Google Ads antes e depois da InteligĂȘncia Artificial

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Publicado: 5 de julho de 2019 | Atualizado: 27 de fevereiro de 2023.

A inteligĂȘncia artificial nĂŁo Ă© mais um conteĂșdo que afeta somente cientistas de dados e programadores. Ela estĂĄ presente no nosso dia a dia de diversas formas.

Por exemplo, sabe aquelas recomendaçÔes que vocĂȘ recebe quando acessa o Spotify, o site da Amazon ou a Netflix? Ou atĂ© mesmo as sugestĂ”es de amigos no Facebook?

Pois Ă©, esses mecanismos de sugestĂ”es funcionam com base em inteligĂȘncia artificial. Dados como histĂłrico de pesquisa, perfil e informaçÔes demogrĂĄficas sĂŁo utilizados para interpretar o que vocĂȘ provavelmente deseja assistir, ouvir ou comprar.

E a grande mĂĄgica de tudo isso Ă© que a inteligĂȘncia artificial funciona em tempo real. Ou seja, Ă© um sistema de aprendizagem que se adapta aos seus novos gostos, de forma contĂ­nua.

Por isso, nĂŁo Ă© de hoje que os sistemas de publicidade perceberam que a inteligĂȘncia artificial poderia ser um aliado e tanto.

Se esta tecnologia permite recomendar livros, filmes e mĂșsicas de acordo com o perfil dos usuĂĄrios, por que nĂŁo usar este mesmo princĂ­pio na hora de exibir anĂșncios?

Neste artigo, vocĂȘ verĂĄ como o Google passou a utilizar inteligĂȘncia artificial para melhorar todo o sistema de criação e exibição de seus anĂșncios na internet.

VocĂȘ verĂĄ tambĂ©m como esta tecnologia Ă© usada atĂ© mesmo para dar os lances certos no leilĂŁo do Google Ads.

Google Ads Antes da IA

A ferramenta de gerenciamento de Links Patrocinados, o Google Ads, foi lançado no ano 2000 (então, conhecido como Google AdWords).

Nesta Ă©poca, todo o trabalho envolvendo criação de anĂșncios, segmentação dos criativos e lances era feita de forma manual.

Em uma Ă©poca em que a jornada de conversĂŁo era simples, e onde nĂŁo era possĂ­vel capturar tantos sinais contextuais como hoje, a gestĂŁo manual dava conta do recado.

No entanto, diversos fatores começaram a dificultar a gestão exclusivamente manual. Com o avanço da tecnologia, a jornada de conversão dos clientes foi se tornando cada vez mais complexa, dividida em diversos estågios.

Surgiu a realidade as multi-telas, onde os internautas passaram a acessar a internet em computadores, smartphones, tablets e TVs.

Era o cenårio perfeito para a IA ganhar espaço no Google Ads.

Google Ads Depois da IA

Com a inteligĂȘncia artificial, o principal canal de mĂ­dia paga, o Google Ads, grande parte do trabalho manual foi simplificado – em alguns casos, atĂ© eliminado.

Com os anĂșncios responsivos, por exemplo, a inteligĂȘncia artificial testa variaçÔes de um mesmo anĂșncio para identificar aqueles com melhor desempenho para determinado pĂșblico-alvo.

HĂĄ tambĂ©m o fator segmentação. Pense, por exemplo, em quando um anunciante segmenta seus anĂșncios no Google Ads para serem exibidos para pessoas interessadas em esportes. A inteligĂȘncia artificial entra em ação para encontrar essas pessoas.

E nĂŁo para por aĂ­. Depois de encontrĂĄ-las, o Google procura identificar as pessoas que tĂȘm maior potencial de conversĂŁo. Se o anunciante estiver utilizando estratĂ©gias de lances inteligentes (que usam inteligĂȘncia artificial), o Google vai ajustar os lances automaticamente. FarĂĄ isso com o objetivo de garantir que seu anĂșncio seja exibido para pessoas com maior potencial de conversĂŁo.

E não são poucos os sinais que o Google analisa para determinar quem são os clientes e qual o lance certo. Tais sinais incluem localização geogråfica do usuårio, dispositivo utilizado, navegador, dados demogråficos e muito mais.

Ou seja, quem sĂŁo as pessoas, o que elas querem agora, quĂŁo prĂłximas estĂŁo da compra – todo este trabalho Ă© realizado de forma automĂĄtica, e em tempo real, pela inteligĂȘncia artificial.

Evidentemente, a inteligĂȘncia artificial nĂŁo Ă© perfeita. Mas seu potencial de aprendizagem permite que ela melhore a cada dia.

Quem se beneficia com isso? Todos – anunciantes, clientes e o próprio Google.

Afinal, anĂșncios exibidos dentro do contexto para as pessoas certas, e no momento certo, possibilitam experiĂȘncias muito mais positivas.

ConteĂșdo produzido pela Clinks, agĂȘncia Google Ads Partner PREMIER.

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