Descubra o marketing de indicação e veja cases de quem já usa essa estratégia

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Publicado: 17 de outubro de 2018 | Atualizado: 2 de abril de 2020.

Não há dúvidas de que o Marketing de Indicação pode ser muito benéfico para sua empresa, mas às vezes a teoria é mais simples do que a prática. Por isso veja agora exemplos de empresas que usaram o marketing de indicação para fidelização de clientes.

A área de marketing de sua empresa está sempre buscando novos meio de atrair mais clientes, seja por anúncios, promoções ou campanhas.

Mas sabia que é possível que isso aconteça de maneira natural, com maior credibilidade e sem uma interferência direta da empresa?

Parece bom demais para ser verdade, né? Mas essa é uma realidade que não só existe como já é aplicada por empresas como uma das ideias para fidelizar clientes.

Esse é o Marketing de Indicação, que é basicamente quando seus clientes gostam e estão satisfeitos com sua marca, a ponto de promover você e seu serviço.

Além de ser um meio de declarar a sua existência, o marketing boca a boca permite ainda que a mensagem seja passada por alguém imparcial, o que gera confiabilidade a seu produto.

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De qualquer maneira, se quiser saber mais sobre o que é marketing de recomendação veja nosso conteúdo completo sobre ele.

Agora nós vamos ver exemplos de empresas que usaram essa ideia para fidelizar clientes e aumentar as vendas.

As empresas e seus cases de marketing de indicação são os seguintes:

Uber

Conheça um exemplo do marketing de indicação: Uber

Em 2017, o Uber já afirmava que tinha uma média de 15 milhões de usuários só no Brasil, provavelmente por ter se tornado muito famoso no país esse crescimento seja tão grande.

Mas é fato que sua tática para fidelizar clientes é presente para todos os usuários e para convidar novos clientes a usarem o aplicativo.

O que a marca faz é exatamente informar aos usuários (independente do tempo de uso do aplicativo) que se eles compartilharem o código disponível no aplicativo com algum amigo, e o mesmo se tornar cliente Uber, ambos ganham um desconto.

Essa técnica incentiva o marketing boca a boca e faz dos próprios clientes uma meio de aumentar as vendas, ou nesse caso, corridas com o app.

Nubank

Conheça um exemplo de marketing de indicação: Nubank

O mais famoso dos cartões de crédito criado por bancos digitais também aplica o marketing de indicação.

Nesse caso de maneira ainda mais assídua, já que o banco dá preferência para quem vem por indicação de uma pessoa que já é usuário do cartão.

A ideia do Nubank para aumentar as vendas é que os próprios possam indicar para o banco quem eles gostariam que também tivessem o cartão.

Claro que além disso o banco aplica muitas outras técnicas de fidelização de clientes, mas ainda assim o marketing boca a boca faz parte essencial dos projetos da empresa.

AirBnb

Confira um exemplo de marketing de indicação: Airbnb

O site de reservas de hospedagem ao redor do mundo aplica o marketing de indicação com descontos para usuários.

O usuário que convida um amigo, ou indica um novo anfitrião, ganha créditos que podem ser usados como descontos para suas reservas futuras e também é possível alugar pelo Airbnb o seu imóvel.

Esse desconto varia de acordo com a ação, atualmente (2018) os desconto quando convidado um amigo é de R$65,00 para quem indicou, e de R$130,00 para o novo usuário.

Já para os casos de novos anfitriões, o usuário ganha R$156,00 por cada novo anfitrião assim que ele concretizar a primeira reserva.

Essa ação não só estimula o uso do aplicativo, como potencializa a indicação dele para novos amigos, já que ambos poderão receber algum benefício.

Outback

Conheça um exemplo de marketing de indicação: Outback

Já o restaurante de referência australiana usa do marketing de indicação para agradar os que já conhecem e atrair novos clientes.

Nesse ano de 2018, o Outback promoveu uma campanha no dia do amigo, em que o cliente deveria acessar um link e tirar uma foto junto com um amigo para apresentar no restaurante.

Com essa foto os dois amigos ganhavam um chopp para cada. Sendo que se a pessoa tirasse a foto com 4 amigos, a bebida ainda vinha no maior tamanho disponível na casa.

Além disso regularmente a empresa faz promoções com combos de comidas para grupos, o que indiretamente gera uma propagação da marca.

O Boticário

Conheça um exemplo de marketing de indicação: O Boticário

A empresa de cosméticos O Boticário também aplica o marketing de indicação como uma de suas ideias para vender mais.

Eles já realizaram uma certa diversidade de ações que caracterizadas pelo marketing boca a boca, as mais frequentes e recentes são as amostras grátis de produtos da empresa.

A uma estratégia de marketing promocional muito utilizada também pelas empresas, é a distribuição de brindes personalizados para os clientes. As opções mais utilizadas são: chapéu personalizado e relógios de parede.

Durante um certo período eles informam que as amostras estão disponíveis, e para que o cliente tenha acesso a esse produto, é necessário se cadastrar no programa de fidelidade da empresa e compartilhar a promoção com uma amiga.

O impacto desse tipo de ação é absurdo para aumentar as vendas futuras e conhecer novos possíveis clientes.

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Você conheceu alguns exemplos de empresas que aplicam o marketing de indicação como uma de suas ideias para fidelizar clientes e gerar novos.

Tudo isso feito de uma maneira que não exige esforço direto de sua empresa, a base do marketing boca a boca é a boa relação com seus clientes.

Ou seja, promover uma boa experiência é o principal meio de possibilitar que seus clientes se tornar defensores e promotores de sua empresa de uma maneira espontânea e verdadeira.

Por isso a experiência do cliente vai além da fidelização do cliente, e pode chegar até mesmo a aumentar suas vendas se feita da maneira correta.

Então se quiser conhecer mais sobre a experiência de usuário veja nosso conteúdo para ver algumas dicas do assunto.

Lembrando que se as pessoas tiverem uma experiência ruim, elas com certeza vão comentar, então proporcione boas experiências para que sua imagem não sofra com uma fatalidade

Além disso, conhecer os tipos de marketing pode também ser um meio de engrandecer sua empresa e conquistar mais clientes.

E se você quiser mais dicas para o sucesso de sua empresa, continue acompanhando o conteúdo do Blog Ideal Marketing.

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