5 dicas essenciais para gerenciar o marketing da sua empresa
Por: Parceiros Convidados
Publicado: 27 de maio de 2021 | Atualizado: 23 de fevereiro de 2023.
Fala-se muito sobre a importância de um trabalho de marketing bem estruturado e bem feito para as empresas, bem como sobre o retorno que uma campanha de marketing eficaz traz para o alcance de mais clientes.
A verdade é uma só: todas as empresas, seja ela pequena até a de grande porte, precisa gerenciar seu marketing. E investem muito nisso.
Por isso, aqui neste artigo vamos te trazer cinco dicas essenciais para gerenciar o marketing da sua empresa.
Então, continue a leitura para conferir as dicas sobre gerenciamento de marketing.
O que é gerenciamento de marketing?
Ao falar em gestão de marketing, é bom ter em mente que estamos falando do processo todo, ou seja, desde definir o conceito da marca, a identidade da mesma, ou porque não, de um produto específico.
Assim como a identificação deste produto com o cliente através do design. O marketing passa até mesmo pela distribuição de determinado produto.
Afinal, ele vai ser distribuído como? Nas prateleiras dos supermercados ou de lojas menores de bairro? Exclusivamente pela internet? E se for distribuído nos supermercados, será por meio de promotores ou direto nas prateleiras? Seu produto está cadastrado corretamente?
Viu como gerenciar seu marketing é importante?
Sabemos que são muitas perguntas, mas são perguntas essenciais que você deve fazer para seu negócio deslanchar de vez.
Dicas de gestão de marketing
Como prometido, aqui vão cinco dicas de como gerenciar bem o marketing de sua empresa:
1- Defina seu público-alvo:
Com seu público-alvo segmentado, seu produto pode ter melhor interação com potenciais clientes, além de criar uma identidade com eles.
Assim, a equipe de marketing também consegue personalizar as mensagens promocionais que devem ser dirigidas para o seu público.
2-Use a linguagem do seu público
Com a definição do seu público-alvo, será possível adaptar a linguagem da campanha para melhor engajamento.
inclusive, uma dica bônus que podemos incluir nesta dica aqui, é regionalizar essa linguagem.
Ou seja, usar gírias e expressões populares no marketing do produto para cada região do Brasil. Afinal, nosso país é imenso e com ele vem diversas culturas para cada estado.
3-Teste essa linguagem
E porque não testar sempre essa linguagem, essa aproximação com o cliente e o potencial cliente?
Não tenha medo de abrir mão do que estiver dando errado. Afinal, insistir no erro, quando se trata de marketing e negócios, pode dar muito mais prejuízos do que lucros.
E esses testes também podem servir para encontrar novas oportunidades de melhoria.
4- Use e entenda métricas
É importantíssimo, entender e sempre revisar as métricas, ou seja, revisar os resultados obtidos após cada campanha.
Com isso, você e a equipe de marketing poderão entender melhor qual campanha foi mais eficaz e qual não foi, quais ajustes deverão ser feitos, se atingiu o público pretendido, entre outras coisas.
Mensurar resultados é uma prática indispensável para o sucesso de uma campanha de marketing, portanto, de uma empresa como um todo.
5-Use um programa para cadastro de produtos
Aqui vai uma dica de ouro para ter sucesso em campanhas de marketing.
Seus produtos estão cadastrados corretamente? Sim, é essa a pergunta mesmo. Você que que é um varejista ou pensa em se tornar um, seja vender pelo e-commerce ou não, precisa ter seus produtos cadastrados de maneira mais eficiente possível.
O cadastro de produtos é uma rotina que pode ser considerada a base para todos os processos comerciais de uma empresa.
Afinal, oferece muitos recursos úteis como:
- impulsionamento das vendas
- controle maior do estoque
- planejamento de compras
- cadastro de clientes
- emissão de notas fiscais
Entre várias outras vantagens.
Mas é preciso estar atento às demandas desta rotina. Isto é, responsabilidades que vem com cadastramento de produtos. Afinal, tem produto que fala por si só. Seja pela sua apresentação e imagem.
Pegando dados do e-commerce, segundo pesquisa do E-commerce Quality Index, 72% das maiores varejistas não contribuem para uma experiência de qualidade para os usuários, no que tange a informação do produto.
Já viu como é extremamente importante para a gestão da empresa um cadastro bem completo dos seus produtos?
Por isso, usar um programa para cadastro de produtos é muito útil. Através dele, você otimiza grande parte do seu tempo e obtém resultados maiores, pois com isso, você consegue colocar todas as informações úteis do seu produto.
Aqui algumas vantagens de se usar um programa para cadastro de produtos:
1-Um cadastro para cada tipo de produto.
Você pode criar cadastros para cada tipo de material que tenha variações e composições diferentes. Assim, não há erros em relação ao cliente pedir um material com determinada medida e o produto entregue ser com outra.
2-Dados fiscais:
Através de um programa, você cadastra impostos do material apenas uma vez, e a emissão da nota fiscal fica mais fácil.
3-Gerar relatórios.
Pois bem, com um software de cadastro de produtos também é possível gerar relatórios com informações que podem ser adicionadas aos produtos para maior controle.
Com essas dicas em mãos, agora ficou mais fácil impulsionar as vendas de seus produtos, não é mesmo?