Pesquisar por voz no Google: saiba o que precisa mudar no site da sua empresa para se adaptar a essa realidade
O hábito de pesquisar por voz está cada vez mais presente no cotidiano do usuário da internet. Sendo assim, só consegue atrair mais visibilidade para o próprio negócio quem investe em técnicas para otimizar sua página na web de acordo com essa exigência.
Com as pessoas assumindo cada vez mais responsabilidades durante o dia-a-dia, nós precisamos de ferramentas que possam otimizar nosso tempo em tarefas corriqueiras.
A sorte é que como vivemos na era digital, encontrar um recurso tecnológico capaz de atender as suas necessidades não é lá um trabalho difícil.
Tanto é que nem para realizar uma pesquisa de um mecanismo de busca você precisa perder tempo digitando termos referentes ao assunto em questão.
Isso porque basta acionar um recurso para conseguir pesquisar por voz no celular e conseguir tirar todas as suas dúvidas, inclusive aquelas sobre o produto que quer comprar.
E se essa é a tendência na web – segundo dados da ComScore, até 2020 pelo menos 50% das pesquisas realizadas serão feitas por voz em um dispositivo móvel -, as empresas precisam se adaptar a essa realidade.
Afinal, para conseguir atingir essa parcela do público é preciso investir em técnicas para otimizar sua página na web e assim gerar mais visibilidade para a sua empresa.
A sua sorte é que para isso você não vai precisar usar a cabeça, pois o conteúdo a seguir trará as dicas que você precisa para se sobressair quando alguém pesquisar por voz no Google.
Confira:
Use palavras-chave de cauda longa
Por estimular um outro tipo de experiência, o Google Voz tem uma lógica de funcionamento diferente das pesquisas comuns.
Isso porque ao é como se elas fizessem parte de uma conversa e por isso não se limitam apenas a uma palavra e sim a uma pequena sentença.
Por isso, quando estiver cuidando do material a ser inserido na sua página na web, procure realizar uma pesquisa de palavra-chave de cauda longa.
Isso é, os termos mais usados pelos usuários sobre determinado assunto e que sejam mais específicos, como “empresa de ar-condicionado em São Paulo”.
Além disso, certifique-se de inseri-las em um contexto mais coloquial, pois na maioria das vezes na pesquisa de voz no Google é acompanhada por: quem, o quê, onde, por quê, quando e como.
Ou seja, reutilizando o nosso exemplo, você poderia usar essa palavra-chave da seguinte maneira: “onde encontrar empresa de ar-condicionado em São Paulo”.
Tenha um site mobile friendly
De acordo com uma pesquisa do Hitwise, mais da metade das pesquisas realizadas no Google hoje são feitas por meio de um dispositivo móvel.
Por isso, investir em um design responsivo, isso é, que conserve a qualidade do site independentemente do meio utilizado para acessá-lo, é essencial para quem quer se destacar na web.
Além disso, o Google agora costuma classificar melhor as páginas que apresentam tal versatilidade, dessa forma não tem como escapar de providenciar essa otimização.
Invista na posição zero da página de resultados
Sabe quando você realiza uma pesquisa no Google e na parte superior ou canto direito aparece um box de informação?
Então, esse quadro é o chamado snippet e fica localizado na posição zero, ou seja, antes de qualquer resultado.
Ele nada mais é do que um box informativo com os principais dados do tema pesquisado e é resultado da inserção de um código HTML na sua página da web.
Como é possível observar, o snippet ocupa uma boa parte da página em um dispositivo móvel e por isso em uma pesquisa de voz no Google o buscador pode lê-lo.
Com isso, o protagonismo do quadro informativo é ainda maior. Assim, para tirar vantagem disso, invista na produção de um conteúdo relevante e que atenda as necessidades do usuário.
Dessa forma, as chances da sua página na web se destacar em uma busca por voz aumentarão significativamente.
Já conhece o impacto da pesquisa por voz no celular? Então mãos à obra!
Nesta publicação você viu que o hábito de pesquisar por voz no Google está cada vez mais enraizado no cotidiano dos usuários.
E para atender as exigências decorrentes desse estilo de consulta, a sua empresa precisa investir em algumas técnicas para otimizar a sua página da web.
Isso porque se você não o fizer, o Google não vai considerar o conteúdo qualificado para responder àquela pergunta feita por uma busca por voz e não o classificará entre as primeiras posições da página de resultados.
Por isso, te mostramos aqui que para se sair bem com o Google Voz é preciso investir no uso de palavras-chave de cauda longa, apostar em um site com design responsivo e nos snippets.
Depois dessas dicas, o seu site estará mais do que pronto para se sobressair quando alguém pesquisar por voz.
E se quiser mais dicas para obter um bom posicionamento na página de resultados, confira o conteúdo sobre como aparecer no Google.