7 motivos para investir em leads qualificados agora mesmo!
Por: Parceiros Convidados
Publicado: 13 de abril de 2021 | Atualizado: 23 de fevereiro de 2023.
Os leads são considerados ótimas oportunidades de negócio. Afinal, tratam-se de clientes com grande potencial de compra. Sendo assim, eles são muito valiosos para o seu negócio — independentemente do tamanho ou nicho da sua organização.
Entretanto, a geração de leads é um processo complexo, pois é necessário muito planejamento para alcançar os objetivos da empresa (principalmente os setores de marketing e vendas, que trabalham de forma integrada nessa estratégia).
Portanto, é necessário adequar os processos internos a fim de conduzir um possível visitante pela jornada de compra e, consequentemente, transformá-lo em um cliente.
Vamos entender mais sobre por que você precisa investir em leads? Continue conosco!
1. Conduzir o cliente com mais facilidade pela jornada de compra
Como vimos, um dos principais benefícios de investir no poder dos leads é que fica muito mais fácil conduzir o cliente pela jornada de compra. Para mapear essa jornada é fundamental ter um funil de vendas bem construído, tendo total atenção com as principais buscas do seu consumidor na internet.
Dessa maneira, você elabora conteúdos de topo, meio e fundo de funil para estimular o visitante a atingir o objetivo final da sua empresa — seja a compra de um produto, assinatura de um serviço, dentre outros.
Aqui, já precisamos ressaltar que não podem ser apenas leads. É muito importante investir na sua qualificação, pois leads, isolados, não geram vendas.
2. Gerar um tráfego realmente qualificado
Sejamos sinceros: de nada vai adiantar investir em ter um excelente site, pensado na usabilidade do usuário e repleto de conteúdos interessantes, se o potencial cliente não for impactado, concorda?
Por isso, é preciso ter uma boa inteligência de dados para que a sua marca atinja o público de interesse. Afinal, pessoas que não se importam com as suas soluções oferecidas não são importantes para o seu negócio, não é mesmo?
Então, ao investir nos leads qualificados, saiba que você gera um tráfego muito mais assertivo. Assim, há a certeza de que as pessoas que estão interagindo com a sua marca poderão se tornar um cliente.
3. Criar relacionamentos duradouros com os seus clientes
O cliente é o bem mais precioso da sua empresa. Portanto, você precisa estudá-lo. É preciso compreender quais são as suas reais necessidades, problemas, dores, dia a dia (e muito mais) para implementar ações que possam aproximá-lo da sua marca.
Ao investir nos leads qualificados, a grande vantagem é que você já conhece as necessidades do seu cliente, pois fez um estudo sobre ele. Assim, basta investir em excelentes materiais que possam estreitar esses laços.
Da mesma maneira, você melhora o relacionamento com o consumidor. Afinal, durante o processo de qualificação de leads, a sua empresa oferece uma série de conteúdos relevantes que esclarecem as suas dúvidas — mostrando que é autoridade no assunto.
4. Diminuir o Custo de Aquisição de Clientes (CAC)
Outro motivo pelo qual você deve investir em leads qualificados é que há a diminuição do CAC. Afinal, sabemos que quanto menor for esse custo, melhor será para a sua empresa.
Dessa maneira, ao investir em leads qualificados, os esforços para conquistar um cliente serão reduzidos. Assim, você conquistará vários clientes com mais facilidade.
Para isso, durante o processo de qualificação de leads, são utilizadas uma série de estratégias para a manipulação de dados. Entretanto, é bom ressaltar: sempre que falamos em dados é importante que a sua empresa tenha atenção com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), está bem?
5. Atrair e reter potenciais clientes
Já falamos sobre isso, mas não custa relembrar: os leads qualificados são uma ótima oportunidade para atrair e reter os potenciais clientes. Isso acontece porque você investe em uma série de estratégias para manter contato com o seu potencial cliente.
Assim, faz com que ele se recorde com carinho da sua empresa, que estará sempre por perto. Confira algumas estratégias digitais utilizadas na qualificação de leads que ajudam a gerar negócio:
- fluxo de nutrição de e-mails;
- landing pages focadas nas dores do usuário;
- postagens nas redes sociais;
- mensagens no WhatsApp;
- blogpost;
- e-books;
- vídeos;
- infográficos;
- dentre outros.
6. Focar no cliente que realmente interessa para a sua empresa
Precisamos considerar que nem todas as pessoas que entram em contato com a sua empresa já estão prontas para finalizar a compra.
Nesse sentido, com os leads qualificados fica muito mais fácil focar naquele cliente que está quase pronto para fechar um contrato lucrativo com a sua organização.
Portanto, não tenha dúvida: os leads qualificados aumentam de forma significativa as oportunidades de venda. Afinal, você usa a coleta de dados inteligente para elaborar diversas ações que possibilitam uma conversão mais rápida e assertiva.
7. Promover mais produtividade para a equipe comercial
Os leads qualificados contribuem para que a equipe comercial feche as vendas com mais facilidade. Portanto, a estratégia promove mais produtividade para o time de vendas.
Afinal, por diversas vezes, a equipe fica investindo recursos e tempo em uma pessoa que não se tornará um cliente. Assim, a sua organização perde tempo e dinheiro. Além disso, o time fica frustrado e desmotivado, pois pensa que os seus esforços não estão proporcionando os resultados que os gestores esperam e precisam.
Então, saiba que a automatização do processo de leads facilita o trabalho da equipe de vendas, pois evita o desperdício de tempo na hora da prospecção.
Portanto, com os leads qualificados fica muito mais fácil garantir a lucratividade dos negócios, uma vez que a equipe comercial recebe contatos prontos. Basta ligar e fechar as vendas. Incrível, não é mesmo?