Quem é Philip Kotler e por que ele é chamado de guru do marketing

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Publicado: 2 de outubro de 2018 | Atualizado: 15 de dezembro de 2022.

Se você trabalha ou até para quem estuda marketing, o nome Philip Kotler deve soar bem familiar. O norte americano autor de várias obras sobre marketing e vencedor de diversos prêmios é considerado por muitos como o “pai do marketing”. Vem com a gente saber mais sobre ele.

Se você começou a estudar marketing agora ou se está abrindo um negócio, pode ser que um dos primeiros resultados que tenham aparecido em suas pesquisas seja “Marketing de A a Z”.

Mas mesmo que não, é certo que em alguma fase do processo de pesquisa por marketing você vai ver, ouvir e ler algum livro Philip Kotler, conhecido também como “pai do marketing”.

Isso porque esse é só um exemplo de livro Philip Kotler que pode ser citado como essencial para os estudiosos do marketing em geral.

Ele é autor de grandes obras, a primeira delas inclusive foi publicada em 1967 quando as pessoas ainda não eram tão ativas e conhecedoras das ações de marketing no mercado.

Então para saber quem é Philip Kotler e conhecer algumas de suas obras, veja os tópicos do nosso conteúdo:

Quem é Philip Kotler

Filho de Maurice e Betty Kotler, Philip Kotler nasceu em 27 de maio de 1931 (atualmente com 87 anos), e é um autor estadunidense, natural de Chicago.

Philip cresceu estudou em Chicago, que é também onde desde 1988 ele também leciona sobre Marketing Internacional na Universidade de Northwestern.

O autor se formou com mestrado em economia na Universidade de Chicago, fez doutorado em matemática na Universidade de Harvard e também é doutor em ciências comportamentais pela Universidade de Chicago.

Acha que acabou?

Mas não, ele também é PhD em economia com diploma do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, o famoso MIT uma das principais instituições para quem quer estudar tecnologia, engenharia ou ciências.

E você pode pensar que durante a época de estudo do atual especialista em marketing ainda não havia motivação nem mercado suficiente para se discutir sobre o marketing.

Mas Philip Kotler não só pensava o contrário, como em 1967 já lançava seu primeiro livro “Administração de Marketing: Análise, Planejamento e Controle.”

Agora que você já sabe um pouco sobre quem é Philip Kotler, vamos começar a entender porque ele se tornou o pai do marketing a partir do próximo tópico.

Philip Kotler no mundo do marketing

Como falamos Philip Kotler é considerado “pai do marketing”, isso porque além de ser um especialista em marketing, ele já ocupou cargos como consultor nas áreas de planejamentos de estratégia em grandes empresas como Motorola e IBM.

Além disso ele é o criador de termos como Marketing Social, Demarketing e outros. Isso sem falar nos conceitos usados pelo autor para compreensão do marketing.

Alguns deles são:

  • segmentação de mercado;
  • estudo de comportamento do consumidor;
  • marketing estratégico;
  • posicionamento de marcas.

Veja mais alguns de seus marcos e contribuições para o Kotler Marketing.

Alguns dos prêmios do autor são que em 2005 ele foi considerado o 4° maior guru de negócios pelo jornal Financial Times, no mesmo foi considerado também o maior especialista na prática do marketing.

Três anos depois em 2008, o The Wall Street Journal considerou Kotler a 6ª pessoa mais influente no mundo dos negócios.

Então não é por pouco que o Kotler Marketing conquistou o respeitos que tem atualmente.

Top 5 maiores obras do autor

Para encerrar a demonstração da colaboração do pai do marketing para o Kotler Marketing, veja algumas de suas maiores obras, em ordem de lançamento.

Ah! E apesar desses livros serem exemplo de livro Philip Kotler por serem os mais comentados do nosso especialista em marketing, vale saber que ele já foi autor e co-autor de mais de 50 livros, então claro que além desses existem muitos outros que tratam do Kotler Marketing.

  • Administração de Marketing – 2005
  • Marketing de A a Z – 2003
  • Marketing 3.0 – 2010
  • Capitalismo em Confronto – 2015
  • Marketing 4.0 – 2017

Dento da área de marketing, com certeza uma pesquisa rápida vai te apresentar ao menos um livro Philip Kotler que se aplique a sua necessidade.

Ensinamentos de Philip Kotler

Agora que você conhece algumas das maiores obras do especialista em marketing Philip Kotler, temos uma lista com 5 dos tantos ensinamentos do autor que você precisa saber para ontem.

Esses ensinamentos foram passados pelo pai do marketing em diferentes situações e sobre áreas diferentes do marketing.

Então selecionamos as que acreditamos que podem ser mais relevantes. Mas é claro que se você quiser aprofundar seu conhecimento sobre o Kotler Marketing pode também investir em algum livro Philip Kotler.

Se preocupe com as pessoas e com o mundo

Sabe o marketing 3.0? Então é basicamente isso. A ideia das marcas não focarem somente em vendas, e nem mesmo nos clientes, mas em causas sociais.

Seja para alguma causa com foco em pessoas como doações ou para causas socioambientais como preservação de florestas, o importante é que as marcas assumam alguma posição no mundo além de simples vendedores.

Se quiser entender melhor, veja nosso conteúdo sobre marketing social e marketing verde que são exemplos do Kotler Marketing criado a partir do pensamento de marcas para causas sociais.

Faça seus consumidores serem parte do negócio

Não só uma boa segmentação é suficiente para ter um bom ROI (retorno sobre investimento). Mas deixar que os possíveis clientes participem pode ser uma maneira de gerar engajamento.

Veja exemplos como a marca de refrigerantes Fanta, que colocou dois novos sabores de Fanta no mercado. Desses dois, os clientes deveriam provar e votar qual deles eles gostariam que ficasse mais tempo no mercado.

Isso não só incentiva o cliente a comprar e provar as duas, mas a participar do processo de lançamento do novo sabor.

Esteja ligado ao mobile

Assim como falamos nos dois tópicos anteriores, os clientes gostam de participar. E ainda mais agora que toda e qualquer informação está no bolso de cada um.

Além disso a sobrecarga de marcas no mercado, tem levado os clientes a pesquisarem muito mais, saberem muito mais sobre sua marca.

Então uma boa posição online pode ser diferencial para a imagem de sua marca e até para a decisão de compra de clientes.

É preciso inovar sem medo

Talvez pareça óbvio, mas é normal que empresas que algum dia tiveram produtos inovadores encontrem dificuldades para desapegar e alcançarem novas conquistas.

Mas o pai do marketing acredita que é exatamente isso que proporciona a falência de marcas. Então não tenha de conhecer novas tecnologias e jeitos de melhorar seus produtos.

Design é tão importante quanto função

Para o especialista em marketing, design pode ser um fator tão importante quanto a real função de um produto. A aparência de um produto pode ser mais um indicativo de estilo de vida.

Isso sem falar no diferencial que um design pode ser para a função de algum produto. Pensar nas duas coisas aliadas pode ser essencial para o sucesso dos seus produtos.

E-book Ideal Marketing para atrair clientes e aumentar o faturamento da empresa

Inspire-se!

Agora que você já sabe mais sobre o pai do marketing, Philip Kotler, pode se inspirar por meio de suas obras para agregar informações e conhecimentos do autor no seu negócio.

Assim você pode ter pequenas referências do Kotler Marketing em seus projetos e até ver o marketing de uma nova maneira uma vez que aplicar as ideias do autor em sua empresa.

Ainda baseado nos conteúdos de Kotler Marketing, você pode ver também nosso texto sobre os diferentes tipos de marketing para entender qual deles se adequa a sua necessidade e, assim, definir estratégias mais assertivas para o seu negócio.

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