Como elaborar um plano de marketing perfeito com 4 passos simples

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Publicado: 6 de junho de 2019 | Atualizado: 15 de julho de 2019.

Saber como elaborar um plano de marketing de uma empresa pode ser aterrorizante para qualquer começo de negócio. Facilite a sua vida e veja 4 passos simples de como montar o seu para alcançar o sucesso.

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Nós sabemos que começar um novo empreendimento não é nada fácil, pois é dispor de tempo, investimento e conhecimento.

Para deixar tudo mais organizado, recomendamos que você faça um plano de marketing de uma empresa.

Isso porque com ele você consegue planejar e organizar de modo eficiente a estratégia de divulgação de uma marca, produto ou serviço para tornar o seu negócio conhecido e reforçar a sua autoridade no mercado.

Sendo assim, comece o seu sucesso e siga esses 4 passos simples para saber como elaborar um plano de marketing de uma empresa!

Como elaborar um plano de marketing eficiente? Conheça os 4 passos agora!

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Agora que você relembrou o que é um plano de marketing de uma empresa, nós vamos revelar quais são os 4 passos para a criação de um.

Sem mais delongas, saiba agora como elaborar um plano de marketing perfeito!

1. Tenha objetivos

Ter objetivos é um ponto crucial e fundamental para qualquer empreendedor que queira tornar da sua empresa, uma grande marca do competitivo mercado atual.

Mas por que ter os objetivos traçados é tão importante?

Basicamente, ter o que almejar é essencial para saber quais são as ações e metas necessárias para que o seu negócio chegue aonde você quer chegar.

Para tanto, é necessário criar objetivos primários e objetivos secundários, de pequeno, médio e a longo prazo.

Por exemplo, você pode querer o aumento de 15% das vendas dos seus produtos ou serviços até o final de um ano.

E esse resultado vai depender dos objetivos secundários que são usados como estratégias para alcançar o primário, como a criação de materiais ricos e produção de conteúdo para o seu blog ou site para promover a educação e qualificação dos seus leads.

Assim, eles terão apenas conhecimento dos produtos ou serviços em questão, como também verão que você conhece bem do setor em que atua.

Ou seja, nós podemos chamar esses objetivos secundários de metas, que precisam ser analisados e revisados periodicamente.

E para que você consiga ser mais assertivo na definição de objetivos e metas, veja abaixo o segundo passo para você saber como elaborar um plano de marketing de uma empresa.

2. Faça uma análise do mercado

Outro ponto fundamental para você saber como elaborar um plano de marketing de uma empresa é fazer uma análise do mercado externo e interno do seu setor.

Para isso, recomendamos que você se apoie em uma análise SWOT, que significa strenghts, weaknesses, opportunities e threats, que em português significa forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

Tal avaliação pode ser dividida em duas partes:

A primeira parte representa o seu macroambiente, que podemos classificar como ambiente externo do seu empreendimento.

Ou seja, é necessário que você faça uma avaliação das ameaças e das oportunidades que o seu mercado apresenta para você.

Já a segunda parte está diretamente relacionada ao microambiente, que simboliza o ambiente interno da sua empresa.

Nesse ambiente, você vai poder avaliar melhor as fraquezas e as forças que o seu negócio tem.

Assim, por meio de uma análise SWOT, a situação da sua empresa pode ficar mais clara para todos os colaboradores, facilitando o acesso às informações que podem colocar o seu plano de marketing em ação.

Não se esqueça de que para que uma análise SWOT seja bem implementada, você precisa entender muito bem o mercado do qual você atua. Para isso, fique atento a todas as mudanças e inovações que ocorrem no seu setor.

Pensando de maneira macro, você pode colocar em um plano de marketing de uma empresa algumas informações, como:

  • Crises em seu segmento;
  • As oportunidades de expansão para uma maior lucratividade;
  • Quais são os seus principais concorrentes? Considere aqueles que estão crescendo e aqueles que estão decaindo;
  • Invista em novas tecnologias.

Com esses dados em mãos, você conseguirá saber como elaborar um plano de marketing de maneira macro.

Agora, pensando no microambiente, é necessário identificar e ter conhecimento de todas as suas forças e fraquezas.

Por isso, avalie constantemente os processos da sua empresa para ter conhecimento do que está bom e o que está ruim.

A partir daí, você vai poder seguir com o próximo passo para saber como elaborar um plano de marketing de uma empresa.

3. Invista na criação de personas

Você sabe muito bem o que é uma persona, porém, caso não se lembre, ela é o perfil semi-fictício do seu cliente ideal, desenvolvido por meio de pesquisas feitas com os seus clientes atuais sobre os seus hábitos e valores, por exemplo.

Com isso, você consegue criar ações personalizadas aos interesses de seus leads, com a linguagem apropriada e o tom certo na comunicação para cativar essas pessoas.

Isso significa que conhecer essas informações é essencial para que consiga direcionar os seus esforços àquela parcela do público que realmente tem afinidade com o seu negócio.

Além disso, tenha ciência em qual estágio a sua persona se encontra na jornada de compra para entender se ele realmente está pronto para adquirir o seu produto ou serviço e abordá-lo da maneira correta.

4. Em quais canais divulgar os meus conteúdos?

Tendo conhecimento sobre a sua persona, você agora está pronto para planejar um plano de marketing de uma empresa maravilhosamente.

Isso porque você estará bem direcionado para disseminar os conteúdos para as pessoas certas, aumentando as suas chances de conversão.

Mas para onde encaminhar todos os meus conteúdos?

A partir do momento em que você sabe quem é a sua ou as suas personas, fica mais fácil decidir em quais meios você poderá divulgar os seus materiais.

Como você já tem os dados dos seus clientes, é possível definir os meios de comunicação baseados nos canais e redes sociais em que eles estão presentes.

Nesse momento, não se esqueça de que cada cliente possui uma linguagem diferente, portanto, personalize para não fazer feio.

Conte com o Inbound Marketing para deixar o plano de marketing de uma empresa ainda melhor

Conte com o Inbound Marketing para deixar o plano de marketing de uma empresa ainda melhor

Agora que você já sabe quais são os passos que devem ser seguidos para saber como elaborar um plano de marketing de uma empresa, é o momento de descobrir porque o Inbound Marketing pode ser tão bom para o seu negócio.

Para começar, você se lembra que o Inbound Marketing é um conjunto de estratégias que têm como objetivo principal a atração de clientes para a sua empresa por meio da educação de mercado.

Para tanto, deve-se investir na produção de conteúdos úteis e relevantes que, como você bem sabe, devem ser estruturados com base no funil de vendas, cuja função é dar suporte a cada fase da jornada do consumidor.

Ou seja, se você fizer conteúdos respeitando o momento de compra de seus leads, o seu plano de marketing de uma empresa pode ser muito mais eficiente, trazendo resultados ainda melhores para o seu negócio!

Já sabe como elaborar um plano de marketing de uma empresa? Então bote os macetes para funcionar!

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Você viu que criar um plano de marketing de uma empresa é extremamente necessário para o sucesso do seu empreendimento.

Por isso, é preciso que você tenha os objetivos e as metas bem traçados a pequeno, médio e longo prazo.

Assim que tiver os seus objetivos traçados, faça uma análise do seu mercado interno e externo, utilizando a análise SWOT.

Em seguida, invista na criação das suas personas para saber como criar os conteúdos relevantes para cativar uma audiência qualificada nos canais corretos.

O mais importante no processo de criar um plano de marketing de uma empresa é voltar todas as suas estratégias para o Inbound Marketing, pois com essa metodologia é possível potencializar os seus resultados de forma impressionante.

Sendo assim, mantenha o controle do seu negócio e faça com que os clientes cheguem até você com esta técnica inovadora!

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