Descubra como evitar os problemas de uma estratégia de marketing e vendas
Criar uma estratégia de marketing e vendas assertiva é essencial para quem ver sua empresa crescer de forma previsível e escalável. Mas só quem sabe como evitar os principais problemas desse processo consegue melhorar seus resultados.
No mundo dos negócios, só consegue vender mais e crescer exponencialmente aquelas empresas que tem todas as suas atividades alinhadas, principalmente as estratégias de marketing e vendas.
Isso porque embora historicamente os dois setores trabalhem de forma isolada, a comunicação entre eles é essencial para o desenvolvimento de ações assertivas, ainda mais agora que os consumidores assumiram o controle da sua decisão de compra.
Com isso, as estratégias de marketing e vendas precisa superar a sua estrutura antiquada e repensar o processo de atração e conversão de clientes de maneira a otimizá-los.
Então, se você quer saber como fazer uma gestão de vendas e marketing eficiente para melhorar seus resultados, confira os próximos tópicos!
Por que é tão importante que Marketing e Vendas trabalhem juntos?
Você sabia que se a estratégia de marketing e vendas estiver alinhada é possível aumentar em 20% ao ano o crescimento da sua empresa?
Esse dado de uma pesquisa encomendada pela Aberdeen Group comprova que investir em uma boa gestão de vendas e marketing traz retornos concretos ao seu projeto.
Isso porque ao alinhar esses setores, o Marketing vai saber como atrair e qualificar melhor os possíveis clientes para passar mais oportunidades reais de negócio para Vendas.
Com isso, você não só melhora seus resultados, como também gasta menos tempo na aquisição de novos consumidores, aproveitando melhor o seu investimento e diminuindo custos do seu negócio.
Por isso, só quem alinha a estratégia de marketing e vendas, também chamada de smarketing, consegue lucrar mais e tornar seu crescimento previsível e escalável.
Saiba como alinhar sua estratégia de marketing e vendas
A falha na comunicação entre vendas e marketing pode acarretar uma série de problemas, como o Marketing atrair possíveis clientes que são fazem o perfil de pessoas que o seu negócio deseja atrair.
Com isso, seus vendedores vão acabar perdendo tempo com leads ainda não prontos para tomar sua decisão de compra, atrapalhando o alcance da meta de vendas da sua empresa.
Mas para evitar que falhas comprometedoras como essas aconteçam, o seu negócio precisa aplicar o SLA, o que chamamos de Acordo de Nível de Serviço.
Isso significa reunir os responsáveis pela estratégia de marketing e vendas para definir expectativas, papéis, metas e responsabilidades de cada um para que se atinja um objetivo maior: vender mais.
Para tanto, é preciso realizar reuniões periodicamente para acompanhar o progresso de cada equipe, bem como avaliar o desempenho e sugerir as alterações necessárias para otimizar o processo.
Por isso, é importante documentar cada acordo estabelecido entre as partes e estabelecer um canal de comunicação ativo entre os dois setores para que a estratégia de marketing e vendas seja aplicada da melhor forma.
Se você quiser saber mais sobre o SLA e as métricas que se deve acompanhar nas reuniões, confira nosso conteúdo sobre o assunto!
Já sabe como alinhar sua estratégia de marketing e vendas? Então mãos à obra!
Neste conteúdo você viu que para fazer com que sua empresa tenha um crescimento previsível e escalável, é preciso alinhar a sua estratégia de marketing e vendas.
Isso porque ter um canal aberto de comunicação e documentar o processo é uma forma de garantir que o planejado saia como o esperado e o seu negócio colha resultados positivos.
Para tanto, te mostramos aqui que adotar o SLA, isso é, um Acordo de Nível de Serviço, é essencial para pôr os pingos nos i’s e colocar a sua empresa no caminho certo.
Agora que você já sabe como deve ser a sua estratégia de marketing e vendas, aprenda com a gente como implementar um processo de Inbound Marketing e Inbound Sales no seu negócio!