9 dicas de Marketing para o dia dos pais

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Publicado: 29 de junho de 2023 | Atualizado: 29 de junho de 2023.

Quer saber como criar uma campanha de sucesso neste dias dos pais e aumentar as vendas do seu negócio? Listamos 9 dicas práticas para ajudar.

Pode consultar o calendário, depois do dia dos namorados, a próxima grande data comemorativa é o dia dos pais. Você já planejou o seu marketing para as comemorações deste ano?

Não é novidade que datas sazonais são ótimas oportunidades para movimentar o seu negócio. Essas festas trazem grandes demandas para o comércio e o setor de serviços.

Sobram motivos para dedicar e investir na criação de campanhas temáticas e aproveitar o engajamento dos consumidores com a marca para aumentar as vendas.

Por isso, viemos compartilhar 9 dicas de como fazer marketing para o dia dos pais. Acompanhe o conteúdo e veja quais tópicos abordaremos:

O comportamento do mercado no dia dos pais

pai e filhos abraçados dentro de casa

Antes de partirmos para as dicas práticas, é importante entender como essa data afeta o mercado do varejo. A pesquisa realizada pela Neotrust em 2022, mostrou alta de 16% de lucro em comparação ao ano anterior.

Foram mais de R$ 6,2 bilhões somente em plataformas de e-commerce. Dado reforçado pela Boa Vista que aponta 64% das marcas como possíveis investidores em vendas online.

No Marketing Digital, o termo “dia dos pais” tende a crescer exponencialmente nas buscas online e redes sociais conforme a data se aproxima. Com isso, sua empresa precisa estar pronta para atrair clientes.

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Como fazer um bom marketing para o dia dos pais?

O movimento no Dia dos Pais pode ser aproveitado por empresas de qualquer segmento de atuação. Em outras palavras, chegou a hora de reunir sua equipe de marketing e vendas e traçar a melhor estratégia para esse momento.

Confira abaixo as dicas práticas que selecionamos para te ajudar nessa jornada criativa.

1 – Crie promoções e ofereça descontos

A boa e velha oferta nunca falha, não é mesmo? Ofereça condições especiais para essa data.
Mostre ao seu consumidor que ele não pode perder essa oportunidade e, para isso, utilize promoções ou até mesmo a estratégia de frete grátis que atrai muitos curiosos.

Lembre-se de que os consumidores estão em busca de um presente para alguém especial, então usar o emocional e a economia alinhados pode ser uma jogada de mestre.

Porém, tenha cuidado com campanhas que comprometem a lucratividade do seu negócio. Tenha um planejamento que favoreça ambos os lados.

2 – Aposte nas redes sociais

Marque presença nas redes sociais. É por meio delas que os clientes compartilham seus interesses e expectativas para a data. Aproveite os recursos para ter um primeiro contato relevante com os usuários e atraí-los para o site.

Crie conteúdos interativos ou cards. Estes recursos permitem que o usuário compartilhe mensagens nos stories e homenageie seus pais.

Outra ótima opção para as redes são os concursos, oferecer kits exclusivos, por exemplo, ou premiações para quem tiver a melhor interação com o post.

Faça uma pergunta ou crie uma situação para que os usuários compartilhem suas experiências nos comentários. Também é preciso estabelecer alguns critérios para que as respostas sejam válidas, como follow ou compartilhamentos nos stories.

Dessa forma, você movimenta o seu perfil e todos saem ganhando. Além de chegar a mais pessoas que provavelmente não te conheciam antes.

Não esqueça de utilizar os recursos de vendas dos aplicativos. A vitrine virtual do Instagram Shopping ou a ferramenta do Whatsapp Business, que permite a criação de um catálogo de produtos e o compartilhamento de mensagens em lista, são canais que geram resultados.

3 – Foque na geração de leads qualificados

É comum pensar que as ações sazonais terminam juntamente com as datas, mas essa é uma oportunidade valiosa para gerar conexões a longo prazo.

Aproveite as oportunidades com todos os novos clientes conquistados para criar relacionamentos duradouros com estratégias de pós-vendas e fidelização.

Basta oferecer meios para que ele continue em contato com a marca. É o caso de formulários que permitem a configuração das preferências na hora de receber as promoções.

Já nas lojas físicas, ofereça uma plataforma para que os visitantes informem dados como email ou telefone disponíveis para receber conteúdos – mesmo se for aquela agendinha.

Assim, você mantém contato com aquele consumidor e as chances de fidelização aumentam.

4 – Crie conteúdos lúdicos e divertidos

Seja criativo e crie campanhas interativas com base no storytelling. Conteúdos produzidos com boas técnicas de redação e gatilhos mentais são poderosos ativos para atrair compradores.

Realize enquetes relacionáveis, faça o seu público interagir entre si e com a marca com campanhas como “Qual desses personagens representa o seu pai?” ou “ Seu pai combina mais com (opção de presente 1) ou com (opção de presente 2)?”

Isso faz com que mais pessoas participem e se relacionem com a marca, além de divertir o público. É a deixa perfeita para indicar algum dos seus produtos como presente.

5 – Construa campanhas de email marketing segmentadas

Falamos anteriormente sobre o impacto das redes sociais, mas não podemos deixar o bom e velho e-mail de lado.

O e-mail marketing é uma das estratégias que mais atingem leads e é o favorito de 58% dos consumidores para receber promoções, como mostrou a Adobe nesse artigo.

As opções são diversas, desde a criação de uma landing page para cadastro até uma acolhedora e personalizada página de boas vindas. Use gatilhos mentais que despertam urgência e exclusividade.

Vale lembrar que é importante ficar atento à frequência dos envios. Não sobrecarregue a caixa de entrada de nenhum lead ou consumidor. Dois ou três e-mails por semana serão suficientes para entregar a sua mensagem.

6 – Faça bons anúncios

Invista em anúncios personalizados para a data. Leve em consideração a criação da sua buyer persona para montar anúncios que alcance esse público. Ele pode ser divulgado nas redes sociais ou para as buscas do Google, vai depender do seu objetivo.

Para isso, você pode contar com ferramentas específicas e muito úteis como o Facebook Ads ou até mesmo o Instagram Ads.

Se o seu foco for nas buscas do Google, o ideal é utilizar a ferramenta do Google Ads que prioriza anúncios com foco em:

  • Aplicativos;
  • Sites;
  • Formato de vídeo para conteúdos divulgados no YouTube;
  • Palavras-chave;
  • Produtos disponíveis no Google Shopping.

Além disso tudo, você tem a liberdade de configurar o perfil ideal das pessoas que quer atingir com os anúncios.

7 – Organize sorteios

Uma variação da estratégia de concursos que já citamos, seria a realização de sorteios. Essa é uma forma criativa e eficiente de divulgar a sua marca e, de quebra, movimentar algum estoque parado de produtos.

Para que isso aconteça, é preciso se atentar aos prazos e começar a divulgar a ideia algumas semanas antes para dar tempo de atingir diferentes públicos. Além disso, no Brasil existem algumas leis que previnem a realização de sorteios online, portanto, pesquise e se atente às regras.

O ideal é que o sorteio seja feito ao vivo através de uma live nas redes sociais. Assim, os participantes podem acompanhar o resultado em tempo real e engajar com as expectativas criadas para o momento da revelação. Inclusive, é possível salvar a live para publicar no feed mais tarde para quem perdeu a transmissão.

8 – Personalize a identidade visual da empresa

Mostre para seus visitantes que toda a empresa está no clima do dia dos pais. Troque os banners e invista em artes temáticas que ambientam toda a equipe e os consumidores. Essa é uma tática criativa e chamativa que atrai muita gente.

9 – Crie listas de sugestões para presente

Listas são uma forma prática e direta de apresentar uma solução. Crie listas com sugestões de diversos presentes para todos os tipos de pais. Pense que nem todos os clientes chegam até você com uma decisão tomada do que comprar, então ofereça algumas opções.

Itens como roupas, acessórios, cosméticos ou livros, são sempre uma boa pedida.

Como engajar seus consumidores após o dia dos pais?

Já falamos aqui sobre a importância de criar uma conexão com o público nessa época do ano para que ela seja aproveitada no futuro. Por isso, foque nas estratégias de pós-venda.

No pós-venda você garante que o consumidor teve uma boa experiência com a marca e continua sendo nutrido, além de incentivar compras futuras. O processo de fidelização pode ocorrer com a entrega de conteúdos em diversos formatos como: redes sociais, e-mail marketing, palestras, webinars etc.

3 campanhas de sucesso no dia dos pais

Etiqueta de Feliz dia dos pais

Preparado para o dia dos pais?

Nós sabemos que é bastante informação para assimilar, por isso, aqui estão alguns cases de sucesso de marcas que souberam aproveitar o dia dos pais para se promoverem.

Natura

A marca de cosméticos é especialista em fazer campanhas emocionantes e dessa vez não foi diferente. Ela reuniu pais e filhos de todo o Brasil e compartilhou suas histórias e aprendizados em um estádio de futebol. Veja:

Americanas

Já as Lojas Americanas registraram as diferentes formas de ser pai. Sendo assim, a propaganda mostra uma garota que escolheu presentear tanto o pai biológico quanto o seu padrasto e mostrou que o amor não se limita ao sangue compartilhado. Confira:

Carrefour

A empresa Carrefour voltou no tempo e nos lembrou que o amor paterno não envelhece nunca. O vídeo transmite a mensagem da redescoberta de uma relação entre pai e filha e mostra que o aprendizado atinge ambas as gerações. Assista:

Anotou todas as dicas? Damos diversos exemplos de como fazer o seu próprio marketing do dia dos pais e agora você já está pronto para começar. Seja criativo e defina estratégias que repercutem para além dessa data especial.

Lembre-se de criar uma atmosfera imersiva que acolhe e engaja os consumidores. Dessa forma, eles serão mais atraídos a consumir a sua marca. Se não for possível investir em todas as estratégias, selecione as que mais fazem sentido para o seu negócio e aposte!

Gostou das dicas? Então não se esqueça de acompanhar o blog da Ideal Marketing para receber mais conteúdos sobre o mundo do marketing digital e ficar por dentro de tudo.

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