Como aumentar leads e ter uma base de clientes sustentável
Por: Ideal Marketing
Publicado: 14 de novembro de 2018 | Atualizado: 10 de janeiro de 2020.
Aumentar leads pode ser mais simples do que você imagina, basta contar com as estratégias certas e conhecer muito bem o seu público. Conheça 4 dicas simples e eficientes que vão te ajudar a aumentar sua base de possíveis clientes.
Todo empreendimento precisa aumentar sua base de leads, afinal são eles os futuros clientes que darão continuidade ao negócio.
As vendas representam a sustentação da empresa, portanto trabalhar na atração e captação de leads é fundamental para que o progresso seja sustentável.
Mas embora essa constatação seja simples e certeira, a forma de pôr em prática a busca por novos leads ainda gera dúvidas e curiosidade em muitas pessoas.
Afinal, por onde começar essa atração de possíveis clientes, como abrir novas frentes de captação e manter uma base de leads sempre crescente?
Pois é, a tarefa não é tão simples mas também não tão complexa que uma boa estratégia não possa atender.
Veja a seguir 4 dicas simples de como aumentar leads.
Como aumentar os leads com 4 dicas
Antes de começarmos as dicas vale ressaltar que saber como aumentar leads envolve analisar o perfil do negócio e do público para o qual ele se destina.
Isso porque as técnicas de captação devem considerar em primeiro lugar esses fatores, isto é, a expectativa dos possíveis clientes e a maneira como eles são impactados pela interação com marcas.
Portanto o primeiro passo primordial é conhecer muito bem a sua persona.
Agora sim, vamos aos tópicos seguintes conhecer as dicas mais gerais de como aumentar leads.
Ofereça em seus canais conteúdos de qualidade
Qualquer empreendedor bem antenado hoje em dia conhece o valor do conteúdo informativo na relação com os consumidores.
As pessoas estão cada vez mais críticas e em busca de informação, educação. Antes de fechar qualquer negócio diretamente na loja, elas tendem a pesquisar sobre o valor da marca, na internet.
E essa análise não tem a ver somente com o passar de olhos pelo site, mas com uma busca aprofundada para checar a reputação da empresa e sua autoridade, ou não, no segmento em que atua.
Por isso quando falamos em como aumentar leads, a produção de conteúdo relevante deve ser uma das estratégias principais.
Construa seu site e demais canais representantes da marca com materiais exclusivos que levem informações valiosas ao público, que sejam capazes de tirar suas dúvidas e demonstrem que a empresa não está somente inclinada a vender, mas também, em educar e atender as dores de seus possíveis clientes.
É importante que esses conteúdos ofereçam links de sites que sejam referência no assunto abordado, e não se esqueça das palavras-chave e de toda a estrutura voltada para técnicas de SEO.
Afinal sabemos que depois de construir um excelente canal é preciso levá-lo ao topo dos mecanismos de busca 😉
Invista em materiais ricos
Ainda na temática conteúdo, não poderíamos deixar de mencionar os materiais ricos não só como isca captadora de leads, mas também como ferramenta para nutri-los depois de captados.
Afinal, de que adiantaria conquistar uma grande base de leads sem saber como mantê-la?
Os materiais ricos são conteúdos mais densos e com diversos formatos para dar ao lead informações mais aprofundadas.
São eles ebooks, white paper, podcasts, vídeos etc.
Esse tipo de material é um dos mais recomendados hoje em dia para ajudar os leads a seguir na jornada de compra de forma consciente e engajada.
Foco na estrutura das landing pages e formulários
Saber como aumentar leads envolve também o cuidado com a estrutura dos elementos responsáveis por conduzir o visitante do site à página que captará seus dados de contato.
Isto é, a transição que o leva a, de fato, se tornar um lead.
Esses elementos são as landing pages e os formulários contidos nelas. Ao chegar nessa página de destino, o visitante precisa se deparar com um formulário sucinto e eficaz.
Muitas pessoas desistem do preenchimento porque o formulário pede dados demais, os quais elas julgam desnecessários, e certamente são.
Portanto se concentre em construir um formulário objetivo que solicite apenas as informações indispensáveis para alimentar a base de marketing e vendas.
Depois de preenchido, não esqueça da página de agradecimento.
CTA e Copywriting
Esses elementos também são cruciais no momento de levar o visitante a página de captação de dados.
Lembre-se que um CTA é uma chamada – visual ou textual – que tem como objetivo levar o leitor ou visitante a determinada página para realizar alguma ação.
O Copywriting, por sua vez, se refere ao uso das palavras corretas para se comunicar com seu público, no intuito de guiá-lo a uma tomada de decisão.
Percebe a similaridade das funções de ambos?
A união inteligente desses elementos pode transformar seu visitante em um lead de forma rápida e eficiente.
Por isso se concentre em localizar seu CTA em uma parte estratégica do site, use cores conversivas que saltem aos olhos mas que não gere afastamento, e use verbos de ação suficientemente engajadores.
Atração de leads: o caminho para o sucesso
Conforme dissemos na introdução, as vendas são uma das bases de sustentação de todo negócio.
Por isso saber como aumentar leads é o objetivo de muitos empresários, afinal a base precisa ser sustentável e contínua.
O êxito da tarefa, conforme vimos, depende das técnicas corretas baseadas no perfil do negócio e de seu público.
Por isso, depois de um estudo aprofundado a respeito do seu segmento, lembre-se do conteúdo relevante, dos materiais ricos, da estrutura estratégica de landing pages, CTA e copywriting.
E para mais dicas como essas não deixe de continuar acompanhando o blog da Ideal Marketing.