Google Mobile: entenda sobre o assunto e garanta seu lugar na primeira página do ranking!
Você já conhece as exigências do Google Mobile? Se não conhece vai entender tudo agora mesmo! Afinal, aposto que você quer garantir a sua marca estrelando o topo do ranking na web, certo? Descubra como garantir esse sucesso.
Não deve ser novidade para você o quanto as otimizações para versão mobile são indispensáveis hoje em dia.
Não sabe do que estamos falando?
Bom, se você tem um negócio aposto que possui algum canal como um site ou blog com a função de representar a sua marca, não é mesmo?
Afinal, hoje em dia a internet é a maior vitrine de divulgação na qual uma empresa pode e deve investir. Mas por meio de quais ferramentas as pessoas acessam esse vitrine?
Antes, responderíamos que pelos seus computadores, certamente. Mas atualmente os smartphones e dispositivos móveis, dos mais diversos tipos, são a ponte entre usuário e web.
E não fomos só nós que identificamos essa realidade. O poderoso Google, inclusive, percebeu há tempos.
Por isso ele está trabalhando em novos critérios de indexação, você sabia?
Sim, agora os canais otimizados para versão mobile serão melhor avaliados em relação aos que não tiverem a mesma adaptabilidade.
Entenda melhor as razões dessa mudança e saiba o que fazer para garantir um bom ranqueamento na primeira página dos mecanismos de busca!
Entenda sobre o Google mobile first index
Bom, os algoritmos do Google analisam seu site por inteiro em busca de informações que traduzam a qualidade dele.
O Google, ao adotar o Google Mobile First, teve justamente o objetivo de colocar como um dos critérios principais dessa avaliação a adaptabilidade da página em dispositivos móveis.
Antigamente, a indexação, ou seja, a leitura e ranqueamento do seu domínio por parte dos algoritmos, se baseava apenas na versão desktop do site.
No entanto, isso não era suficiente para entregar o melhor e mais completo canal às buscas feitas pelo usuário.
Afinal, muitos deles faziam essas buscas por meio de dispositivos móveis e, os bots, não identificavam algumas diferenças e perda de conteúdo entre páginas modeladas somente para desktops e outras adaptáveis a qualquer dispositivo.
Agora, visto que a busca por meio de celulares, tablets etc é muito maior e mais prática, a indexação se baseará exclusivamente no Google Mobile, ou seja, quem tiver páginas que se adaptem a vários dispositivos sairá na frente.
Para você entender melhor, vamos resumir: se antes versões mobile eram apenas um dos fatores de rankeamento, com essa atualização, ela é primordial!
Felizmente, a mudança está sendo feita de forma gradual e experimental, afinal, é uma grande reformulação até mesmo para o próprio Google que precisa ajustar a sua estrutura de análise.
Ou seja, ainda dá tempo de adaptar o seu domínio e não se prejudicar com a mudança.
Quer saber como? Confira no próximo tópico!
Como se adequar às exigências desse novo ranqueamento?
Bem, as mudanças estão batendo à nossa porta e, como já falamos aqui, você não precisa de muito para fazer parte dela.
Afinal, a constatação é clara e simples: se o Google alterou a sua forma de indexar, não é difícil perceber que a busca mobile se tornou mais importante que a desktop. Estamos entendidos até aqui?
Sendo assim, para se encaixar nas novas exigências e não sofrer com a perda de posicionamento, você deve tomar medidas com o fim de otimizar a sua página para a perfeita indexação do Google Mobile.
Para isso, em primeiro lugar, destacamos a importância de investir em um site mobile-friendly.
Sim, o mínimo que você precisa oferecer é uma página com design responsivo para estar perfeitamente ajustável à qualquer dispositivo além do desktop.
E essa adaptabilidade inclui todo o conteúdo visual e textual do seu site, dimensão e estrutura dos arquivos.
Isso quer dizer que se o usuário visitar o seu site por meio de um computador ou celular a estética e conteúdo encontrados serão, exatamente, os mesmos.
O que faz todo o sentido visto que para o Google mobile o objetivo é entregar o melhor e mais completo canal ao usuário.
A segunda dica que daremos aqui é: foque nas páginas mobile aceleradas, ou, em inglês Accelerated Mobile Pages – AMP.
Esse método consiste em aumentar a velocidade de carregamento das páginas do seu domínio.
Aliás, você sabia que 53% dos usuários abandonam uma página se ela demorar mais de 3 segundos para carregar?
Pois é, aí está toda importância de garantir um carregamento rápido até mesmo em dispositivos móveis, afinal estamos falando dos novos critérios do Google Mobile.
Por fim, pontuamos a importância de garantir dados iguais entre mobile e desktop.
Parece óbvio? Pois é, mas alguns sites diferenciam o conteúdo da versão desktop para mobile, sendo a primeira mais completa.
E já que o Google Mobile está em ação fica claro que você pode perder posições se fizer essa distinção.
Google mobile first index – Pequenas otimizações, grandes resultados!
Felizmente, vimos ao longo deste conteúdo que os novos critérios de ranqueamento do Google não vão afetar as empresas que sabem se adequar às preferências do usuário.
E o melhor: trata-se de um esforço bem pequeno!
Afinal, conforme vimos, você só precisa ter um site responsivo, isto quer dizer que o layout precisa se ajustar em qualquer formato de dispositivo.
Além disso, é importante contar com as AMPs – Accelerated Mobile Pages – ou seja, tornar o carregamento das suas páginas mais rápido.
Por fim, destacamos que, de modo geral, o que você precisa é oferecer ao usuário uma experiência exatamente igual e completa, seja por meio de computadores, celulares etc.
Assim, sua página continuará relevante aos olhos dos algoritmos do Google e, aliando isso à boas técnicas de SEO, o seu posicionamento só tende a deslanchar!