Os 4Ps de Marketing: Pilares do sucesso
4Ps de Marketing? Oi? O que é isso? Bom, o marketing é a estratégia responsável por explorar, identificar necessidades, criar, comunicar, entregar valor e investir em ofertas. Ele faz isso para satisfazer as demandas de determinado mercado e garantir a lucratividade dos investidores a partir de 4 pilares norteadores: Produto, Preço, Praça e Promoção, chamado Mix de Marketing.
Fazer marketing é fazer com que o produto supra a necessidade de um determinado público-alvo, gerando assim, real interesse.
Para executar essa tarefa, o Marketing conta com 4 pilares responsáveis por direcionar suas ações e investimentos, os quais são chamados de Mix de Marketing, ou podem ser conhecidos também como Composto de Marketing.
Esse Mix de Marketing foi criado pelo professor Jerome McCarthy e disseminado por Philip Kotler.
Preparamos o conteúdo a seguir com o intuito de te ajudar a entender o conceito e a importância dos 4Ps do Marketing para tornar possível identificá-los e inseri-los na sua empresa, visando seu crescimento exponencial.
O Mix de Marketing age em conjunto para o sucesso
Antes de começar a entender o Mix de Marketing, vamos conversar sobre a essência do sucesso financeiro da sua empresa: as vendas. São elas as responsáveis por gerar receita e garantir o lucro das empresas.
Porém, para vender é necessário construir sua marca, conquistar seu espaço no mercado e manter os consumidores informados. E isso significa muito mais do que abrir um canal de vendas e expor a mercadoria.
É nesse momento que entra o trabalho do Marketing, afinal você sabe o que é Marketing? Você pode conferir tudo sobre o assunto no link!
Vamos pegar um exemplo claro de sucesso para explicar a ação dos 4Ps de Marketing: a Netflix!
A Netflix foi fundada em 1997 nos Estados Unidos com o serviço de entrega de DVDs via correio. Porém, com a expansão do streaming, tecnologia responsável por enviar multimídias através da transferência de dados, a qual funciona através da Internet, a empresa investiu no aprimoramento do seu serviço e, hoje, mais de 190 países têm acesso à sua plataforma.
Sendo assim, vamos entender os 4Ps do Marketing desse case de sucesso:
O produto da Netflix é seu serviço de áudio e vídeo via streaming.
Atualmente, a Netflix possui alguns níveis de preços diferentes de acordo com os planos que disponibiliza aos seus consumidores.
A praça da Netflix é a Internet, sendo uma rede de distribuição muito abrangente e está presente em cerca de 190 países que têm acesso à plataforma.
Já a promoção da Netflix faz parte do dia a dia das pessoas, afinal constantemente vemos ações da empresa em redes sociais, mídias tradicionais, tais como pontos de ônibus, comerciais televisivos, displays, ações promocionais e assim por diante.
A empresa se faz presente com sua promoção em ambiente on-line e off-line.
Sendo assim, é possível entender que os 4Ps de Marketing da Netflix são bem desenhados e alinhados, eles trabalham em conjunto e harmonia. É exatamente nesse ponto que queríamos chegar.
O sucesso desse case e de qualquer outro está justamente no equilíbrio desses 4Ps do Composto de Marketing.
Agora que você viu a aplicação do conjunto dos 4Ps do Marketing, vamos explicar exatamente um por um para que você saiba identificar e aplicá-los no seu negócio, podendo transformando a sua marca em um verdadeiro case de sucesso, de acordo com suas metas e objetivos de Marketing.
O Produto
O primeiro P do Mix de Marketing que explicaremos é o de Produto. Uma empresa precisa ter algo a oferecer, o produto é basicamente o que essa empresa oferta aos consumidores. Ele pode ser um produto, um serviço ou uma ideia, por exemplo.
O P de Produto no Mix de Marketing é o conjunto de atributos tangíveis e intangíveis oferecidos ao público-alvo, relacionando-o diretamente à demanda do mercado, ou seja, está ligado à ideia de satisfazer um desejo ou uma necessidade de um mercado e seus consumidores.
Neste P do Mix de Marketing são trabalhados pontos como: conteúdo, embalagem, cor, forma, tamanho e etc.
Antes de seguir para os outros Ps do Marketing, é necessário entender as características que o produto precisa adotar. Por exemplo:
- Quais as necessidades e/ou desejos seu produto deverá satisfazer?
- Quais as funções ele deve ter para atingi-las?
- Qual será a utilidade dele para o consumidor?
- Onde e quando o consumidor irá usá-lo?
- Como ele é fisicamente?
- Existem outras cores, tamanhos e estilos disponíveis?
- Qual o nome? E a marca?
- Qual seu diferencial dentre outros produtos e serviços já existentes no mercado?
É necessário realizar um acompanhamento do produto para saber em qual fase do mercado ele está, isso ajudará a entender como atuar em suas estratégias de Marketing, assim como nos demais Ps do Mix de Marketing.
Seu produto pode estar nas seguintes fases:
- Introdução: quando o produto é novo e ainda está sendo inserido no mercado. Os consumidores ainda estão conhecendo-o e tendo um primeiro contato;
- Crescimento: Após ser inserido, o produto começa sua fase de expansão e crescimento, na qual os clientes já tiveram sua primeira impressão e agora ele está sendo reconhecido cada vez mais pelo mercado;
- Maturidade: Nesse período o produto já ganhou popularidade e já está maduro no mercado. Os consumidores já buscam ele sabendo de suas características e benefícios, não sendo mais uma novidade;
- Declínio: Essa é a fase de risco do produto, é quando ele começar a “morrer” perante o mercado, começa a não ser mais procurado pelos consumidores e esquecido por eles.
Dependendo do ciclo de vida que o seu produto estiver, você deverá tomar ações diferenciadas, por isso a importância de reconhecer o ciclo de vida do seu produto.
O Preço
O Preço é o P do Mix de Marketing responsável pela sobrevivência do negócio. O preço é o valor monetário cobrado pela solução que você oferece.
Cabe entender aqui a diferença de preço e valor. Preço é a quantia paga por um produto. Valor nada mais é que a forma como o consumidor vê o produto. Ex: Iphone, ele tem um preço alto, porém seu valor agregado também é muito alto, portanto é válido desprender um alto custo para adquirir o produto.
Essa ideia se aplica também em projetos como ONGs, por exemplo, sem fins lucrativos, tendo o preço entendido como o valor agregado ao serviço.
O preço é o item do Mix de Marketing que deve ser atrativo para o público e gerar lucro para o negócio, embora através da promoção também é possível gerar receita. O preço se baseia no custo, lucro, prazo e desconto.
Algumas perguntas devem ser respondidas no momento de estipular o preço dos produtos, tais como:
- Qual o valor do seu produto ou serviço para o comprador? Ou seja, qual sua importância para ele?
- Quais as faixas de preço em cada ponto de distribuição?
- Qual o comportamento do cliente em relação ao preço?
- Quanto ele está disposto a pagar pelo que você oferece?
- Qual o limite mínimo e máximo de preço?
- Existe a necessidade de criar ações de preço específicas para segmentos de público (pessoas jurídicas, clientes fiéis)?
- Como seu preço se compara em relação aos seus concorrentes?
Lembre-se de que o preço do Mix de Marketing estará intimamente ligado, não apenas ao produto, mas também a percepção da sua marca pelo seu público, então invista nesse P do Marketing de maneira cuidadosa e assertiva.
A Praça
A praça é P do Composto de Marketing responsável por visar a colocação no mercado, é onde você oferta e por onde os clientes chegam até os seus produtos.
Para realizar a divulgação seja do que for é necessário ter em primeiro lugar um estudo sobre o seu público-alvo, para ter certeza de que você irá vender seu produto, por exemplo, exatamente em locais em que as pessoas irão buscar por ele.
Esse P do mix de marketing trabalha diretamente ligado à logística e distribuição do Marketing. A praça pode ser entendida como:
- Lojas físicas;
- Lojas on-line;
- Canais de distribuição no geral;
- Ambientes para armazenamento.
As perguntas para você definir da melhor forma a Praça em que irá atuar, são:
- Onde seu público costuma procurar pelos seus produtos e serviços?
- No caso de estabelecimentos físicos (pontos de venda), quais os tipos específicos?
- No caso de estabelecimentos on-line, em quais investir (e-commerce, catálogo, redes sociais)?
- Como a sua empresa pode acessar os melhores e mais efetivos canais de distribuição?
Essas respostas, junto ao estudo dos outros pilares do Marketing, vão ajudar a definir onde e como sua empresa deve estar acessível para os consumidores.
Por exemplo:
Será que guardas-chuva são tão utilizados na Bahia, quanto em São Paulo?
Com certeza, não!
Não é à toa que, em São Paulo, eles são encontrados em todo lugar. Desde a banca de jornal, até a padaria. Isso acontece por conta da estratégia feita para o público-alvo daquele produto.
Pense: Na Bahia chove muito? Não. Sendo assim, não é hábito da população comprar guarda-chuva. Onde está o público-alvo específico desse produto então? Talvez em Supermercados, lojas específicas e assim por diante.
Já em São Paulo o produto pode ser inserido em muitos mais pontos de venda, pois é hábito da sociedade comprar tal produto para não ser pego desprevenido, afinal nessa região a mudança climática acontece constantemente.
Ou seja, os pontos de venda do seu negócio precisam ser alinhados ao seu público-alvo, assim como deve ser levado em conta a questão da regionalização.
Lembre-se: Não adianta nada ter uma linda vitrine se não há público em frente a ela ou, ainda, se esse não é o público que vai, de fato, efetuar compras.
A Coca-Cola soube lidar muito bem com essa questão na campanha de Marketing feita em Parintins, município situado a 369 km de Manaus. Lá a cidade é movida pelo amor a dois bois, sim, dois bumbás, o Garantido e o Caprichoso.
A influência desses dois bois é tão forte no município que a Coca-Cola não quis perder clientela, para isso sua equipe de Marketing adequou a ação à cultura local. A empresa investiu em embalagens azuis e vermelhas, sendo que cada cor representa um boi.
As cores dos bois tomam conta da cidade, mas dificilmente se misturam. Pois, assim como time, o torcedor do Corinthians não usa uma blusa do Palmeiras e nem vice-versa, a torcida dos bois acontece da mesma forma.
Visando atender à população local, o presidente da Coca-Cola do Brasil, Marco Simões, explicou que “Quem é azul não compra nada vermelho. Sendo assim, só chegavamos a parte da população. Obviamente teríamos que nos adequar à cor dos bois. Claro que jamais desrespeitaríamos isso colocando a cor normal da Coca-Cola, vermelha, em manifestações do Caprichoso. Para isso tivemos que ter uma autorização especial da rede internacional. Parintins é o único local no Brasil onde isto acontece”, disse Simões.
A partir desse exemplo de regionalização da praça, podemos entender que esse case de Marketing também foi um sucesso para trabalhar o P de Promoção, afinal foi uma ação específica de divulgação do produto no município.
Mas vamos para o próximo tópico, nele explicaremos melhor como funciona a Promoção, a qual é um dos Ps do Mix de Marketing.
A Promoção
Muitos confundem o P de Promoção do Mix de Marketing com a ideia de liquidação de produtos, mas não é isso! A promoção que tratamos nesse P é referente a Promover sua marca e produtos, fazer com que ela seja vista e requisitada.
Ou seja, promoção é a forma como você vai ofertar algo ou alguém, é onde entra o campo da publicidade, baseando-se em estratégias de divulgação, ou seja, as maneiras de fazer com que os clientes saibam da sua existência através dos canais de divulgação.
Perguntas relevantes a serem feitas na sua estratégia de promoção, são:
- Quando e onde você pode divulgar de forma efetiva, as mensagens de marketing do seu negócio para o seu público-alvo?
- Quais os melhores canais on-line e/ou off-line para apresentar as suas soluções para possíveis clientes?
- Seu mercado é sazonal? Se sim, qual deve ser o calendário para poder aproveitar as chances de aumentar as vendas e promoções?
- Como os seus concorrentes fazem a promoção de produtos e serviços?
Esse então é o último P do Mix de Marketing, mas tão importante quanto os demais. Ele que tornará público sua marca e aumentará a possibilidade de crescimento e reconhecimento da sua marca no mercado. Inclusive te ajudará a se destacar frente a concorrência.
A Internet é uma grande disseminadora de informações, sendo assim, promoções realizadas no ambiente on-line ganham visibilidade de maneira rápida e abrangente.
Já no ambiente off-line podemos ressaltar novamente o exemplo da Coca-Cola. A divulgação que a empresa fez foi um case de extremo sucesso, afinal ela promoveu seu produto entendendo exatamente o que o público-alvo de determinada região gostaria de ter.
Essa divulgação contou com banners, stands, embalagens e etc, distribuídos na cidade e garantindo uma promoção de sucesso para a marca.
A evolução do marketing
Ao longo de anos a sociedade vem passando por diversas mudanças e com ela as práticas de Marketing também foram aprimoradas, gerando suas fases evolutivas e, consequentemente, os Ps de Marketing também foram se adaptando.
Foram 4 fases de evolução do Marketing e cada uma delas teve suas especificações, confira:
1ª fase: Marketing 1.0
A primeira fase do Marketing é a mais distante da que conhecemos atualmente. Ela surgiu, ou seja, o Marketing como estratégia surgiu no final da Segunda Guerra Mundial, em um período de revolução industrial do final e pós Guerra.
O objetivo nesse período era unicamente vender e desenvolver produtos para compradores em massa que buscavam resolver suas necessidades físicas e biológicas.
Foi nessa época, através de Jeromy McCarthy na década de 60, que surgiu o conceito dos 4Ps de Marketing.
2ª fase: Marketing 2.0
No início da década de 70 começava uma nova fase do Marketing, afinal era visto o aumento da competitividade entre empresas.
Isso gerou a necessidade de buscar diferenciações e inovações, visando satisfazer e reter os consumidores, os quais estavam mais exigentes e buscavam melhor custo-benefício em suas compras.
Nessa fase as marcas começaram a deixar de ser meramente funcionais, para começar a oferecer um diferencial ao público, o qual começava a pagar por valores funcionais e emocionais trabalhando mais o mix de marketing das empresas.
Isso acontecia, pois as pessoas não eram mais somente compradores em massa com necessidades fisiológicas e, sim, consumidores que pensam e sentem e atrelam suas necessidades aos seus desejos.
Foi nesse momento que as empresas começaram a adotar meios diferentes para gerar interesse no consumidor, como o uso das personalidades (famosos) e suas qualidades para criar credibilidade e reconhecimento.
3ª fase: Marketing 3.0
Após a virada do século, as pessoas começaram a mudar seus hábitos de consumo por conta do tema emergente: o aquecimento global.
As pessoas começaram a ser mais conscientes e uma nova geração de consumidores estava crescendo com novos valores.
Nesse momento o Marketing deixa de tratar os consumidores apenas como compradores começa a investir na estratégia de fazer do mundo um lugar melhor, pois os clientes agora eram pessoas com mente, alma e coração.
Nesse momento o Mix de Marketing das empresas precisou se aprimorar ainda mais para acompanhar as alterações ocorridas com o tempo.
Além disso, foi percebido que um dos estágios mais importantes da venda é o pós-compra, ou seja, o momento de fidelização dos clientes.
Era visto também o avanço exponencial da internet. Ela fez com que nascesse o Marketing Digital, o qual trouxe o conhecimento de que o ideal não era bombardear os consumidores de anúncios, mas sim atraí-los com o que de fato lhes interessava.
Nisso as ferramentas como cartas, flyers e telemarketing foram avançando e os anúncios em redes sociais começavam a surgir com bastante força, assim como e-mails direcionados e newsletters segmentadas.
4º fase: Marketing 4.0
Essa fase representa a maior evolução do Marketing até agora, porém muitos estudiosos defendem que ela ainda não é uma realidade para todos os países.
O Brasil, por exemplo, ainda está no Marketing 3.0 e começou agora a caminhar para essa 4ª fase.
O Marketing 4.0 é pautado aos sentimentos humanos, de transformações sociais, de textos bem elaborados, que toquem o coração, a razão e a consciência do consumidor.
Seu foco é na internet e na geração de conteúdo com o intuito de atrair consumidores através de conteúdos relevantes e segmentados.
Ele traz à tona novos conceitos e estratégias, tais como o de Personas, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e assim por diante. Ou seja, o Mix de Marketing nessa fase precisa se aprimorar ainda mais, visando satisfazer plenamente o desejo dos consumidores, assim como o modo de vida e pensamento deles.
Aplique os 4Ps do Marketing em conjunto e garanta o sucesso do seu negócio!
Agora está claro quais são os Ps do Composto de Marketing e sua importância no mix. É fundamental compreender que esses Ps de Marketing são a essência do negócio e se houver defasagem em algum deles, a possibilidade de ocorrer resultados negativos é enorme.
O Mix de Marketing são os itens que ajudam a definir, não apenas como vender mais, como também a maneira de ser mais efetivo na conquista e manutenção de clientes.
Ou seja, o fundamental é focar no mercado e no público, eles darão as respostas que precisa para criar os Ps de Marketing da sua empresa e levarão seu negócio ao sucesso!
Como citamos no começo do texto, a Netflix precisou se adaptar de acordo com a demanda do mercado para se manter em alta e não cair na fase de declínio no Ciclo de vida do produto.
Isso é fundamental para manter seu negócio lucrativo. Sendo assim, preste atenção no mercado, nos avanços da sociedade como um todo e não fique estagnado, apresente sempre um diferencial em seu Mix de Marketing e mantenha-se em constante crescimento.
Nesse constante crescimento, invista em conhecimento! Só assim você chegará em lugares onde ninguém chegou. Para isso, aproveite e faça agora o download do nosso E-Book Gratuito com dicas para aumentar suas vendas!
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