Como fazer automação de marketing e tornar suas ações mais eficientes
Você sabe como fazer automação de marketing? Usar a tecnologia para integrar as suas ações de marketing num só lugar de forma eficiente e otimizada, é um dos segredos das empresas que conquistam grandes resultados.
Atualmente, os processos de marketing precisam de uma atenção mais focada na visão estratégica.
Uma ação precisa se conectar a outra que precisa se conectar a outra e assim sucessivamente. Nenhum passo pode ser dado sem pensar em como e quanto ele influenciará no resultado final.
E-mails marketing, campanhas, produção de conteúdo etc, devem estar alinhados a um eixo comum de modo que os possíveis clientes, para quem todo trabalho se destina, sigam por um único e atraente caminho.
Por isso, muitos empreendedores vêm se perguntando como fazer automação de marketing.
Lembrando que, a prática de automatizar marketing se refere ao uso da tecnologia com objetivo de automatizar ações e processos de marketing, de modo a reduzir trabalhos manuais e maximizar a eficácia das ações e seus resultados.
Hoje em dia, uma plataforma de automação de marketing pode ser considerada a principal ferramenta para nutrir e ajudar os leads a avançarem na jornada de compras de forma engajada e consciente.
Ao contrário do que muitos podem imaginar, automatizar marketing não tem a ver apenas com realizar alguma ação de forma automática, significa, em primeiro lugar, entender e agir de forma personalizada e escalável com os consumidores que se relacionam com a sua empresa nos diferentes canais online.
Sendo assim, confira neste conteúdo como fazer automação de marketing de forma eficiente e conquiste mais resultados.
7 passos para começar o seu processo de automação de Marketing
Papel e caneta na mão pois vamos começar com as dicas 😉
Defina estratégias e métricas para nortear o processo de automação
Assim como em qualquer planejamento, o primeiro passo é definir o que se espera com tal ação.
Portanto, saber como fazer automação de marketing envolve a definição de objetivos, estratégias e métricas para avaliar os resultados.
Isso significa dizer que alguns pontos devem ser levantados, primariamente, com o fim de nortear todo o restante, alguns dos principais são: quem você vai atingir e como?
Ou seja, qual será o tipo de processo necessário na plataforma de automação de marketing para que os leads se convertam em clientes?
Escolha uma plataforma de automação de marketing que atenda aos seus objetivos
Depois de ter claro o que se espera, o público a ser alcançado e o meio para isso, é hora de escolher a sua plataforma de automação de marketing.
Existem algumas plataformas disponíveis no mercado, na hora de escolher opte pela mais completa e integrada, de modo que as etapas traçadas no fase do planejamento sejam facilmente implementadas e postas em ação.
Uma plataforma de automação de marketing completa e eficiente normalmente contém serviços como envio de e-mail marketing, gerenciamento de conteúdo, análise de SEO, criação de fluxos, criação de landing pages etc.
Estabeleça elementos para determinar o que classificará o lead a entrar no fluxo de nutrição.
Normalmente, é a partir de características do perfil que se define um lead apto a entrar no fluxo de nutrição, e o tipo de material responsável por nutri-lo.
Dados como cargo e/ou segmento da empresa, por exemplo, podem ser considerados para observar a identificação e afinidade do lead com a proposta do negócio.
Assim, pode-se encaixá-lo no fluxo, ou não, e enviar os conteúdos mais adequados e dirigidos de acordo com a etapa da jornada de compras na qual ele se encontra.
Defina como vai ser a interação em cada uma das etapas de compra
Depois de ter alguns leads captados, como você irá interagir com eles por meio da sua plataforma de automação de marketing?
Defina se irá enviar um e-mail, contatar através das redes sociais ou personalizar as propriedades do software em cada etapa, de acordo com necessidades e estratégias específicas, até o momento final da compra.
Defina os conteúdos a serem oferecidos em cada etapa
Saber como criar um processo ou fluxo de automação de marketing envolve a criação de uma sequência lógica de conteúdos a serem enviados para o lead. Assim é possível ajudá-lo a avançar automaticamente no processo de compras.
Materiais ricos como e-books e podcasts, por exemplo, são tipos de conteúdos que você pode usar no seu fluxo de nutrição.
Implemente os fluxos de nutrição
Implemente os fluxos de nutrição planejados no software, definindo as regras e a periodicidade de interação com os leads.
Depois teste para garantir que está tudo funcionando como o esperado e, finalmente, ponha em ação a sua plataforma de automação de marketing!
Meça a eficiência do processo e faça melhorias contínuas
Não se esqueça de usar as métricas já definidas para medir a efetividade das ações.
Isto é, analise os resultados e, se necessário, tome providências ajustar ou potencializar o desempenho da campanha.
Você está pronto para trabalhar com uma plataforma de automação de marketing
Conforme vimos ao longo deste conteúdo, uma plataforma de automação de marketing pode ser o segredo para tornar suas ações de divulgação mais eficientes e escaláveis.
No entanto, se você não domina seus processos nem conhece a fundo seu público, a ferramenta não será mágica a ponto de descobrir tudo sozinha.
Portanto o primeiro passo é ter total conhecimento a respeito da área, dos objetivos e dos consumidores para quem o trabalho se destinará.
Depois é só seguir as dicas, pois você já sabe como fazer automação de marketing!
E para mais dicas como essas não deixe de continuar acompanhando o blog da Ideal Marketing.