O que são fake news e como blindar a reputação do seu negócio
Você sabe o que são fake news? Se não sabe é hora de descobrir como combatê-las e tornar a sua marca blindada contra notícias falsas. Cuidar da sua reputação é dar valor ao seu negócio!
Notícias falsas podem ser a gota d’agua para dar força à uma crise já existente ou começar uma completamente inesperada.
Você já deve ter ouvido falar sobre o que são fake news, certo?
Não é novidade nos depararmos com notícias falsas. Desde o início da comunicação empresarial e da comunicação em geral existem pautas baseadas em informações incompletas, dados equivocadas e afirmações que nunca existiram.
Mas verdade seja dita: com o avanço tecnológico e, principalmente, com a proliferação do consumo de notícia por meio das redes sociais, as fake news ganharam um espaço bastante propício para se fortalecer.
Afinal, aquilo que é vinculado por meio dessas redes dificilmente passa por um filtro refinado o qual é capaz de checar a veracidade do que está sendo dito e a fonte de onde veio.
E o resultado podemos ver no dia a dia: empresas, figuras públicas e marcas no geral sofrendo com a disseminação de notícias falsas que impactam fortemente na sua reputação.
Aposto que você já se perguntou ou está se perguntando agora: “como evitar fake news”
Felizmente é justamente esse o tema deste conteúdo:
Vamos aprender o que são fake news e como evitar que elas prejudiquem a imagem do seu negócio!
O que são fake news
No meio digital estamos sujeitos a muitos tipos de fraudes e não é apenas com os possíveis ataques virtuais como invasão de dados, clonagem de cartão que devemos nos preocupar.
Ataques indiretos também podem comprometer e muito a sua credibilidade, além de gerar danos quase irreparáveis diante da opinião pública.
Então sim! As famosas e indesejadas fake news, ou em português, notícias falsas precisam ser combatidas.
Mas antes de saber como evitá-las vejamos o que são fake news:
Fake news são notícias virais a respeito de um acontecimento com alto poder de alcance. Geralmente elas abordam temas com grande comoção social contendo uma linguagem bem convincente e objetiva.
E o propósito é claro: descredibilizar uma pessoa, negócio ou organização.
As fake news se tornaram uma discussão recorrente quando a suspeita de que notícias falsas com o objetivo de influenciar as eleições presidenciais nos EUA ocorreram em privilégio de um candidato.
Desde então, a principal rede social na qual se disseminaram essas informações, o Facebook, entrou no debate e se posicionou a respeito desse fenômeno prejudicial que vem desestabilizando a plataforma e sendo usado como meio de manipulação.
Como evitar fake news
Nenhuma marca de respeito quer vincular sua imagem a um conteúdo ofensivo, falso ou violento, certo?
Zelar pelo bem-estar do público e relacionar seu branding à materiais apropriados E verdadeiros é um dos principais objetivos e tarefas da área de Marketing e Relações Públicas.
Por isso muitas empresas já estão se posicionando e tomando medidas não só para evitar as fake news e combatê-las de modo geral, mas também para blindar a sua marca desse efeito indesejado.
Sendo assim, vamos saber como deixar a imagem do seu negócio protegida e bem reconhecida.
Relacione-se somente com fontes confiáveis
Não adianta simplesmente torcer para não ter sua marca atacada por fake news, é preciso antever, se proteger e se posicionar.
Por isso, mantenha o nome da sua empresa vinculado a veículos de comunicação confiáveis, de credibilidade e respeitáveis.
Isto é, busque estar presente em matérias, notícias, conteúdos que, de fato, agreguem valor à vida das pessoas.
Você pode, por exemplo, promover uma pesquisa importante sobre o seu ramo de atuação e procurar veículos de credibilidade no assunto, convidá-lo para uma parceria na qual você cede o material exclusivamente à ele em troca da divulgação.
Acredite, relacionando a sua marca à mídias de autoridade e confiáveis vai ser difícil ser desestabilizado por fake news!
Evite produtores de conteúdo sensacionalista
Se na dica anterior falamos para se aproximar dos veículos confiáveis, aqui vamos ressaltar a importância de se distanciar daqueles que promovem conteúdos sensacionalistas.
Notícia requer fato, apuração e verdade.
Portanto, antes de aliar a sua imagem a qualquer canal de comunicação, pesquisa sobre ele, sobre a veracidade daquilo que ele veicula e, principalmente, quais são seus princípios e comprometimento com a informação pública.
Se detectar alguma falha no modelo de comunicação ou ainda a mais breve dúvida quanto a ética do veículo, não faça parcerias.
Fica muito mais fácil se prevenir das fake news quando você se distancia de mídias que só estão preocupadas em vender e não informar.
Mantenha uma presença constante e de credibilidade na mídia
Semelhante a primeira dica, aqui pontuamos a importância de se empenhar para manter a sua marca presente na mídia.
Mídia confiável, como já destacamos.
Sendo assim, depois que tiver traçado e planejado quais são os veículos de maior conexão com o seu negócio estabeleça um relacionamento contínuo.
Não adianta promover a sua marca como confiável hoje e depois ficar ausente por muito tempo.
Quem não é visto não é lembrado, e quem não é lembrado pode ter dificuldade para se posicionar contra eventuais fake news.
Portanto, busque estar sempre presente contribuindo com informações e iniciativas de utilidade pública.
Você já sabe o que são notícias falsas e está pronto para se proteger delas!
Assunto simples de entender, mas delicado não é mesmo?
Saber o que são fake news é de extrema importância hoje em dia. Afinal poucos são os que se empenham em colaborar positivamente com o avanço de marcas e organizações, mas são muitos os que, gratuitamente, se articulam para manchar reputações.
Por isso aprendemos juntos ao longo deste conteúdo como evitar fake news a partir de três dicas simples.
E além delas aqui vai outra dica: preste muita atenção às fontes dos conteúdos os quais você vai compartilhar nas redes sociais da empresa.
Afinal é preciso tomar cuidado não só para não ser alvo de fake news como também para não promovê-las.
E para conhecer mais técnicas de marketing e cuidar cada vez melhor da imagem do seu negócio, não deixe de continuar acompanhando o blog da Ideal Marketing!