Conheça tudo sobre inside sales e como implementá-la em sua empresa!
Por: Ideal Marketing
Publicado: 7 de novembro de 2018 | Atualizado: 12 de dezembro de 2019.
Pode ser que você já saiba o que é inside sales, mas você já conhece os benefícios e o modo de implementação dessa técnica de venda que pode ajudar sua empresa a poupar investimento e entender como vender mais? Descubra agora!
Todo mundo conhece serviços que são vendidos de porta em porta. Esse método de vendas, é o Field Sales.
E ele pode ainda funcionar para alguns produtos. Mas é fato que a maioria das empresas já estão no ambiente digital.
E dentre as técnicas de vendas a que mais combina com a internet, são as inside sales, ou seja, vendas internas.
Que são todas as vendas feitas de dentro da própria empresa, por telefone ou calls são formas de praticar as inside sales.
E não acaba por aí, pois as vendas internas podem ainda estar aliadas ao Inbound Marketing, para melhorar os processos unindo Inbound Sales e Inside Sales.
Então para você entender como implementar inside sales em sua empresa e dominar o modo de como vender mais com inside sales, veja o conteúdo que foi separado nos seguintes tópicos:
Por que implementar Inside Sales
Uma vez que você sabe o que é venda externa e interna, pode imaginar que no mínimo ela é mais fácil de ser praticada, afinal, tudo é feito em um só lugar.
Mas os benefícios não acabam por aí. Isso porque além de poupar trabalho, inside sales pode também economizar tempo e dinheiro.
Isso porque o trabalho pode ser feito de qualquer lugar, incluindo a casa dos colaboradores, ou seja, home office.
Assim, os gastos com aluguel e equipamento já são reduzidos drasticamente. E mesmo que prefira a estrutura de uma sala, o aluguel dela ainda será muito menor que o aluguel ou compra de uma diversidade de veículos para ir a campo com a venda externa.
Além disso, a inside sales ainda permite melhor uso das técnicas de Inbound Marketing, permitindo que quando juntos as vendas sejam ainda maiores.
O Inbound Marketing, sua estratégia de vendas, Inbound Sales e a inside sales juntos são máquinas de educação de cliente e de vendas.
Pois as inside sales permitem que o cliente tenha acesso a loja sem ter que ir até ela fisicamente, o que abre caminho para o Inbound Sales trabalhar e atrair esse possível cliente.
Além disso, alguns exemplos de benefícios em aplicar a inside sales são:
Redução de CAC
O custo de aquisição por cliente, CAC automaticamente cai quando um vendedor pode fazer a venda de um local só.
Sem a necessidade de investimento em veículo, gasolina, almoço e etc. E assim, o valor que seria investido nesses gastos, pode ser convertido em outros investimento.
Poupando dinheiro e otimizando a maneira como o vendedor chega até o cliente.
Otimização de tempo
Imagine um funcionário que por dia tem um horário de trabalho de oito horas, ele chega na empresa às 10:00 horas da manhã, pega o carro e chega na casa do cliente às 11:00 horas.
A mesma uma hora é gasta na volta (se não houver trânsito, claro). Das 8 horas de trabalho, pelo menos duas foram perdidas em percurso.
Isso supondo que ele só faça uma visita por dia.
Por isso a inside sales pode ser um ótimo meio de melhorar o aproveitamento do horário de trabalho dos funcionários e até de atender mais clientes em um só dia.
Como implementar Inside Sales
Lembrando primeiro que apesar do conceito de inside sales o que faz, parecer interessante, existem casos e casos, então antes de tudo, o mais importante é identificar se o melhor para sua empresa é a venda interna ou externa.
Mas agora que você já sabe o que é venda interna e porque implementar inside sales, vamos ver como você pode realizar esse processo em sua empresa com alguns passos simples.
Prepare a equipe
Se você estiver no começo de sua empresa e no momento de escolher qual método usar, então seus funcionários serão contratados e treinados já cientes das inside sales o que faz.
Mas se sua empresa costumava trabalhar com field sales, ou até uma junção da venda externa e interna, vai ser preciso treinar os funcionários para a mudança.
Por isso também, uma transição leva tempo e deve ser feita com calma até todos da empresa estarem por dentro e preparados para a nova fase.
Então preparar a equipe é essencial para que a implementação das inside sales funcionem da maneira que devem.
Defina o conteúdo
Uma vez que a equipe não vai para campo, ela vai precisar de um apoio maior do que antes quando só precisava falar sobre o produto.
Parte do imediatismo da venda é perdido, então é necessário tornar o produto ou serviço ainda mais atraente para os clientes.
Então é importante criar um material de apoio, slides, vídeos, apresentações para que o colaborador tenha essa base como forma de cativar ainda mais o cliente quando entrar em contato com ele.
Providencie a estrutura
Agora que sua empresa já treinou os funcionários e já possui o conteúdo de base para apresentar ao cliente, só faltam os meios de providenciar o contato.
Então uma vez que sua empresa entrou em consenso e definiu que inside sales é a melhor estratégia, é a hora de pensar na estrutura do local de trabalho.
Isso envolve todos os itens desde a locação da sala, até o filtro de água dentro das áreas. Logo as mesas, internet, cadeiras e todos os itens para o bom trabalho dos colaboradores devem ser providenciados pela empresa.
Ou ainda que escolham a opção de home office, é bom averiguar as condições de trabalho dos funcionários, então questionar a existência do computador, e se não, providenciá-lo.
Toda sua empresa num lugar só
Agora que você já sabe o que é venda interna, a importância das inside sales e ainda como implementar em sua empresa, já pode começar a desenvolver o projeto de transição de sua empresa.
Lembrando sempre da necessidade de estudo para avaliar o tempo que pode levar essa transição, desde os treinamentos da equipe, até todos os documentos e a compra de todos os equipamentos de trabalho.
Feito isso, sua empresa está pronta para iniciar o processo e entender como vender mais por meio das inside sales, gerando mais lucro com um CAC mais baixo.
Ah! E não se esqueça de que com as técnicas de vendas do inside sales é muito possível e benéfico investir também em Inbound Marketing e Inbound Sales.
Por isso, pode aproveitar e conferir nosso conteúdo sobre como implementar um processo de Inbound Marketing e Inbound Sales em uma empresa.
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