Como o conhecimento e definição das buyers personas pode aumentar as vendas
Conheça a sua buyer persona e conquiste mais clientes por dirigir a comunicação adequada ao público!
Não é novidade que para abrir uma empresa é absolutamente necessário conhecer e estudar sobre o público-alvo dela, certo? Isso é justificado pela importância de “entender o terreno onde se pisa”.
Afinal quem generaliza demais, acaba não conseguindo alcançar público algum.
Perguntas como: “para quem vou vender?”, “Como posso criar produtos para atingir determinada classe social?”, “Qual conteúdo criar e qual linguagem mais adequada para falar com público x?”
Esses, entre outros questionamentos, são realizados no momento de se posicionar no mercado a fim de atingir com eficácia um target específico para se ter um bom número de vendas.
Por isso, confira neste conteúdo como a definição e estudo da sua buyer persona pode colaborar para o aumento das suas vendas.
Por que as buyers personas são tão importantes
A persona é algo muito importante no mundo do Marketing Digital.
Isso porque afunilando o público, a empresa pode enviar a mensagem certa para as pessoas certas. E utilizando a estratégia mais inteligente, isto é, uma comunicação dirigida, as chances de sucesso são bem maiores.
Sua importância também se dá por meio do entendimento sobre quem realmente pode ser seu futuro comprador.
É como casar: antes de dar esse importante passo, o parceiro precisa conhecer verdadeiramente com quem irá passar o resto de sua vida, do contrário, a probabilidade da relação não dar certo e haver separação é muito grande.
Por isso, definir sua persona significa dizer que você definirá também com quem sua empresa irá se relacionar a longo prazo.
Como elas podem colaborar para o sucesso do seu negócio
É bastante comum ouvir falar sobre persona sob a perspectiva do marketing, mas esquecemos de que o processo de vendas é a continuidade do trabalho do marketing.
Por isso, as buyers personas do marketing são tão importantes para o seu time de vendas quanto para o seu time de marketing.
Se o marketing consegue, por meio do conhecimento de sua persona, criar conteúdo com alto direcionamento, o time de vendas também pode desenvolver uma abordagem de vendas personalizada, focada naquilo que os clientes buscam com mais frequência.
O entendimento sobre personas também possibilita a humanização da linguagem da sua empresa com o cliente, tornando o processo comercial mais natural, próximo do cliente, eliminando barreiras e construindo relacionamentos baseados em credibilidade e confiança.
Com a conquista de clientes mais seguros e fiéis, a empresa tem a oportunidade de gerar novas oportunidades de negócio e elevar o ROI de suas vendas, já que o cliente estará aberto a novas ofertas e contato do time de vendas.