O que é Web 2.0? Entenda o conceito que mudou a forma como a sua empresa se comunica com o seu público

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 16 de outubro de 2018 | Atualizado: 4 de março de 2020.

O que é Web 2.0? Bom, ela se refere a uma fase da evolução da internet que impactou profundamente a forma como as empresas fazem Marketing. E entender os princípios desse conceito é fundamental para estabelecer uma comunicação assertiva com o público da sua empresa!

Ao longo dos últimos tempos nos habituamos a sermos bombardeados por avanços tecnológicos a todo momento.

E com tanta mudança seria normal nos perdemos em meio a tantas novidades, não é mesmo?

Por isso, os estudiosos da área costumam dar nomes a essas fases, como da Internet, por exemplo.

O conceito de o que é Web 2.0 deu as caras pela primeira vez durante uma série de conferência sobre o tema da empresa O’Reilly Media e pela MediaLive International.

Desde então, o termo tem sido amplamente utilizado para designar as mudanças da internet que impactam o ambiente online e as estratégias das empresas até hoje.

Então, vamos saber mais sobre o tema? Confira o conteúdo.

E-book Ideal Marketing sobre tudo o que você precisa saber para revolucionar suas vendas com Inbound Marketing.

O que é Web 2.0?

A Web 2.0 é um termo criado pela empresa americana O’Reilly Media em 2004 para designar o conceito da Web enquanto plataforma.

Isso é, a segunda fase da evolução da internet trouxe a interação entre pessoas para o ambiente online, mudando a forma como os usuários o utilizavam.

Isso porque a Web 2.0 trouxe consigo softwares colaborativos para criação de conteúdo, redes sociais, blogs e a tecnologia de informação.

Assim, os usuários deixaram de ser apenas espectadores e passaram a poder interagir, produzir o próprio conteúdo e se comunicar com outras pessoas.

Alguns críticos dizem que o conceito de o que é Web 2.0 é apenas uma jogada de marketing, pois muitas das mudanças na internet é anterior ao termo.

Entretanto, polêmicas a parte, é inegável que que a evolução da internet 2.0 trouxe mudanças para a área da comunicação.

Então, vamos entender mais sobre o tema no próximo tópico.

A internet 2.0 e o conteúdo

Como falamos no tópico anterior, o conceito de o que é Web 2.0 deu a chance ao usuário de criar material e interagir com outras pessoas.

Por isso, um dos princípios dessa evolução da internet é que o conteúdo deve ser aberto sob licenças do tipo “creative commons”, ou seja, cujos direitos autorais permitam repostagem, alterações ou colaborações de um usuário.

Isso porque a internet 2.0 tem como intuito gerar comunidades, seja por meio de uma rede social ou comentários em sites de notícias e blogs.

Com isso, a tecnologia de informação que permite tamanha interação entre usuários também trouxe mudanças significativas na forma como se faz Marketing.

Os avanços tecnológicos no Marketing Digital e na Publicidade

Uma das maiores novidades que as mudanças na internet trouxeram para o Marketing é que as empresas tiveram que aprender a interagir com o seu público.

Isso porque a comunicação deixou de ser uma via de mão única e agora o consumidor não só recebe a mensagem, como também emite a sua opinião sobre ela.

Além disso, a tecnologia de informação também trouxe consigo uma nova forma de se realizar a publicidade: por meio de anúncios online e posicionamento em sites de busca.

Com isso, a evolução da internet nos apresentou ao Marketing de Performance, isso é, quando uma empresa contrata esse tipo de serviço mas só paga pelo resultado correspondente.

Por fim, os avanços tecnológicos também possibilitaram o desenvolvimento de estratégias cross-media: quando uma ação extrapola o ambiente online e continua em meio offline.

Ou seja, o Marketing Digital como conhecemos hoje só foi possível graças a evolução da internet 2.0. 🙂

Já sabe o que é Web 2.0? Agora fique atento as próximas mudanças da internet!

Neste artigo você conheceu um pouco da evolução da internet por meio da descoberta de o que é Web 2.0.

E viu que apesar do número ser similar ao que indica quantas cilindradas tem um carro, o termo apenas indica a fase a qual o ambiente online passou.

Nesse caso, estamos falando de quando a internet começou a ser um espaço o qual permite ao usuário que ele crie conteúdo e interaja com outras pessoas.

Como não podia deixar de ser, esses avanços tecnológicos também impactaram na forma como se pratica o Marketing, transformando a comunicação entre empresa e consumidor uma via de mão dupla.

Se quiser saber como otimizar o contato com o seu cliente, confira o conteúdo sobre melhores técnicas de marketing digital e saiba mais sobre o tema.

Compartilhe nas Redes Sociais!