5 motivos para integrar o CRM com ações de Marketing Digital

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Publicado: 11 de julho de 2019 | Atualizado: 27 de fevereiro de 2023.

Tendo em vista a competitividade e dinamismo presentes no mercado atual, utilizar novos recursos e tecnologias é algo que deve sempre ser considerado quando o assunto é elevar o nível de uma empresa, levando-a ao destaque.

Assim, as empresas têm pensado em novas estratégias voltadas à captação e fidelização de clientes, usando como base a segurança, ou melhor dizendo, entendê-los para que seja possível ofertá-los algo de acordo com a sua necessidade.

Atender demandas ultrapassou os limites de apenas entregar um ótimo produto ou serviço, pois eles não são mais o responsáveis por garantir a satisfação.

Parece estranho, não é mesmo? Mas há uma explicação convincente para tal afirmação.

É claro que quando os consumidores compram um produto ou contratam um serviço, sua intenção é ter uma experiência ótima, entretanto, eles buscam aquele ‘algo a mais’, seja no atendimento, sentindo-se prioridade, relacionamento com a empresa, dentre outros.

Diante disso, o marketing digital vem crescendo a cada dia como uma estratégia poderosa para as empresas se relacionarem com o público através da internet e demais canais digitais, propondo a troca de informações que garantirão realizar uma aproximação assertiva.

As mídias sociais, por exemplo, possibilitam um contato sem mediações. Ou seja, lead e marca lidam diretamente como se fosse uma ‘conversa’ e dessa forma pode-se realizar uma análise comportal, ajudando no momento de direcionar-se a ele.

As táticas de conversão fundamentadas em dados são hoje o carro chefe do marketing digital, compreendendo, acima de tudo que cada consumidor possui um perfil e uma maneira de assimilar o processo de compra.

As chamadas ‘informações-chave’ serão essenciais para entregar o que o público realmente deseja e necessita e isso pode ser feito por etapas, nutrindo-o pelo relacionamento, conteúdos, materiais relevantes e, por fim, a compra.

Diante do contexto citado, o sistema CRM e suas ações vêm se demonstrando cruciais em uma estratégia de marketing digital eficiente, trabalhando em cima de dados, relacionamento e feitos pontuais.

Mas o que é um Sistema CRM?

A sigla de Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, é utilizado, como o próprio nome sugere, para gerir o relacionamento com os clientes, centralizando dados em um único sistema capazes de otimizar processos.

Costuma-se achar que o CRM é como uma ‘lista de contato mais detalhada’, porém está bem além disso. O sistema é útil para filtrar informações de cada cliente, ter controle sobre o seu histórico de compra e facilitar as interações com ele.

Bom, agora que você já sabe o que é CRM, confira 5 motivos para usá-lo em sua estratégia de marketing digital!

1 – Conhecer o público

Obviamente, com quem se tem um bom relacionamento é possível conhecer um pouco melhor e com o CRM integrado ao marketing digital é o mesmo princípio.

Conhecer os clientes proporciona maior facilidade em deixá-los e também mantê-los satisfeitos. Além disso evita desgastes e contratempos, passo importante para o encantamento e fidelização.

2 – Assertividade na abordagem

Se tratando de vendas, especificamente, não adianta tentar vender o produto certo para a pessoa errada e vice e versa.

Portanto, os dados retidos pelo software CRM auxiliarão no momento de se dirigir de maneira única e direta a um lead, aumentando consideravelmente as suas chances de conversão.

3 – Unificar processos internos

O Sistema CRM é utilizado para gerir o relacionamento com o cliente, é verdade, porém essa não é a sua única utilidade.

É possível usá-lo também para integrar os departamentos dentro de uma empresa com a intenção de automatizar os processos. Os benefícios são:

  • Facilitar etapas burocráticas;
  • Evitar refações;
  • Diminuir erros;
  • Tornar os processos mais rápidos.

4 – Potencializa o ticket médio dos clientes

Lembra do histórico de compra e dos dados relevantes para se direcionar ao consumidor? Pois bem, aqui eles comprovam a sua eficiência!

Quando o cliente já está na casa e até se mostra ‘fiel’, mas não tem comprado com frequência, as abordagens baseadas nos dados costumam ser convenientes para orientá-lo a uma nova compra dentro da empresa.

5 – Mensurar as ações

Esse é um dos grandes benefícios das campanhas de marketing digital integradas a um sistema CRM!

Tudo o que acontece no ambiente digital fica registrado, sem exceção. Logo, pode-se ter conhecimento do impacto que as estratégias estão tendo no público e, se for negativo, aprimorá-las, positivos, mantê-las.

CRM X Marketing Digital

Integrar os dois corretamente traz muitos benefícios, inclusive, além dos 5 listados durante este conteúdo.

Abordando o marketing em sua essência (P`s), por mais que hoje conte com desdobramentos, sua intenção é: promover e acabar com a necessidade do consumidor, vendendo.

Então, as grandes vantagens que CRM e Marketing digital podem trazer a quem os adotar é: a qualificação automática de leads com base nos dados obtidos, pulando etapas e agilizando esse processo que, alinhado a um time de marketing e comercial, tende a potencializar as vendas consideravelmente.

Este conteúdo foi desenvolvido por Teknisa, empresa especializada em softwares e apps para gestão.

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