5 dicas de marketing digital para restaurantes
Por: Parceiros Convidados
Publicado: 29 de abril de 2021 | Atualizado: 23 de fevereiro de 2023.
O marketing digital tem se tornado uma grande potência para as marcas no mercado, e isso se aplica igualmente para o setor de food service.
Isso porque, a grande maioria dos clientes passaram a buscar algo muito além do que uma simples comida ou um bom drink. A constante busca tem como destino as experiências que os bares e restaurantes podem proporcionar.
Mas o que isso tem a ver com marketing digital? Tudo. Porque antes do cliente ser cliente, muitas vezes, ele é um usuário que te encontrou nas redes sociais.
Por isso, a experiência precisa acontecer também no ambiente digital. Continue lendo para entender quais estratégias não podem faltar no seu marketing para restaurantes.
Estabeleça o persona
Vamos começar com uma pergunta rápida e sem muito rodeio: Você sabe com quem está falando? E como deve se posicionar?
Muitas empresas não sabem com quem estão falando e nem como, ou melhor, às vezes falam da mesma forma que conversam no grupo da família. E isso pode atrapalhar o seu relacionamento com o cliente.
Por isso, é importante estudar e entender quem são os personas da sua marca para então se comunicarem na mesma linguagem. Mais uma coisa, falar a mesma língua do seu cliente fará com que ele se sinta conectado com a sua marca.
Vídeos e fotos nas redes sociais
Se você já entendeu como vai se comunicar e com quem, agora é hora de entender quais alternativas podem ser usadas.
Quando falamos em redes sociais estamos falando de entretenimento. Isso porque a grande maioria dos usuários das redes estão buscando um momento de descontração. Por isso entenda quais conteúdos são pertinentes a sua marca e como eles se encaixam no seu planejamento.
Um exemplo prático, usando a função de vídeos é possível mostrar o espaço do seu restaurante, a montagem dos pratos e até mesmo o envio dos pedidos no delivery.
As fotos podem abordar o appetite appeal no seu prato, como também fazer menções aos funcionários do seu restaurantes, e assim simpatizá-los com o seu público.
O importante aqui é humanizar cada vez mais a sua comunicação, lembre-se, o usuário não quer um robô. Eles estão em busca de marcas que se conectem com eles.
Buzzmarketing
Quem é que não quer estar na boca do povo? Todo mundo, certo? E aqui entra a estratégia de buzzmarketing.
O buzzmarketing vai possibilitar que a sua marca esteja na boca do povo. Uma alternativa que sempre deu muito certo é o envio de um press kit quando alguma campanha está para ser lançada.
Mas para que isso dê o resultado necessário é importante que estimule o engajamento com o público nas redes sociais, assim o vínculo entre vocês se tornará ainda mais forte.
Crossmedia
Provavelmente você já deve ter ouvido falar que não é necessário marcar presença em todas as mídias sociais, né? Mas estamos aqui para te trazer a grande verdade, isso é cilada.
Estar em todas, ou na grande maioria, das mídias sociais fará com que a sua visibilidade se torne ainda maior. Aliás, isso vai ajudar a alcançar outras pessoas, que chegarão até você através das diferentes mídias sociais.
Dica de ouro: Não é necessário que o mesmo conteúdo seja disparado em todos os ambientes digitais, é extremamente necessário que você entenda qual assunto deve abordar em cada mídia social.
Anúncio
O anúncio é um grande dilema, já que muitos julgam que trabalhar com os links patrocinados não é uma prioridade para o restaurante. Principalmente quando ele está começando.
Mas, ele é tão necessário quanto sua presença nas redes sociais. Digamos que eles se completam. Isso porque a grande maioria dos bares e restaurantes buscam o aumento de vendas diariamente, e uma alternativa capaz de auxiliar nesse objetivo, são os anúncios através das redes sociais.
Assim que escolhido o objetivo da campanha é possível que você segmente o público que será atingido pelo anúncio. E pode apostar, as segmentações são infinitas.
Um motivo especial para que você comece a introduzir os anúncios da sua estratégia é a variação constante do algoritmo das redes sociais. Cada dia que passa a entrega orgânica tem sido comprometida, e aqui entra o anúncio.
Ou seja, aparece mais quem paga mais!
Esperamos que depois desse blog você consiga melhorar ainda mais o seu planejamento estratégico de marketing digital para o seu restaurante.
Lembre-se, é importante ter uma comida boa, mas melhor ainda é ter quem comê-la