O que é Marketing de Produto e por que ele é essencial para o sucesso do seu negócio
Saber o que é Marketing de Produto e como usá-lo é essencial para quem quer aumentar as vendas. Afinal, só quem entende a metodologia consegue produzir um conteúdo relevante e é capaz de desenvolver estratégias mais eficazes para lançar e promover produtos ou serviços.
Pode ser que você esteja no começo do seu negócio ou que já tenha uma diversidade de produtos lançados.
Em algum momento você já passou, ou vai passar pela fase de pensar no Marketing de Produto.
Isso porque o produto marketing anda aliado ao lançamento ou promoção de um produto.
Essas ações são feitas a partir de uma série de estudos e planejamentos para que o resultado esperado seja alcançado.
Caso você não use o produto marketing, pode ser que a falta do estudo deixe seu produto carente de uma boa promoção.
E feito isso, ele pode ser o melhor produto do mundo, se não houver conhecimento dele, de nada te adiantou o investimento e desenvolvimento desse produto.
Então, para evitar que isso conheça TUDO sobre o que é marketing de produto, onde ele se encaixa nos 4 Ps do marketing e claro, quais são as etapas do processo.
Para entender sobre o assunto, separamos ele em alguns tópicos:
O que é Marketing de Produto e quais seus benefícios?
O Marketing de Produto é o responsável por garantir que seu produto seja lançado e promovido nos locais certos, para as pessoas certas e da maneira certa.
Ao longo do estudo de produto marketing de sua empresa, pode ser que você já tenha definido seu público-alvo.
Mas em casos de Marketing de Produto especificamente, é ainda mais necessário entender e conhecer a sua persona.
Caso não saiba o que é persona ou como desenvolver uma, veja nosso conteúdo sobre o assunto.
Essas informações são fundamentais para o desenvolvimento de um projeto eficiente.
Afinal, como fazer um bom planejamento de produto marketing sem saber a quem ele é destinado?
Além disso, o Marketing de produto está muito atrelado a algumas coisas que você pode já ter visto.
Sabe quando você pesquisou sobre marketing e viu várias vezes o termo “4Ps do marketing”?
Então, não por acaso o Produto costuma ser apresentado como o primeiro da lista. Todo o resto dos termos, vão se basear na definição do produto para poderem ser desenvolvidos.
Se quiser conhecer mais sobre os 4Ps do marketing, não deixe de ler nosso conteúdo sobre eles.
Partindo dos 4Ps já podemos apontar os benefícios de aplicar o marketing de produto em seu negócio. Ele é todo um estudo feito dentro de um desses 4Ps do marketing.
O produto marketing vai garantir que o ROI (retorno sobre investimento) seja bem feito e claro, traga retornos para sua empresa.
Então agora que já sabe o que é Marketing de Produto, veja o próximo tópico para entender melhor como ele funciona.
Como funciona o Marketing de Produto?
Para entender como funciona o produto marketing, primeiro precisamos esclarecer alguma informações sobre produtos em geral.
Começando pelo fato de que todo e qualquer produto lançado tem um ciclo de vida, esse ciclo define as fases que cada produto pode passar em algum momento.
Essas fases são:
- Introdução no mercado;
- Crescimento;
- Maturidade
- Declínio.
E nessa ordem.
Claro que alguns produtos podem manter sua fase de maturidade por muito tempo, mas é fato que algum dia o declínio pode chegar.
Maaas, aí cabe a empresa permitir que isso piore, ou não.
Vamos pensar em empresas grandes como a Coca-Cola, ela já está mais do que consolidada no mercado.
Diversas vezes declarada a marca de refrigerantes mais vendida do mundo, a empresa ainda investe regularmente no marketing.
De acordo com dados de 2014 apresentados em matéria de revista do Grupo Abril, são em média U$ 3,3 bilhões gastos em marketing por ano.
Isso porque a marca está atenta as tendências e a redução de refrigerantes sendo consumidos.
Então ela não só investe no marketing, como tenta se renovar e se adaptar a mais alguns tipos de marketing, como o Marketing Social, já que ela aplica 1% de sua captação em causas sociais.
Como se não bastasse, ela ainda tem coleções de roupa, sapatos e mais uma diversidade de produtos na Loja Coca-Cola.
Logo, a marca está ciente da fase de declínio do refrigerante, e por isso ela tem se desenvolvido e lançado mais produtos.
É claro que a Coca-Cola é referência em produto marketing, então você não precisa ser o que ela é, só saber fazer o que precisa e na proporção do seu negócio.
Sendo assim, o produto marketing funciona exatamente para permitir à empresa definir expectativas de resultado e meios de como alcançá-los.
Além disso, o marketing de produto também pode ser aplicado em casos de lançamentos do mesmo produto, mas em um mercado diferente.
Mas a gente fala melhor sobre isso já, já. Por enquanto, vamos ver as etapas do Marketing de Produto.
Etapas do Marketing de Produto
Não basta saber o que é o Marketing de Produto e como ele funciona, você precisa também saber como aplicar essas ações no seu negócio e usar bem o primeiro dos 4Ps do marketing.
As etapas do produto marketing são as fases pelas quais o processo deve passar para que você possa garantir maior preparação e conhecimento das variáveis necessárias para um bom resultado.
Estudo de mercado
O estudo de mercado vai definir (quase) tudo, desde um valor médio de produtos semelhantes ao seu, até uma estimativa de sua receita num prazo determinado.
Aqui novamente você vai se encontrar com um dos 4Ps do marketing, nesse caso o preço dos produtos que existem, e a criação de uma base para o seu preço.
O estudo de mercado deve ser atualizado regularmente para que você possa manter sua empresa e seu produto inteirados com os desejos do cliente e o comportamento de mercado atual.
Estudo e definição de público-alvo
Dentro do estudo de mercado, está o estudo e a definição de público-alvo, ou ainda como já falamos, a criação da persona do seu produto.
É a partir desse ponto que os próximos podem ser definidos.
Estudo de concorrência
Se você já sabe quem é seu público, já é possível definir uma lista de concorrentes. Analisar quais as técnicas dele, quais poderiam ser aplicadas em seu negócio e principalmente, o que você pode fazer de diferente dele para se destacar.
Planejamento
Agora as coisas começam a ficar um pouco mais reais, a fase de planejamento vai definir muitas (muitas mesmo) das informações que você precisa antes de realmente entrar no mercado.
Por isso como são muitos tópicos, vamos falar sobre tudo que você precisa saber de maneira sucinta para que você não sofra uma chuva de informações, tá? 😉
Preparo da equipe
Vamos começar por esse tópico, afinal, esse vai ser o grupo de pessoas que vai participar do processo de desenvolvimento do planejamento.
Logo, faça isso com profissionais qualificados e que possam agregar a sua empresa e a seu produto.
Não basta saber de mercado, tem que saber onde seu produto se encaixa nele, como promovê-lo.
Orçamento
Aqui você vai definir tudo desde os gastos com o desenvolvimento do produto até os valores de investimento.
Vai pensar também nos retornos, visando o ideal do produto se pagar e conseguir se manter, até enfim ser fonte de lucro.
Definição de estratégia
Sua estratégia vai indicar quais são os objetivos e como alcançar cada um deles no prazo desejado.
Essa estratégia ainda pode ser um jeito de tomar as melhores decisões sobre o produto e o lançamento dele, já que tudo vais ser pensado visando os objetivos.
Ah! Lembre de criar objetivos ambiciosos, mas possíveis. Assim você cria meios possíveis de chegar até eles.
Tipos de canais para veiculação
Quando foi definida sua definida sua estratégia, esse fator já deve ter sido citado. Mas é importante definir exatamente quais são os melhores meios para veiculação do seu conteúdo ser apresentado para o público certo.
Mais uma vez um conhecido dos 4Ps do marketing, agora a praça é o que precisa ser definido de acordo com os hábitos do seu público-alo.
Imagine a marca de carros Honda, com um belo comercial sendo transmitido no canal infantil Cartoon Network, por exemplo.
Não faz muito sentido, né?
Então aqui sua empresa pensa os meios certos, para evitar esse tipo de investimento da maneira correta.
Tipo de conteúdo
O tipo de conteúdo também faz a diferença, então depois de saber quais os melhores canais para chegar até seu público-alvo, pense no que ele gostaria de ver.
Vamos supor que você já sabe que o melhor jeito de chegar até seu cliente é por meio de anúncios em revistas, por exemplo.
Você ainda precisa pensar no que vai estar nesse anúncio. Não adianta só estar na revista se a sua linguagem não for compreendida e a mensagem indecifrável.
Um outro exemplo são as empresas de tecnologia que precisam comunicar novas versões ou funcionalidades do seu software e, nesse caso, precisam ter uma estratégia de marketing de conteúdo que engaje o leitor.
Identidade visual
Não, essa aqui não é a mesma coisa do tópico anterior.
No conteúdo, está incluso tudo, desde texto, vídeo e até imagem, claro. Maaaas aqui sua empresa pensa no produto ou marca em si.
Vamos imaginar bicicletas laranjas na rua. Qual a primeira marca que vem a sua cabeça?
Se foi o Itaú, isso você capta a identidade visual deles.
A identidade visual vai além de ser bonita, mas serve como gatilhos de lembranças da sua marca constante por meio de cores, símbolos, logos e etc.
Demanda de logística
Quase lá, esse processo já tem a ver com o lançamento oficial de seu produto.
Aqui você define itens como armazenamento, transporte, formas de pagamento.
Vamos supor que você vai abrir uma loja de sapatos de couro ecológico, você precisa definir se vai trabalhar por encomenda ou se vai ter um estoque.
Se for ter um estoque, será na empresa ou um espaço alugado?
São questões que a princípio podem parecer superficiais, mas que podem te dar muita dor de cabeça se não pensados com antecedências.
Produção
Chegamos a fase de produção, o tempo até o lançamento está diminuindo e agora as relações entre sua empresa e quaisquer serviços externos serão estreitados.
Conversa com fornecedores e parceiros
Seja qual for seu produto, as chances de você precisar de algum material de outra empresa para poder desenvolvê-lo é grande.
Então feche contratos com esses fornecedores e também pense em parceiros de divulgação, ou marcas que possam beneficiados pelo seu produto.
Prazos de produção de produto
Se você já falou com seus fornecedores e parceiros, pode dar prazos de produção. Assim como os objetivos, os prazos devem ser reais e possíveis para todas as áreas.
E defina prazos tanto para os fornecedores como para sua empresa, seja de produção ou divulgação.
Definir os prazos é a chave para que tudo corra bem e como desejado até o lançamento.
Desenvolvimento de conteúdo para lançamento
Como você viu o conteúdo já foi definido, assim como o veículo, agora é a hora de realmente colocar a mão na massa.
O último dos 4Ps do marketing também aparece aqui, afinal é a hora de concretizar sua promoção.
Crie as ações de acordo com o canal definido. Pense também nos conteúdos de redes sociais, sites, aplicativos e etc.
Lançamento
Enfim chega o grande dia e seu produto ou serviço será lançado.
Agora é só correr para o abraço e ver o desenvolvimento do seu produto, certo?
Calma, não é bem assim, o Marketing de Produto ainda é parte do seu cotidiano. Veja o porque no próximo tópico.
Acompanhamento
Uma vez lançado seu produto é necessário acompanhar o crescimento, para poder estar ciente das mudanças que ocorreram no mercado.
E sempre poder garantir que seu produto ainda se encaixa e se destaca dentro dos 4Ps do marketing, ou seja, ainda é relevante.
Além disso, o acompanhamento vai permitir que você trabalhe o produto marketing em cima daquele ciclo de vida do produto, lembra?
Sua empresa precisa identificar a chegada do momento de declínio, e como contornar essa situação.
Bônus: Lançamento de produto em novo mercado
Bom, como falamos lá no começo, o produto marketing não é feito somente para novos produtos.
Mas também para o lançamentos de produtos que a empresa já trabalha, mas em novos mercados.
Quantas empresas você conhece que já vieram para o Brasil, mas que se retiraram?
Bom, isso pode ser resultado de um Marketing de Produto que não deu certo.
Então o mantenha sempre ativo para garantir a permanência do produto no mercado de maneira satisfatória e rentável.
Agora que você já sabe o que é Marketing de Produto, pode ser que ainda se questione por que vale a pena. Veja a resposta no próximo tópico.
Invista no Marketing de Produto
Bom, ao longo desses tópicos foram descritas diversas ações, mas é no fim que vemos o resultado disso.
O produto marketing é como o seguro do seu carro. Mesmo sendo o melhor, ele precisa de cuidados, vistoria e garantias.
Por isso é bom você saber realmente quais as possibilidades do seu negócio. Isso vai literalmente guiar seu investimento.
Além disso você viu como os 4Ps do marketing estão atrelados a essa técnica de marketing.
Mas além do Marketing de Produto existem mais tipos de marketing que você pode conhecer em nosso conteúdo.
Se quiser saber mais sobre marketing no geral, continue acompanhando o Blog Ideal Marketing.