Como criar um planejamento financeiro estratégico

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 27 de fevereiro de 2019 | Atualizado: 27 de fevereiro de 2023.

Você realmente sabe onde sua empresa está hoje? Tem uma boa ideia de onde ela pode chegar? O mais difícil de tudo, você sabe como fazer isso acontecer?

Planejamento Financeiro Empresarial

Essas e outras perguntas podem ser respondidas por meio de como criar um planejamento financeiro, um processo de gestão para definir os objetivos e estratégias em curto, médio e longo prazo.

Em um planejamento estratégico, os recursos devem ser distribuídos de maneira eficiente entre todas as áreas para contribuir com o aumento da produtividade da empresa e de seus colaboradores.

Pois ao utilizar as estimativas baseadas em fatos e estratégias adequadas você ganha mais controle sobre o futuro da sua empresa.

Para isso o planejamento financeiro empresarial é fundamental, já que com ele será possível prever as receitas e despesas que irão surgir no decorrer do processo. Durante sua elaboração conseguirá estimar quanto será necessário para atingir os objetivos.

Assim, utilizará de forma correta o orçamento disponível para cada fase durante o prazo estimado e a organização financeira no dia a dia reflete no crescimento da empresa.

Porém, sem os cuidados necessários com as finanças outros problemas podem surgir, como uma avaliação errada da real situação da empresa, comprometimento das ações por falta de verba, redução dos investimentos que seriam feitos, aumento das dívidas e consequentemente a perda de novas oportunidades de negócios.

Então  Como criar um planejamento financeiro?

Naturalmente surgirá a dúvida de como criar um planejamento financeiro que seja eficiente e traga resultados para o seu plano estratégico. Separamos aqui 4 dicas que irão te ajudar a começar:

Estude seu negócio

Você sabe quais são as condições da sua empresa hoje?

É preciso registrar há quanto tempo ela está no mercado, suas forças e fraquezas, quais produtos e serviços que entrega, quem é seu o público-alvo, como o ambiente externo impacta no seu negócio, ou seja, tudo que envolve sua empresa.

Portanto, você deve entender seu atual posicionamento no mercado, como precificar de forma adequada seus produtos e serviços, pesquisar possíveis fornecedores e conversar sobre a possibilidade de negociação com os atuais.

Também é preciso levantar informações e registros que apresentem toda a situação financeira atual da sua empresa

e-book-gratuito-gestao-empresarial

Organize suas descobertas

É indispensável que todas as informações levantadas sejam registradas em planilhas.

É comum que as empresas criem planejamentos anuais fazendo anotações sobre cada mês. Estabeleça o período da sua ação e quanto deseja lucrar nele. Detalhe informações sobre como suas vendas acontecem e todos os meios necessários para que tudo ocorra.

Para isso você deve anotar todos os custos fixos (aluguel, eletricidade, água…) e também todos os custos variáveis que terá por mês. Não deixe nada de fora, cada detalhe pode fazer a diferença lá na frente. Realize essas previsões de acordo com dados do último ano. Caso esteja iniciando seu negócio, faça pesquisas para se basear em números reais.

A partir dessas informações estabeleça o que será destinado a cada parte do seu planejamento estratégico.

O extraordinário é demais

Com todos os valores que foram levantados, você deverá analisar o que pode ser reduzido ou cortado na sua empresa. Muitas coisas podem parecer essenciais, mas lembre-se: somente o necessário.

Por isso é preciso economizar de forma assertiva: com o tempo será mais fácil distinguir a real necessidade do que é supérfluo, assim ficará nítido onde realmente deve investir.

Consulte um especialista

Peça a ajuda de alguém que entenda de finanças, um consultor financeiro será capaz de apontar aspectos que possam ter passado despercebidos durante seu levantamento.

A orientação certa pode fazer a diferença para quem quer parar de perder dinheiro. Se seu objetivo é lucrar mais, precisa aprender a fazer o investimento correto para o seu negócio.

Tire do papel

Depois de realizar seu planejamento financeiro, seu plano estratégico estará no caminho certo. Será possível escolher quais ações serão tomadas baseadas nos recursos disponíveis na empresa.

Não se esqueça de armazenar corretamente essas informações porque serão muito utilizadas daqui em diante para criar comparativos de desempenho ou estabelecer os próximos passos da empresa.

Lembre-se que esse recurso será indispensável para o sucesso do seu negócio.

Compartilhe nas Redes Sociais!