Como criar persona e investir em estratégias direcionadas

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Publicado: 5 de abril de 2019 | Atualizado: 4 de março de 2020.

Saber como criar persona é essencial para as empresas que desejam se destacar no mercado investindo em estratégias que se adequem às expectativas do seu público.

Identificar as personas do seu negócio é uma das principais e primeiras atividades de um projeto de Marketing e vendas.

Isso porque é a partir desse estudo que todo o trabalho se desdobra mais facilmente, ou seja, passa a ter um rumo específico e estratégico.

Aliás, lembre-se que a persona é o perfil do cliente ideal do seu negócio, ou seja, a construção do tipo de consumidor que tem grandes chances de se tornar seu cliente.

Por isso, entender quem são aqueles que adquirem os produtos/serviços da sua empresa, como chegaram até ela, o que os motivou, em quais canais estão presentes e como se comunicar com eles, é o passo ideal no começo de uma ação bem sucedida!

Por que criar uma persona

Saber como criar persona é uma etapa fundamental dentro de uma estratégia de Marketing Digital de resultados.

Criar persona significa ter o alicerce necessário para enviar a mensagem certa para as pessoas certas e, assim, ter maiores chances de sucesso.

Sem uma persona definida, é possível que a sua estratégia se perca e você acabe direcionando mensagens para grupos de pessoas que não têm o mínimo de afinidade com o seu negócio.

Ou pior, é possível que você dirija mensagens à pessoas que têm interesse nos seus serviços, mas usando a linguagem errada.

Sendo assim, confira a seguir alguns motivos que provam a importância de saber como criar persona para o seu negócio:

  • Determinar o tipo de conteúdo a ser produzido para atrair os consumidores ideais;
  • Definir o formato e linguagem das comunicações;
  • Ajudar a planejar suas estratégias de marketing apresentando o público que deve ser focado;
  • Entender em quais canais os leads buscam suas informações e como eles querem consumi-las.

Como criar persona?

Ao criar uma persona para o seu negócio é necessário que você responda uma série de perguntas sobre o seu consumidor.

Se por acaso ainda não tiver compradores, pesquise em sua audiência o padrão mais recorrente de pessoas que curtem sua página, vídeos ou acessam seu site/blog.

Fazer pesquisas de campo, conversando diretamente com alguns deles também é fundamental para conhecer quais são suas dores. É importante focar em como o seu negócio pode impactar positivamente e fazer a diferença na vida das pessoas.

Além disso, pesquisas de mercado também são um excelente instrumento para criar personas, você pode criar um formulário e disponibilizá-lo para que a sua audiência responda, por exemplo. Pesquisas online são ótimas opções.

No mais, algumas perguntas com foco na identificação do perfil serão o norte da sua construção de persona, confira algumas delas:

  • Quem é o seu potencial cliente? (características físicas e psicológicas do responsável pela compra)
  • Quais tipos de assunto do seu setor despertam interesse nele?
  • Quais são as atividades, pessoais e profissionais, mais comuns que ele realiza?
  • Qual é o seu nível de instrução? Quais seus desafios e obstáculos?
  • Que tipo de informações ele consome e por meio de quais veículos?
  • Quais são seus objetivos, dificuldades e desafios?
  • Quem ou o que influencia suas decisões?

Esses tipos de indagações levarão você a seguir pelo caminho que leva até a identificação do seu cliente ideal.

Assim, você saberá em quais canais apostar suas campanhas online, o tipo de linguagem mais adequada, quais peças de comunicação são capazes de chamar a atenção desse possível cliente etc.

Por isso não perca mais tempo, a hora de conquistar o seu cliente ideal é agora!

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