Como criar uma persona marketing

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Publicado: 18 de março de 2019 | Atualizado: 23 de julho de 2019.

A persona marketing é um dos elementos mais importantes capazes de dar à empresa um perfil ideal de cliente no qual se basear para a criação de suas ações.

Criar persona marketing é uma das atividades mais essenciais para os departamentos de Marketing e Vendas, pois trata-se de criar o perfil do seu cliente ideal.

Tendo delimitado esse perfil, as estratégias para atrair esses possíveis clientes têm mais chances de serem direcionadas com eficiência.

Tal direcionamento é importante porque atualmente não dá mais para sair criando ações de marketing genéricas, sem nenhuma segmentação adequada.

Isso porque os consumidores estão muito mais críticos e engajados, se relacionando apenas com marcas que os alcançam de maneira customizada.

Por isso, veja no conteúdo a seguir o que deve ser levado em conta no momento de criar a sua persona marketing.

Por que é importante criar uma persona marketing

Para compreender o quão indispensável é criar uma persona marketing, você deve pensar nela como uma base para tudo que será planejado em sua estratégia de marketing digital, pois é considerando o perfil dela que você criará todo o conteúdo.

Sendo assim, há várias situações em que a sua persona marketing será o ponto de partida para as etapas seguintes, confira alguns deles:

  • Definição da linguagem visual da marca;
  • Produção de materiais para canais como Google Adwords, Google Adsense, Facebook Ads entre outras mídias);
  • Estruturação da linguagem dos conteúdos publicados em blogs e redes sociais;
  • Construção do roteiro de produção de conteúdo em texto ou vídeo;
  • Linguagem e periodicidade do e-mail marketing;
  • Definir as principais redes sociais da sua empresa;
  • Traçar métricas de envolvimento e acompanhamento para ter uma completa perspectiva da performance de suas ações.

O que considerar ao criar uma persona marketing

Quando se pensa no critério para a criação de uma persona marketing, muitos elementos devem ser levados em consideração, mas apenas o que for capaz de traçar o perfil do seu cliente ideal.

De maneira geral, as perguntas que você pode fazer para nortear o seu estudo e elaboração de persona são:

  • Qual a faixa etária de idade que o seu público possui;
  • Qual o seu nível de formação;
  • Faixa salarial;
  • Região de maior predominância onde reside;
  • Por quais temas ele se interessa;
  • Com quais canais de comunicação ele interage?.

Informações como essas darão o norteamento necessário para que você ilustre a sua persona marketing de uma forma completa e estratégica.

Vale pontuar que para otimizar o processo, as principais ferramentas de marketing digital oferecem entre suas funcionalidades um criador de persona.

Com esse recurso você pode otimizar as etapas de criação, além de ter a inteligência da automação como aliada na sua filtragem de dados.

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