bem estar da equipe.

Entre as vantagens da estratégia de endomarketing estão: a motivação constante dos funcionários, otimização da produtividade, menor troca de funcionários e um ambiente profissional de qualidade. 

Essa prática, se bem estruturada pode ser um fator fundamental para o rendimento do seu negócio. Isso porque, toda a otimização de processos reflete diretamente no trabalho dos colaboradores.

Mas, agora que entendemos o princípio do endomarketing, o que acha de aplicá-lo no seu negócio? 

Essa é uma boa estratégia para a empresa e ajuda na imagem, tanto interna quanto externa, pois colaboradores felizes sempre falam bem dos seus trabalhos para terceiros.

Este artigo foi escrito por André de Angelo, redator do Soluções Industriais

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