As 5 melhores dicas para aprender como atrair clientes na web e na loja física

Ícone Ideal Marketing

Por:

Publicado: 22 de maio de 2018 | Atualizado: 2 de outubro de 2020.

Para saber como atrair clientes é preciso prestar atenção na maneira como você investe na divulgação do seu negócio, afinal atrair consumidores em um mundo em que a concorrência é quem dita as ações, se tornou bastante desafiador! Sendo assim, seja você a empresa que te vai te quebrar no futuro!

Atualmente, a maior preocupação das empresas que não investem em Marketing Digital é saber como atrair clientes mirando em seu público-alvo de maneira assertiva.

O problema é que muitos empresários continuam pensando dentro da caixinha quando o assunto é investir no novo, o que acaba impactando na divulgação de uma empresa.

Ao invés de focar no Marketing online, eles ainda focam seus recursos no Marketing Tradicional, o qual pode não atender da melhor maneira os objetivos do negócio.

No entanto, quando existe esse “medo” de investir no novo, o maior prejudicado é o próprio negócio, afinal essa realidade pode impactar na atração de novos clientes, ou seja, nas vendas, causando a estagnação do faturamento empresarial.

Por isso, preparamos um conteúdo redondinho com o objetivo de te fazer conhecer cinco dicas que o ajudarão a atrair clientes à sua loja e ao seu site.

Dá uma olhadinha no conteúdo preparado para você:

Como captar clientes em uma empresa?

como atrair clientes

Se você está dando seus passos a fim de alcançar o sucesso da empresa e encontra dificuldades em captar a atenção dos clientes diante dos concorrentes, fique tranquilo. Nós vamos ensinar tudo sobre como atrair clientes de forma eficiente!

Para aprender como atrair clientes é preciso entender que cada consumidor possui uma opinião a respeito da sua empresa.

E, para isso, você precisa respeitar essa opinião se quiser ter um espacinho na mente do seu consumidor.

Por isso, as preferências do seu consumidor são a principal lição quando o assunto é como atrair clientes para o seu negócio.

Mas, não é apenas respeitando opiniões que você entra na mente do consumidor, é preciso ir um pouco mais a fundo nessa análise!

Conhecer o cliente é o segredo

É necessário saber quem é o seu público e quais as preferências dele, só assim você saberá como atrair clientes!

Quando você conhece seu consumidor, você sabe seus gostos, necessidades e tudo que pode cativá-lo.

Passa a conhecer também tudo que impacta negativamente nele, o que é fundamental para que os erros comecem a ser reduzidos.

Por isso, pesquise ao máximo sobre o perfil dos seus consumidores e direcione promoções, novidades e até mesmo ações de divulgação para a sua persona.

Por falar nisso, o conceito de persona precisa estar completamente presente e claro na mente de qualquer empresário atualmente, afinal, é ela que irá estruturar qualquer ação.

Caso queira saber mais sobre o assunto, dê uma olhada em nosso artigo sobre o que é persona.

Mas agora vamos manter o foco em uma coisa específica com o objetivo de atrair novos clientes: o atendimento.

Entenda: um bom atendimento atrai clientes

Não adianta saber como conquistar clientes e não saber como tratá-los.

Afinal, ninguém chega em uma loja ou entra no chat web de uma empresa na esperança de ser atendido por uma pessoa mal educada ou desanimada.

Sendo assim, cuide para que todos os seus funcionários saibam tudo sobre as técnicas necessárias para atender um cliente na loja ou na internet.

Para isso, ofereça treinamentos e garanta que todos entendam qual a forma correta de tratar um cliente.

Afinal, você quer ser conhecido no mercado como a empresa que oferece o melhor atendimento online ou presencial do setor, ou não?

Por isso, não espere o seu cliente ir atrás da concorrência por que ela o atende com mais qualidade.

Mude você as coisas que estão incomodando seus clientes!

Para te ajudar um pouco mais, separamos uma lista com as 5 melhores dicas que farão de você um especialista em como atrair clientes em uma empresa.

Aproveite sem moderação e nos agradeça depois!

Confira 5 dicas para atrair clientes na web e na loja

como atrair clientes lojas

A primeira coisa a ser entendida é que na web e na loja física as técnicas de como conquistar clientes mudam, pois os ambientes são completamente diferentes um do outro.

Em uma loja física você lida com o cliente passando na sua porta, sendo assim, você pode tentar chamar a atenção dele para que entre.

Já na web a técnica tem que levar em consideração as diversas outras opções de empresas disponíveis que oferecem o mesmo que você.

Nesse ambiente a concorrência é ainda mais acirrada!

Mas agora vamos aos finalmentes do negócio…

Como captar clientes na web?

A internet é uma excelente área para divulgar qualquer tipo de negócio, afinal, nela está presente a maioria dos seus clientes (e concorrentes também).

Além disso, as chances de se tornar conhecido investindo na web são muito maiores.

Não é à toa que muitas empresas investem em Marketing Digital. Afinal, os resultados obtidos são muito bons do ponto de vista do crescimento e reconhecimento de uma marca.

1. Invista em um Blog para a empresa

Um blog empresarial é uma excelente maneira de conseguir educar e converter leitores em clientes reais.

Afinal, existem blogs que apresentam resultados de mais de 2,5 milhões de visitantes usando as estratégias de marketing.

Por isso, invista em criar bons textos no blog os quais, além de mostrar ao leitor as diversas vantagens em utilizar o seu produto ou serviço, também pode ser uma porta de entrada à compra.

Mas como saber se os clientes estão vendo sua empresa?

2. Esteja presente nas redes sociais

Toda empresa com intenção de crescimento e reconhecimento dos seus clientes em potencial deve estar presente nos lugares que o seu consumidor mais frequenta, a internet.

Por isso, use e abuse das redes sociais mais usadas no Brasil para atrair clientes, porque seu cliente provavelmente está nelas (junto com o seu concorrente).

Sendo assim, crie posts divertidos e criativos para divulgar os textos do blog ou até mesmo para vender mais produtos e ganhar mais dinheiro por meio dos anúncios como Facebook Ads e Instagram Ads. Enfim, as possibilidades são enormes quando você está interessado em como atrair clientes.

Por isso, trabalhar as estratégias de SEO pode ajudar muito a visibilidade da empresa.

3. Trabalhe o SEO nas buscas orgânicas

Quando se pensa em atrair clientes para um site institucional é importante entender que: para ser conhecido você precisa estar na primeira página de resultados do Google.

Mas como fincar raízes nesse território? Investindo em SEO, ou Search Engine Optimization.

O SEO reúne um conjunto de estratégias com o objetivo de ajudar um site a melhorar o posicionamento nos buscadores.

Para isso, é necessário investir em textos no seu blog ou até mesmo no site da empresa usando os termos mais buscados no Google sobre o seu tipo de segmento, as famosas palavras-chave.

Se você quer conhecer mais sobre elas dê uma olhadinha em nosso conteúdo sobre o que é palavra-chave.

Voltando ao SEO…

Não é apenas usando bons termos de busca que você consegue posicionar um site na primeira página, pois existem técnicas voltadas à programação que podem auxiliar você nessa empreitada. E você pode conferir quais são essas técnicas em nosso conteúdo sobre o que é SEO!

Bom, uma vez na primeira página do Google suas chances de captação de clientes são muito maiores do que se o site estivesse na 20° página, concorda?

Afinal, quem vai para a 2°, 3° ou a 20° página de resultados do Google com a intenção de comprar um notebook novo?

Dessa forma, os clientes normalmente acessam os sites que estão na primeira página porque entendem que ali estão (teoricamente) as melhores empresas.

Por isso, seja uma excelente empresa que investe em estratégias de SEO com o objetivo de posicionar seu site ou blog na primeira página do Google.

Agora você nos pergunta: “como atrair esses possíveis clientes que chegam por meio das estratégias de SEO?”

4. Ofereça material rico

Dentro do seu blog ofereça aos leitores materiais “extra” sobre os assuntos que você costuma trabalhar com mais frequência.

Esse tipo de material pode ser disponibilizado de diferentes formas, como pdf, arquivos em áudio, vídeos, e-books, planilhas e alguns outros.

Mas convenhamos que alguns temas merecem explicações mais específicas e detalhadas, não é?

É aí que entram os materiais ricos!

Eles ajudam a fazer a sua empresa se tornar referência no segmento.

Para te ajudar a escolher qual tipo material mais se encaixa com o seu segmento, separamos uma lista com os mais comuns:

E-books

Um e-book nada mais é que um livro eletrônico produzido a fim de ser distribuído por meio da internet ou ser consumido em aparelhos digitais. Por isso, ele, normalmente, se trata de um arquivo em PDF.

Para cumprir a função de material rico auxiliando em sua estratégia de como atrair clientes, o e-book deve ser completo sobre determinado assunto que seja de interesse da maioria dos seus clientes.

Webinar

Webinars são como vídeoaulas online feitas por meio do Youtube, Facebook ou demais plataformas.

Nesse tipo de conteúdo, o objetivo é compartilhar com seu cliente novidades sobre a empresa ou novos produtos/serviços oferecidos em sua estratégia de como atrair clientes.

Confira nosso artigo sobre o que é webinar e tire suas dúvidas.

Infográficos

Os infográficos são um meio mais dinâmico de apresentar informações importantes. Simplificando, são como se fossem gráficos enriquecidos com elementos visuais capazes de facilitar a compreensão.

Em seu blog, podem ser um “extra” em PDF para download ou uma imagem dentro do texto com dados sobre o assunto do texto de forma mais fácil de serem entendidos por um leitor, já que são muito didáticos.

Guias

Podem ser em PDF ou até mesmo no corpo do texto, esse material oferece noções completas de “como fazer”, “com usar” ou “onde aplicar” sobre qualquer tipo de produto ou serviço que você oferece.E como faço para divulgar essas novidades e esses materiais para conseguir atrair clientes?

5. Envie emails marketing para divulgar novidades

Email marketing é uma estratégia de Marketing muito usada por empresas para atrair clientes.

Essa técnica passou a ser mal vista devido ao mau uso dos e-mails marketing na divulgação de novidades e muitos clientes passaram a bloquear o recebimento de e-mails assim.

Você pode (e deve) usar o email marketing para manter uma relação mais próxima com seus potenciais clientes. Mas, como nossa mão já dizia: ” tudo na vida tem um limite!”.

No caso do email marketing, limite é uma regra!

Se o seu potencial cliente acessou seu blog ou site e pediu um material rico ou se cadastrou na Newsletter, você provavelmente possui o email pessoal dele.

Por meio desse contato você poderá enviar conteúdos novos do blog e até mesmo mostrar ao cliente produtos relacionados ao assunto que ele mais costuma ler no seu blog.

Assim, além de você manter um contato frequente, é possível que essa pessoa se interesse e compre o que sua empresa oferece.

Depois de anotar essas 5 dicas, vamos entender como captar esses clientes na web.

Como captar clientes na loja física?

como atrair clientes comercio

Em uma loja física o trabalho dos vendedores é posto à prova, já que os vendedores lidam diretamente com seus clientes, os interessados e os que ainda não sabem o que precisam.

Mas não é justo colocar a responsabilidade apenas no vendedor, afinal, existem outras características as quais influenciam na atração dos clientes à loja.

Então como atrair clientes em um lugar onde existem, pelo menos, meia dúzia de concorrentes?

1. Na vitrine, menos é mais!

Os produtos expostos em uma vitrine são o primeiro contato visual que o cliente terá da sua empresa.

Por isso, a seleção dos itens que ficarão expostos nela deve ser cuidadosa para não “poluir” o que será visto, isso seria prejudicial na sua estratégia de como atrair clientes.

Se você enche uma vitrine com produtos diferentes, o risco do seu cliente ficar confuso com a sua oferta é grande.

Nesses casos, você precisa cuidar para haver um equilíbrio nos produtos expostos na vitrine e isso requer atenção tanto dos vendedores quanto do gerente da loja.

Dessa forma, vale apresentar de maneira destacada produtos com desconto ou que estão em alta na concorrência para chamar a atenção dos clientes, por exemplo.

Disponha-os de forma harmoniosa na vitrine.

Só com equilíbrio na exposição da vitrine é possível começar a atrair clientes.

2. Ajude o cliente a se ver com o produto

Uma forma de entender como atrair clientes é fazendo ele se imaginar com o produto.

Contar uma história fictícia na qual o cliente é o personagem pode ser uma boa forma de cativá-lo e trazê-lo para o contexto necessário.

Existem muitos exemplos disso hoje em dia, como os comerciais de creme dental, por exemplo.

Neles, o cliente se mostra interessado em cuidar da saúde bucal e vê a necessidade de usar o produto oferecido pela empresa, aproximando o cliente do produto.

Isso serve também para uma loja de roupas, quando a vendedora convida sua cliente para experimentar determinado look, elogia a escolha e instiga o cérebro dela criando momentos que ela pode ter para usar aquela roupa, por exemplo.

3. Trabalhe o humor no atendimento

Treine seus vendedores para que eles ofereçam um atendimento bem humorado dos vendedores, assim será mais fácil criar empatia entre o cliente e ele.

Além de abrir caminho para explorar as necessidades do cliente para oferecer o produto certo a ele.

Pessoas alegres e lugares descontraídos ajudam muito quem procura por como atrair clientes, afinal, de triste já bastam as dívidas, não é mesmo?!

Por isso, aposte em cores alegres e treine seus funcionários a atenderem com um tom bem humorado até o cliente mais difícil.

4. Mostre produtos com preços diferentes

Na hora de saber como atrair clientes, o mais recomendado é exibir nas vitrines produtos com um mix de preços, dos mais acessíveis e “em conta” aos lançamentos da loja.

Por isso, mostre ao cliente as diferentes faixas de preços da loja e o faça enxergar como ele pode adquirir o que precisa dentro sem precisar focar nos altos valores.

Assim, além de romper a barreira de um cliente ao entrar na loja apenas para olhar os produtos, quebra aquela ideia de oferecer produtos caros.

Para quem busca entender como atrair clientes em lojas físicas esta é uma boa dica.

5. Dê espaço para o seu cliente

Em vez de correr atrás do cliente dentro da loja para ficar oferecendo ajuda, procure dar espaço a ele.

Nem todo cliente gosta de entrar na loja e já ter um vendedor no seu pé com o objetivo de vender.

Não se pode generalizar, é claro, mas o mais indicado é o vendedor manter uma certa distância do cliente para assim, quando tiver alguma dúvida, ele possa questionar quem estiver por perto.

Dar espaço é um ponto importante para quem busca métodos de como atrair clientes, por isso fique alerta!

Atrair clientes para garantir o crescimento do negócio

como atrair clientes conclusao

Para quem procura como atrair clientes ou como conquistar clientes é importante entender o meio no qual você se encontra, afinal, nem sempre as dicas de um ambiente serve para o outro.

Mas para te ajudar a entender melhor este conteúdo, preparamos uma pequena revisão de tudo o que você precisa saber.

Anote tudo!

  1. Conhecer o seu cliente é o segredo do sucesso de um negócio;
  2. Fazer um bom atendimento pode ajudar na missão de como atrair clientes;
  3. Para entender como atrair clientes precisa ser dividido em dois ambientes: online e físico;
  4. Se a intenção for como atrair clientes no ambiente online, você precisa:
    1. Investir em um blog;
    2. Esteja nas redes sociais;
    3. Trabalhe o SEO na web;
    4. Ofereça material rico;
    5. Trabalhe com email marketing.
  5. Caso a intenção seja como atrair clientes no ambiente presencial, você precisa:
    1. Cuidar da exposição na vitrine: menos é mais!;
    2. Faça o cliente se ver com o produto;
    3. Seja bem humorado no atendimento;
    4. Ofereça produtos com preços diferentes;
    5. Sempre dê espaço de escolha ao cliente.
  6. Aposte na atração para conquistar ainda mais clientes para o seu negócio.

Usando essas dicas valiosas de como atrair clientes nós podemos afirmar que as chances de o seu negócio crescer são muito grandes!

Cada uma dessas dicas foi elaborada por especialistas aqui do blog para ajudar você e a sua empresa a terem o melhor resultado apostando em ações assertivas na web presencial.

Mas fique tranquilo, porque se você tem uma empresa com acesso ao mundo online e possui a loja física, todas essas dicas são bem-vindas para o crescimento do negócio.

Se este não for o seu caso, corre!

Você está perdendo tempo, clientes e o pior, dinheiro sem pôr em prática essas dicas!

Aproveite os pontos de como atrair clientes e dê uma olhada nesse texto sobre como aumentar as vendas para bombar ainda mais os negócios da sua empresa.

E-book Ideal Marketing sobre tudo o que você precisa saber antes de começar um projeto