5 dicas de como fazer um plano de marketing esportivo

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Publicado: 4 de abril de 2022 | Atualizado: 4 de abril de 2022.

O conceito de marketing esportivo pode ser visto como uma estratégia de comunicação que deve ser usada por corporações esportivas para relacionar-se de maneira eficiente com os seus clientes, possíveis clientes, comunidade e colaboradores.

É importante ressaltar que, não necessariamente, a empresa precisa pertencer ao ramo esportivo. Afinal, é perfeitamente possível ser de outra área e recorrer ao esporte para atingir os seus consumidores, visando despertar a paixão e emoção das pessoas.

O marketing esportivo é de suma importância para as empresas que trabalham ou não com uma modalidade esportiva, pois a partir deste meio de comunicação faz com que a marca se torne mais forte, uma vez que se apropria dos valores e simbolismos do esporte.

5 dicas para um bom plano de marketing esportivo

1. Criação de site

A produção de conteúdo é uma das melhores estratégias de marketing, portanto, também pode ser aplicada ao mercado esportivo. Fazer posts em redes sociais e publicar artigos em blogs, por exemplo, são recursos que ajudam a estabelecer a marca como autoridade no mercado, construir relacionamento com o público e permanecer no imaginário do consumidor.

A maioria dos fãs de esportes prefere ter conteúdo envolvente logo antes do jogo começar, já que 72% dos fãs estão animados com o conteúdo pré-jogo durante e após o evento. Ao fazer marketing para os fãs antes do jogo, sua marca faz parte da emoção que leva a isso.

Um truque que os profissionais de marketing esportivo podem usar para atrair mais clientes é criar conteúdo envolvente com a ajuda de celebridades esportivas. Os fãs de esportes compartilham conteúdo com seus amigos o tempo todo, o que significa que você pode acessar as redes de pessoas que seu público-alvo conhece. 

2. Esporte feminino

De acordo com uma pesquisa de 2018 da Nielsen, 84% dos fãs de esportes em geral têm interesse no esporte feminino. E 60% da população está interessada em ao menos um esporte feminino. Ou seja: quanto mais as marcas voltarem seu olhar para esse segmento, melhor poderão atender ao público.

Uma dica legal para trabalhar na área, é oferecer patrocínio para os times (esportes) da sua região, oferecendo o uniforme. O uniforme é um dos meios publicitários de marketing esportivo que está mais em evidência pelos consumidores e torcedores.

3. Atenção aos grandes eventos esportivos

A ordem no marketing esportivo é não perder oportunidades. É bem verdade que esta ferramenta de comunicação pode ser usada em qualquer época do ano, mas também deve ser intensificada em datas que ocorrem grandes eventos esportivos como, por exemplo, Copa do Mundo, Olimpíadas, entre outros.

Dependendo da disponibilidade financeira da marca, é possível criar campanhas publicitárias que apenas fazem referências aos eventos esportivos ou até mesmo criar promoções que premiam os clientes com algo referente ao evento, o que ajuda a alavancar as vendas da empresa.

4. Relacione sua marca aos valores do esporte

É inegável o fato de que qualquer modalidade esportiva é repleta de valores que são capazes de formar o caráter e a habilidade dos atletas, tais como: persistência, resistência, dedicação, espírito esportivo e de equipe, liderança, superação, entre outros fundamentos que são essenciais para se tornar um vencedor respeitado em seu meio.

Ao fazer uso do marketing esportivo, a empresa tende a construir uma relação mais próxima com os seus clientes, despertando esse lado do esporte, passando seus valores que podem ser aplicados em situações cotidianas da vida. Dessa maneira, os consumidores tornam-se fiéis a instituição, o que consequentemente gera um lucro permanente.

A empresa deve ter em mente que só será bem sucedida se tiver uma boa reputação social, que pode ser construída através do marketing esportivo. Uma ótima oportunidade de fazer esta construção é apoiando atletas ou projetos sociais ligados ao esporte usado na publicidade da marca

 5. Atenção nas atualidades

ESports são modalidades de competições profissionais feitas digitalmente a partir de videogames e jogos de computadores. Essas competições são transmitidas para milhares de pessoas. Ou seja, uma nova modalidade de mercado para explorar no marketing esportivo.

Segundo um relatório de 2019 da Statista, a estimativa é que haja quase 300 milhões de espectadores frequentes de eSports até 2022 em todo o mundo.

Celebridades, atletas e marcas estão começando a se envolver em parcerias com equipes, jogadores, torneios e ligas de eSports. A Overwatch League contratou 12 equipes para a primeira liga global de eSports baseada em cidades, com investimentos feitos por alguns dos proprietários mais bem-sucedidos do mundo dos esportes.

A Intel Extreme Masters realizou seu torneio na Polônia com 173.000 fãs, tornando-se o maior evento ao vivo da história dos eSports. O Campeonato Mundial de League of Legends já atingiu 60 milhões de espectadores únicos online. Ou seja, há boas opções para explorar neste meio.