Aprenda a aplicar técnicas de storytelling e crie uma estratégia de marketing de conteúdo de sucesso

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Publicado: 7 de dezembro de 2018 | Atualizado: 12 de julho de 2019.

Conhecer as técnicas de storytelling é imprescindível para quem deseja criar uma estratégia de marketing de conteúdo de sucesso. Afinal, só quem desperta empatia e identificação no visitante consegue vender mais.

Como já falamos no blog, o conceito de o que é storytelling se refere a capacidade de passar adiante fatos e ideias por meio de uma narrativa fluida e coesa.

Trazendo ele para o contexto da estratégia de marketing de conteúdo, ele é importante para que visitante do seu blog consiga gerar empatia e identificação com o seu produto e a sua empresa.

Foi pensando nesse desafio comum a todo tipo de produtor de conteúdo que Joseph Campbell apresentou no livro “O herói de mil faces” um padrão narrativo conhecido como jornada do herói.

Se você quiser saber como aplicar essas técnicas de storytelling e conseguir estruturar a sua história de modo que os visitantes de identifique com seu produto, confira o conteúdo:

1. Faça uma introdução chamativa

Em uma estratégia de marketing de conteúdo, é na introdução que se inicia o processo de despertar empatia no seu público.

Por isso, esse é o momento segundo as técnicas de storytelling em que você tem que fazer com ele se identifique com o seu herói, no caso, a sua causa: o produto.

Para isso, apresente de forma atrativa toda a situação em que o seu “peixe” se encontra de forma que ele consiga se enxergar ali.

Isso porque na prática de como fazer storytelling criar uma conexão é fundamental para que o leitor se sinta instigado a continuar acompanhando a história com atenção.

Dessa forma, use bastante gatilhos a fim de estimulá-lo e então está pronto para seguir criando o seu conteúdo.

2. Apresente um problema

Depois de chamar a atenção do leitor por meio da introdução, agora é hora de apresentar um problema a fim de despertar nele a curiosidade necessária para fazê-lo ir até o fim do conteúdo.

Dessa forma, uma das dicas de como fazer storytelling é que não deve-se demorar muito para passar o bastão da introdução ao conflito, afinal se você começar a “encher linguiça” a audiência pode perder o interesse.

Para evitar que isso aconteça, procure explorar problemas que se conecte com a realidade e interesses das pessoas que vão ler o seu conteúdo.

E não precisa ser nada de mirabolante! Como storytelling exemplos podemos citar conciliar a vida corrida com uma rotina saudável, organizar a agenda, estabelecer metas mais claras etc.

Assim, com essas técnicas de storytelling você consegue despertar a empatia necessária para fazer com que o leitor se engaje com a leitura a seguir.

3. Mostre os caminhos até a superação

Durante a apresentação do problema diversos obstáculos irão aparecer, como, seguindo o storytelling exemplos, falta de tempo, imprevistos na agenda etc.

E mesmo aplicando as técnicas de storytelling desde a introdução, é normal que o seu leitor se sinta acuado e até despreparado para enfrentar essa questão.

Por isso, o seu desafio nessa etapa é, além de mostrar os desafios, mostrar todos os caminhos que ele pode realizar para superar mais esse impeditivo.

Para isso, demonstre como a sua empresa entende a sua dor e como ela pode ajudá-lo a resolver esse problema que antes parecia ser impossível de deixar para trás.

4. O desafio final

A fase do desafio final de como fazer storytelling não cabe exatamente a sua empresa, mas sim ao leitor que te acompanhou até aqui nessa jornada.

Depois te ter conhecido detalhes do seu problema e navegado pelos caminhos os quais podem ajudá-lo a superar esse obstáculo, chegou a hora de dar um passo a sua solução.

Então, cabe a sua empresa deixar aqui todos os gatilhos necessários para que ele sinta que o seu produto é a resposta certa para que resolva de uma vez por todas a sua questão.

Assim ele se sentirá seguro e confiante de que fez a escolha correta e você poderá levá-lo para a última etapa das técnicas de storytelling dentro da sua estratégia de marketing de conteúdo.

5. Conclua com a resolução do problema

Por fim, chegou agora dentro das técnicas de storytelling de mostrar o final feliz que o leitor irá vivenciar depois de ter adquirido o seu produto.

Para isso, mostre como ele irá se sentir mais feliz e o quanto a vida dele será facilitada depois que começar a contar com a sua solução.

Dessa forma você encerra o seu texto com um último estímulo para não deixar dúvidas quanto é imprescindível contar com o seu produto se ele quiser resolver todos seus problemas.

Já conhece as técnicas de storytelling? Então incremente a sua estratégia de marketing de conteúdo!

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Neste material você viu que uma das iscas usadas para conquistar novos clientes é um conteúdo qualidade com o qual o visitante consiga se identificar.

Para isso, uma das táticas empregadas são as técnicas de storytelling, capazes de transmitir ideias para construção de uma narrativa coesa e relevante.

E aplicar o conceito de o que é storytelling na sua estratégia de marketing de conteúdo é bem simples, principalmente se você seguir os 5 passos que deixamos neste artigo.

Agora que você já sabe como criar um texto de qualidade, que tal dar um upgrade na sua estratégia e investir no Inbound Marketing?

Por meio dele é possível incrementar seu plano de marketing de conteúdo e conseguir resultados impressionantes!

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