4 pontos importantes para uma boa gestão de mídias sociais
Publicado: 12 de novembro de 2019 | Atualizado: 24 de fevereiro de 2023.
Fazer uma boa gestão de mídias sociais é vital para o sucesso das ações de Marketing Digital de sua empresa.
Atualmente no Brasil somos mais de 130 milhões de usuários ativos de redes sociais e, em todos os lugares onde há concentração de pessoas, há oportunidades reais de negócios.
E para uma boa gestão de mídias sociais é necessário domínio sobre alguns conceitos de Marketing Digital que infelizmente poucas empresas possuem, na qual serão abordados neste artigo, como direcionamento, ações de branding e vendas, engajamento e posicionamento de marca.
Direcionamento: Sua empresa deve direcionar a mensagem certa para as pessoas certas
O primeiro fator de sucesso para uma gestão de mídias sociais eficiente é direcionar a mensagem certa para as pessoas certas.
Isso não é possível sem um trabalho de pesquisa e planejamento de marketing prévio.
Nesta etapa, é fundamental que sua empresa conheça muito bem o público-alvo e as personas na qual suas mensagens serão direcionadas. Entre os fatores que precisam ser de conhecimento, destacaríamos:
- Dados demográficos: Os dados demográficos são importantes para traçar e filtrar o perfil do seu público. Dados como sexo, faixa etária, região geográfica são considerados demográficos;
- Dados Comportamentais: É parte fundamental que sua empresa conheça os comportamentos do público que é o potencial consumidor de seus produtos e serviços. Comportamento também está incluso como locais que frequentam (online e offline), hábitos e outros;.
- Dados Emocionais: Talvez a etapa mais importante seja conhecer as emoções que movem suas personas / público-alvo. Emoções como medo, frustrações anteriores, sonhos e outras são fundamentais para uma comunicação persuasiva e eficiente;
Em posse destes dados, é possível realizar um direcionamento muito melhor das publicações e também da comunicação.
Existe uma frase já antiga no meio do Marketing Digital que é: “O conteúdo define a audiência”.
Então fatalmente se está direcionando a comunicação para uma determinada persona, elas terão maiores chances de se engajarem nas suas ações.
Branding e Vendas – Qual delas sua empresa está fazendo?
A grande maioria das empresas não sabem diferenciar ações que podem levar a um retorno positivo de Branding e presença de mercado de ações bem direcionadas para vendas nas mídias sociais.
Em linhas gerais, com algumas exceções, ações focadas em vendas nas redes sociais devem retirar o lead da mídia e fazer com que ele entre em um funil de vendas, usando um conteúdo para atraí-lo.
Normalmente um conteúdo de descoberta é o mais recomendado para este tipo de ação, que são conteúdos que mostrem para a persona que ela tem um problema e existe solução no mercado.
Já ações que promovem o Branding da empresa devem focar no engajamento de seus leads. Para isso uma comunicação mais pessoal e que estimulem as pessoas a participarem leva bastante vantagens das publicações formais e sérias.
Engajamento – O ponto chave do sucesso de suas mídias sociais
Às vezes você tem a sensação que as publicações de sua empresa são vistas, mas são ignoradas?
A palavra-chave do sucesso das publicações em páginas de empresas nas redes sociais é engajamento. As pessoas precisam participar das suas ações e isso é o que irá gerar resultado.
Existem estratégias para isso. Uma delas é sempre conversar com o público, como fazer perguntas sobre o que estão pensando.
Estas perguntas podem ser utilizadas também para conhecer melhor seu público. Se ela for estratégica, pode trazer além de tudo informação importante para o seu negócio.
Um outro ponto que deve ser levado em consideração para o aumento do engajamento nas mídias sociais é o tipo de publicação que está sendo trabalhada.
É importante mensurar quais os tipos de publicação geram maior engajamento dentre as publicações de sua empresa.
Os tipos de publicação que geram engajamento devem ser priorizados em função dos demais.
Posicionamento de Marca – O que sua marca transmite de conceito para os consumidores?
Toda e qualquer comunicação de uma empresa deve transmitir o conceito que faz parte de sua marca.
Isso contribui para a formação de um posicionamento que sua empresa tem no mercado e principalmente fixá-lo na mente de seus consumidores e potenciais consumidores.
Criar um conceito em torno de sua marca na mente dos consumidores pode ser muito favorável, especialmente a médio e longo prazo.
A percepção de valor muito se dá em função do posicionamento que aquela marca possui.
Imagine a seguinte situação: Você está em uma cidade totalmente desconhecida e foi à um shopping para poder fazer refeição.
Chegando na praça de alimentação, sem conhecer previamente os restaurantes, você se depara com uma choperia e com um restaurante fast food. É correto afirmar que, mesmo sem conhecer, você sabe que para comer algo na choperia você deve gastar mais do que no fast food?
E porque se você ainda não conhece?
Por uma razão: na sua mente uma choperia tem mais valor do que um fast food. Simplesmente as choperias estão posicionadas diferente na sua mente do que os fast foods.
Mas o posicionamento que deve ser almejado precisa ser estratégico em função do público-alvo / persona que sua empresa deseja atingir.
Aplicando estes 4 conceitos a gestão de mídias sociais de sua empresa será muito mais eficiente. Isso prova que Marketing Digital para pequenas empresas é viável, desde que aplicado de maneira estratégica e profissional.
Conteúdo produzido pela Agência de Marketing Digital WebTrends.