Como aumentar o Brand awareness da sua empresa
O Brand awareness de uma empresa é um dos principais indicadores da sua performance diante do público e do mercado. Chegou a hora de saber como aumentar o valor da sua marca!
Você saberia dizer qual é o brand awareness da sua marca?
Se não compreendeu muito bem a pergunta, tente responder essa outra: o quão presente a sua empresa está na mente dos seus consumidores?
E então, agora o significado de awareness se tornou mais claro, não é mesmo? Sim, estamos abordando um conceito que estuda e determina a força da sua marca junto ao público.
Ele tem como função entender e mensurar o quanto ela é reconhecida pelas pessoas e de que forma esse reconhecimento acontece.
Tal dado é completamente importante porque hoje em dia uma das maiores metas de um negócio é enaltecer a sua autoridade e relevância junto aos consumidores, aliás é justamente para esse fim que muitas das ações de marketing digital se dedicam.
Agora você pode estar se perguntando como aumentar a brand awareness, ou seja, o que fazer para ter uma marca mais forte no mercado.
Confira o conteúdo a seguir e descubra agora mesmo!
O que é Brand awareness?
Brand Awareness, ou consciência de marca, nada mais é que uma métrica capaz de medir o quanto e como uma marca é reconhecida pelos consumidores.
Tal indicador tem como função analisar como as empresas são associadas aos produtos que comercializam.
Assim, o objetivo de aumentar o Brand Awareness é ajudar uma marca a ter maior notoriedade no mercado, ser bem lembrada pelo público e torná-la diferenciada diante dos concorrentes.
Ou seja, trata-se de trabalhar para que a empresa se destaque em todas as frentes possíveis.
Afinal, não é interessante para uma empresa ter a confiança dos clientes, mas não ser muito famosa entre o seu público-alvo ou não ter um diferencial que a destaque da concorrência, por exemplo.
Vale pontuar que o brand awareness também está muito relacionado ao branding. Aliás, é uma das maneiras de medir a força e os resultados da gestão de uma marca.
Por que o Brand awareness é tão importante?
Um brand awareness elevado é o que faz muitas pessoas falarem Bombril em vez de palha de aço, ou Gilette em vez de lâmina de barbear.
Além disso, é o que também faz as pessoas se lembrarem de determinadas marcas quando pensam em uma característica ou símbolo.
Por exemplo, a Harley Davidson é associada às motocicletas de alto padrão, enquanto a Microsoft é facilmente reconhecida por seu logo mesmo sem ter o nome da empresa exposto na arte.
Ou seja, uma marca conhecida no mercado e fortalecida diante do público, tendo seu perfil destacado entre as demais, agrega vantagens interessantíssimas para a empresa.
Algumas dessas vantagens são:
- Aumento das vendas;
- Alcance elevado da marca;
- Campanhas de marketing com maior evidência.
Veja como potencializar o seu Brand awareness e comece agora mesmo!
Fazer uma marca se tornar mais reconhecida é possível a partir de uma série de ações de divulgação e distribuição orientadas ao seu público-alvo.
Isso porque tornar uma empresa única e especial na mente das pessoas exige um trabalho estratégico de gestão de marcas, isto é, de branding.
Alguma dessas ações podem ser:
Programas de indicação: Investir em programas de indicação significa que a sua empresa recompensará aqueles clientes que promovem sua marca e trazem novos compradores.
Ou seja, uma maneira de manter uma base engajada de clientes e ao mesmo tempo expandir seu alcance para novos mercados-alvo.
Você também pode trabalhar uma personalidade única para a marca: ou seja, promover valores que a diferencie da concorrência e que reforcem a memória afetiva do público com a empresa.
Não poderíamos deixar de mencionar também o importante papel da identidade visual na elevação do seu brand awareness.
Por isso, além da personalidade, a identidade visual também deve ser única, aliás, a mais diferenciada possível!
Além disso, por que não patrocinar eventos, personalidades e projetos de valor?
Assim você consegue fazer sua marca alcançar o mundo, marcar presença na mente dos consumidores e se associar aos valores daquilo que se patrocina.
Aliás, aí está a importância de fechar uma parceria que seja bem vista pelo seu público e que exerça influência positiva sobre ele.
Certamente essa ação poderá trazer ótimos resultados em termos de conscientização de marca!
Por fim, não poderíamos deixar de indicar também o marketing de conteúdo como um ótimo aliado do seu brand awareness.
Afinal o objetivo é dar à marca credibilidade e autoridade no segmento em que atua por meio da oferta de conteúdos relevantes e diferenciados.
Com esse conjunto de ações, e outras mais que venham a ser pertinentes ao perfil do seu negócio, certamente a marca da empresa ganhará maior destaque na mente do público, podendo alcançar cada vez mais novas parcelas do mercado.
Por isso, não espere mais e comece agora mesmo a potencializar o seu brand awareness!