Web 4.0: quais são as expectativas para o futuro da rede?

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 16 de outubro de 2018 | Atualizado: 4 de julho de 2019.

Você está preparado para fazer seu negócio andar na velocidade dos avanços tecnológicos? A web 4.0 já está gerando expectativas que o mundo empresarial precisa conhecer!

A internet e todas as interligações promovidas pela rede é realmente um fenômeno fascinante.

Já não há mais distância que impeça a comunicação entre pessoas e as barreiras para o acesso à informação só tendem a diminuir.

Sites de relacionamento ou redes sociais preenchem as horas ociosas muito mais do que ao assistir um canal de tv, e olhando para tempos atrás você pode até pensar: “não era pra ser diferente?”

Afinal a televisão foi, por um longo tempo, o maior meio de entretenimento das pessoas em quase todo o mundo.

E talvez essa grande mudança de meio e mensagem tenha acontecido por um simples mas significante detalhe: o ambiente digital, ao contrário da tv, possibilita expressarmo-nos e sermos ouvidos.

Isto é, a comunicação não é mais privilégio de um só emissor, o receptor passa a ter voz, a comunicação torna-se bilateral.

Em resumo: a web une e aproxima pessoas por meio de um espaço online e as conexões estabelecidas possuem os mais diversos fins: seja para uma simples e rápida troca de mensagem, debate de ideias, troca de arquivos, relações comerciais, valorização de marcas etc.

As possibilidades são infinitas e parece sempre surgir algo novo e de interesse massivo.

Aliás, uma das características que certamente mais destaca o valor da rede é a sua incrível capacidade de mutação e renovação.

Você já deve ter ouvido falar sobre web 1.0, 2.0, 3.0 e web 4.0, hein?

Mas saberia nos dizer o que diferencia uma da outra e o que esperar dessa última que têm despertado tantas expectativas nas pessoas nos últimos tempos?

Vem com a gente entender melhor sobre essas evoluções da internet e sobre como manter seu negócio sempre atualizado. Confira:

Breve linha do tempo da web 1.0, 2.0 e 3.0

O que é web 4.0: entenda a linha do tempo da evolução da internet

A web 1.0 se refere a primeira geração das funcionalidades e uso da internet, que se baseava em um conjunto de princípios para páginas estáticas na web.

Na época, essa realidade já era um avanço, pois permitia aos usuários encontrar informações úteis, no entanto ainda não havia espaço para interagirem entre si muito menos para produzir conteúdo.

Conforme dissemos na introdução, a comunicação acontecia por uma só via.

Em 2004 a empresa americana O’Reilly Media denominava de Web 2.0 o significante crescimento de aplicativos web, os quais utilizavam novas técnicas que permitiam que suas páginas fossem mais atraentes e dinâmicas.

Isto é, a era do conteúdo estático e limitado, produzido por poucos, ficava para trás para dar lugar a uma era na qual o conteúdo pode ser produzido, publicado e compartilhado por qualquer pessoa com acesso a internet.

Isso significa dizer que as pessoas passaram a ter mais poder, deixavam de ser passivas, apenas receptoras de mensagens, para produzir as suas próprias e disseminar como quisessem.

Além disso, nesse cenário também já era possível discordar de conteúdos que antes eram intocáveis e propagar a própria opinião acerca deles. Ou seja: estamos falando da comunicação por via de mão dupla.

Já o estágio web 3.0 ficou conhecido por conta de um artigo publicado no New York Times por John Markoff, que a descreveu como a Web Semântica.
Esse conceito representa a organização e uso de maneira mais inteligente de todo conhecimento e ferramentas já disponível na internet.

Com isso, se migraria da World Wide Web (rede mundial) para World Wide Database (base de dados mundial), isto é, de uma infinidade de documentos para uma infinidade de dados.

Não tardou muito para que programas e marcas entendessem como fazer melhor uso desses dados.

Para os usuários comuns, significa dizer que a organização inteligente dos conteúdos e informações (web semântica), propiciou a eles fazer perguntas à programas pois estes são capazes de entender sua necessidade e fornecer o material mais adequado.

“E quanto a web 4.0?”

Vamos saber sobre ela no próximo tópico!

E-book Ideal Marketing sobre tudo o que você precisa saber para revolucionar suas vendas com Inbound Marketing.

Afinal, o que é a web 4.0 e como ela pode impactar os negócios?

Saiba o que é a Web 4.0

A web 4.0, segundo Seth Godin e alguns outros estudiosos, será como um gigantesco sistema operacional inteligente e dinâmico.

Esse sistema será capaz de suportar as interações dos indivíduos, utilizando dados disponíveis, instantâneos ou históricos, para propor ou suportar a tomada de decisão.

Conforme já falamos, as mudanças ocorridas são bastante pontuais e uma espécie de complemento uma da outra.

Portanto, a principal diferença entre os outros estágios já mencionados aqui e a web 4.0, é que esta última fará a maior parte do trabalho de forma automática, baseando-se num complexo sistema de inteligência artificial.

Já está por dentro da web 4.0? Faça sua empresa caminhar na velocidade da tecnologia!

Aproveite os benefícios da Web 4.0

Quando pensamos em web 1.0, 2.0, 3.0 e web 4.0 pode parecer confuso e difícil de separar um estágio do outro.

E essa sensação faz todo sentido, afinal as mudanças ocorridas entre um momento e outro são realmente muito singulares e pontuais.

Conforme vimos ao longo deste conteúdo, a web 1.0 marca o início do uso da internet, ou seja, seus recursos e finalidade ainda não tinham as dimensões de hoje, tratava-se de um movimento inicial, experimental.

O estágio 2.0, por sua vez, representa a formação e proliferação das redes sociais, como sites de relacionamento e o agrupamento de usuários em comunidades. Empresas passam a fazer parte do cenário e explorá-lo de acordo com seus objetivos.

A web 3.0 representa a maior qualidade da informação e do próprio acesso à ela, a linguagem é mais potente, os meios mais interativos.

E a web 4.0 traz muitas expectativas para o futuro:

Espera-se a total exploração da comunicação sem fio, uma espécie de gigantesco sistema operacional inteligente e dinâmico, o qual irá suportar as interações dos indivíduos, utilizando dados disponíveis, instantâneos ou históricos, para propor ou suportar a tomada de decisão.

Incrível, não é mesmo? Por isso é sempre bom se manter antenado às novidades do mercado e aos avanços tecnológicos, como a web 4.0 por exemplo, assim seu negócio pode seguir sempre atualizado e com perspectivas inovadoras.

E-book gratuito Ideal Marketing com 10 práticas para a geração de leads

Compartilhe nas Redes Sociais!