O que é sistema de informação de marketing e como ele pode te ajudar a melhorar os resultados do seu negócio

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Publicado: 29 de outubro de 2018 | Atualizado: 2 de setembro de 2019.

Mais importante do que só ter uma base de dados dos seus resultados é saber como analisar esses dados e como comparar os seus números com os do mercado. Confira o que é sistema de informação de marketing pois essa pode ser sua chance de sair na frente dos concorrentes!

Não importa o tamanho da sua empresa no mercado, se você tem um negócio seja ele qual for, os resultados tem que ser armazenados.

Afinal será a partir dele que você poderá definir o quanto sua empresa cresceu ou diminuiu em certos prazos.

Por isso saber o modo de coletar dados, como analisar esses dados e principalmente como aplicar essas informações de maneira positiva em seu negócio é uma ação mais do que necessária para qualquer empresa.

E é exatamente por isso que você precisa saber o que é o sistema de informação de marketing, ou só SIM.

Mas para ficar claro o que é, como funciona e os benefícios do SIM sistema de informação de marketing separamos ele nos seguintes tópicos:

O que é sistema de informação em marketing

O sistema de informação em marketing é o processo de análise de resultados baseado em dados internos e externos.

A ideia é que a análise desses dados sejam encaminhadas ao funcionário de marketing para que além do estudo ele possa fazer um contra plano para melhorar e atualizar os dados de sua empresa.

Ele pode identificar tendências e comportamentos e já apontar quais ações podem ser eficientes de acordo com as informações obtidas.

Além disso, uma informação importante é que o SIM sistema de informação de marketing, não é a mesma coisa de uma pesquisa de marketing.

O SIM tem como principal objetivo a prevenção de problemas, enquanto a pesquisa de marketing procura soluções para problemas.

E mesmo que sejam parecidos e que a pesquisa de marketing esteja dentro do processo do sistema de marketing, eles não são a mesma coisa.

Mas se quiser ver mais informações sobre a pesquisa de marketing, confira nosso conteúdo completo sobre assunto.

Agora que já viu o que é sistema de marketing, veja como aplicar essa técnica em sua empresa no próximo tópico.

Como aplicar o SIM no seu negócio

Agora que você já conhece o conceito de sistema de marketing, precisa entender a forma de aplicá-lo na estratégia de sua empresa.

Isso porque apesar de parecer fácil, os dados captados podem ser confusos e aleatórios e dependem de um profissional qualificado para compreender e retirar as informações necessárias para área de sua empresa.

Base de dados

É literalmente a base do seu SIM sistema de informação de marketing, afinal sem uma boa base de dados não existem resultados e tendências para serem analisados.

Por isso se não tem, crie uma, e se já tem, antes de iniciar seu sistema de informação em marketing faça uma análise para ter certeza que os dados corretos estão sendo coletados.

Alguns dados essenciais são:

  • Dados de clientes atualizados;
  • Resultados internos sobre investimento e venda;
  • Resultados externos sobre investimento e venda;
  • Relatórios de promoções;
  • Estudo de comportamento dos clientes.

Mas de nada será útil esses dados, sem pessoas que saibam lidar com eles. Então para entender melhor isso, veja nosso próximo tópico.

Equipe

Como o sistema de informação em marketing não é finito, ele precisa de uma equipe responsável pela captação e entendimento dos seus dados.

Dessa maneira com profissionais que possam exercer somente essa função, as chances de compreensão e conhecimento deles sobre o mercado são maiores e melhores.

Esses profissionais serão os responsáveis por filtrar as informações que realmente são necessárias dentre os dados, identificar quais são motivo de atenção e ainda criar um plano de ação ou prevenção, por exemplo.

Análise de dados

Agora que você já tem a boa equipe, é a hora de colocar a mão na massa para poder realizar as análises dos dados.

Todos aquelas informações captadas pela base de dados devem ser filtradas pelos profissionais da área que vão destacar os conteúdos relevantes, e colocá-los frente à frente com as realidades do mercado e resultados dos concorrentes.

Essa análise será feita em cima dos seus dados passados e atuais, e também nos dados do mercado no mesmo período.

Além disso, a análise dos dados deve ser feita constantemente, assim como o SIM.

Então esses dados devem ser atualizados regularmente para que não impeça uma análise compatível com a realidade atual.

Benefícios de usar o sistema de Marketing

Os números da base de dados não servem somente para acompanhamento, muito pelo contrário. Eles podem ser um grande guia para as próximas ações de sua empresa.

Veja alguns dos benefícios de aplicar o sistema de marketing.

Facilidade de estudo de mercado

Com uma boa captação de dados, seus estudos de mercado serão mais facilitados já que boa parte dos números podem ser retirados dos dados do sistema de marketing.

Além disso, as tendências de mercado podem ser importantes para definir melhor a posição de sua empresa no mercado.

Prevenção

Como citamos antes, o SIM sistema de informação de marketing tem como objetivo não só a solução de problemas, mas também a prevenção deles.

Vamos supor que sua empresa vende carregadores portáteis para celular, e os dados apontam que os seus produtos estão sendo trocados pelo da concorrência que possui uma capacidade de carga mais alta, por exemplo.

Os dados coletados no sistema de marketing vão te permitir perceber isso e adaptar o seu produto, antes da concorrência tomar a maioria do mercado.

Logo o estudo dos dados te permite se prevenir para mudanças de mercado, comportamento e tecnologia e assim sair na frente da concorrência.

Estratégia

Pode ser que a essa altura você já tenha pensado nisso, mas o sistema de informação em marketing vai permitir a sua área marketing tomar decisões mais concretas e precisas.

Garantindo principalmente um bom ROI (retorno sobre investimento) para cada ação e produto.

Além disso, estudar dados de vendas, podem te ajudar a perceber quando é a hora de trocar uma tecnologia ou design, por exemplo.

Então não duvide da capacidade que o SIM, pois ele não só pode te ajudar a criar ações mais assertivas, como também pode ajudar sua empresa a evitar gastos desnecessários.

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Saia na frente dos seus concorrentes com o sistema de marketing

Agora que você sabe o que é sistema de informação de marketing é sua chance de se destacar no mercado precipitando as ações dos concorrentes e as mudanças de comportamento dos clientes.

Além disso seus próprios resultados podem ajudar sua empresa a entender os desejos do consumidor e assim se anteciparem a alguma carência.

Isso sem falar na maior facilidade de resolução dos possíveis problemas dentro de sua empresa, que podem ser otimizados com as análises da base de dados.

Mas se você ainda quiser conhecer mais meios para aumentar os resultados de sua empresa veja nosso conteúdo sobre os diferentes tipos de marketing e conheça mais maneiras de impulsionar seu negócio.

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