O que é cultura organizacional e qual a importância dela para sua empresa
É possível que você imagine o que é cultura organizacional, mas será que sua empresa realmente entende e aplica o valor desse conceito dentro do seu negócio? Saiba que grandes empresas da atualidade trabalham com fortes definições culturais dentro delas, então a cultura organizacional é fonte de sucesso.
Independente do tamanho do site e da empresa é comum que quando você abre o site de empresas e na maioria das vezes existe uma aba chamada “Sobre Nós”?
Bom, nessa aba normalmente é costume ter tópicos que definem a empresa de alguma maneira. Esses tópicos geralmente são:
- Missão
- Visão
- Valores
A criação desses tópicos é principalmente para que eles definam e representem os ideais das empresas.
E eles são expostos dessa maneiras nos sites institucionais exatamente para que os usuários possam ter acesso e conhecimento dessas informações sobre as empresas.
Mas o conceito de o que é cultura organizacional vai muito além desses tópicos que citamos. Há muitos detalhes e razões que precisam ser definidos na cultura de cada empresa.
Agora vamos te falar não só o que cultura organizacional, mas de onde esse termo foi criado e alguns apontamentos que você deve pensar e saber antes de criar a sua.
Por isso, nosso conteúdo foi dividido nos seguintes tópicos:
O que é cultura organizacional?
Não é só a missão, visão e valores. A cultura está mais atrelada a “personalidade” da empresa.
A cultura é como uma representação do que a empresa acredita e pretende enquanto uma empresa.
Mas o desenvolvimento dessa cultura depende de premissas anteriores a criação de fato desses regulamentos.
Algumas das premissas que podem ser citadas são coisas como:
- Com quais causas ela se importa;
- Qual o modo de trabalho dentro da empresa;
- Se ela visa maneiras menos prejudiciais de ser uma empresa.
E esses são só alguns pequenos exemplos. Mas você não precisa se preocupar, logo tudo vai ficar mais claro.
Para ajudar nisso o autor e especialista em psicologia, Edgar H. Schein, vai ser a principal referência para falarmos sobre o que é cultura organizacional.
Mas, a essa altura você já deve estar se perguntando:
“Afinal, o que é cultura organizacional exatamente?”
Bom, de acordo com a definição de Schein a cultura organizacional é o conjunto de ações, valores e crenças que quando desenvolvidas e compartilhadas em uma organização orienta o comportamento da empresa e deu seus colaboradores.
Schein ainda afirma de maneira mais detalhada:
“Cultura Organizacional é o padrão de premissas básicas que um determinado grupo inventou, descobriu ou desenvolveu no processo de aprender a resolver seus problemas de adaptação externa e de integração interna. Premissas que funcionaram bem o suficiente a ponto de serem consideradas válidas e, portanto, de serem ensinadas a novos membros do grupo como a maneira correta de perceber, pensar e sentir com relação a esses problemas”.
Mas a cultura organizacional têm muitas vertentes e por isso vamos te dar mais alguns detalhes de como ela funciona.
A origem da cultura organizacional
A cultura organizacional não é um conceito novo, muito pelo contrário, Schein, já falava e criava definições acerca dela em 1985, no seu livro “Cultura Organizacional e Liderança”.
Desde que foi publicado o livro escrito é uma grande referência para todos que estudam a cultura organizacional de muitas maneiras.
Isso porque o livro não só apresenta o que é cultura organizacional, mas aponta as necessidades e benefícios que podem ser obtidos com essa técnica.
Além é claro, de dividir a cultura organizacional em etapas. Mas isso a gente te conta no próximo tópico.
As “fases” da cultura organizacional
Edgar Schein definiu o que é cultura organizacional da maneira mais aceita atualmente, e ainda foi o responsável por separar a cultura em alguns tópicos básicos para seu entendimento.
Vamos ver então esses três tópicos de Schein para a cultura organizacional.
Artefatos
São todas as definições visíveis, ou seja, a vestimenta, o design, o layout, a identidade ou visual da empresa, por exemplo.
Sendo que estão dentro desse tópico também as definições audíveis e sensitivas, como o slogan, comportamento, cerimônias e etc. que acontecem dentro da empresa.
Valores compartilhados
São as motivações. É o objetivo e valor que move os membros da empresa a fazer o que fazem.
É como a razão e justificativa da crença de todos, não só para o indivíduo, mas para a empresa e para o trabalho em si.
Pressupostos inconscientes
É o que não é nítido, e que é feito de acordo com as definições e necessidades dos membros do grupo empresarial.
São como as consequências do que é absorvido dos valores, é o que os colaboradores da empresa vão pensar e sentir sobre o que fazem.
Mas agora que você já sabe o que é cultura organizacional, e conhece um pouco sobre sua criação, vamos te falar quais os benefícios de desenvolver a cultura organizacional de uma empresa.
Benefícios de ter uma cultura organizacional
A cultura não vai só definir uma imagem e o regimento de sua empresa, mas vai motivar e manter sua equipe engajada.
Isso porque quando os membros da equipe são motivados de acordo com um regimento e ideais em comum entre grupo e empresa, ele se mantém mais ativos, envolvidos e dedicados com o trabalho.
Além disso, a definição desses valores vai possibilitar que todos dentro da empresa tenham o mesmo objetivo e estejam cientes do impacto de cada um de acordo com sua área.
Eles são responsáveis e parte essencial de um todo para uma conquista do grupo e da empresa no geral.
Por fim, cultura e comportamento organizacional vai trazer benefícios também com a maneira externa como a empresa vai ser vista.
Casos de empresas como Google e Facebook, são exemplos de cultura e gestão de pessoas que ultrapassa as paredes da empresa.
Tendo ainda reflexo nas ações, na imagem e por consequência na relação entre empresa e cliente de acordo com os valores em comum.
Cultura organizacional: o caráter de sua empresa
A essa altura já podemos afirmar que uma empresa sem cultura e comportamento organizacional tem mais chances de ter uma taxa mais baixa de engajamento de funcionários.
O que claro, não é interessante para ninguém, seja colaborador, líder ou presidente da empresa.
Por isso a importância não só de manter a equipe engajada, mas de todos caminharem juntos, no mesmo caminho e para o mesmo lugar.
Ainda baseado em Schein, o autor cita que a cultura é para uma grupos e empresas, o mesmo que caráter para as pessoas.
Então realmente estude e aplique a cultura e comportamento organizacional para poder obter os resultados desejados da maneira que sempre idealizou.
Sendo assim, agora que você já sabe o que é cultura organizacional de uma empresa, consegue pensar em alguns dos valores de sua empresa?
Comenta para gente saber quais são!
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